As estatísticas dão conta do crescimento exponencial dos idosos
em relação às crianças. Por isso, o século XXI será certamente o século
dos idosos, ao menos no mundo ocidental. Impõe-se uma cultura da
ancianidade. Do modo como a sociedade trata hoje os gerontes pode
aferir-se dos seus valores e prever os valores de amanhã.
As Nações Unidas, declararam o ano de 1999, ao findar do séc. XX e do 2º milénio, como ano dos idosos, sob o lema Construir uma sociedade para todas as idades. Oxalá esse desiderato se realize no novo milénio e, em particular, neste novo século.
Os psicólogos não ficaram indiferentes a este fenómeno e têm
dado o seu contributo para uma maior compreensão do funcionamento cognitivo-afectivo-social do idoso. Pode afirmar-se que se assiste a uma época de ouro no tocante á investigação gerontológica, mesmo em Portugal.
Também nós quisemos dar um modesto contributo com o livro Psicologia do envelhecimento e do idoso (já em 3ª edição). Este novo
livro pretende ser complementar ao primeiro, tratando temas de grande
actualidade, como é a sexualidade, a espiritualidade ou a educabilidade
do idoso. O autor sentir-se-ia compensado se ele significasse um
novo contributo para um melhor conhecimento da psicologia do idoso, facilitando aos mais novos uma maior compreensão e respeito pêlos
gerontes.
ÍNDICE
O século do idoso
1. Sexualidade do idoso
Perspectiva histórica
Factores que interferem na sexualidade
Diferenças por género
2. Espiritualidade e religião do idoso
Distinção entre espiritualidade e religião
Definição e espécies de religião
Origem da religião
Religião e outros construtos
Avaliação da espiritualidade/religião
Espiritualidade e religião no idoso
O idoso e o sentido da vida
3. Educabilidade do idoso
Necessidade e natureza da psicogeragogia
Educação cognitiva do idoso
Educação personológica e axiológica do idoso
Educação social do idoso
Educação para a saúde (e para a doença)
Educação tanatológica
Velhice bem sucedida
4. Aspectos psicossociais da terceira idade
Amizades e relações sociais dos idosos
A problemática da reforma
O lazer e os tempos livres dos idosos
Prestadores de cuidados
Violência, maus tratos, exclusão, solidão
5. O idoso e a morte
Atitudes face à morte
Medo da morte
Moribundos, doentes terminais, cuidados paliativos, eutanásia
Luto e viuvez
Suicídio
É Doutorado em Psicologia pela Universidade de Paris Vll, fez a agregação na Universidades de Coimbra, e é Professor Catedrático na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (grupo de Psicologia) onde rege a cadeira de Psicologia da Educação e é Coordenador do Mestrado em Psicologia do Idoso. Investigador em diversos Centros financiados pela FCT. Colaborou com a Universidade Aberta (Porto) leccionando Filosofia da Educação no Mestrado em Relações Interculturais. Tem dado diversos cursos no Estrangeiro, particularmente no âmbito do Programa Erasmus. Conferencista em muitos Congressos nacionais e internacionais de Psicologia. Membro de Várias Associações Científicas de Psicologia Cofundador e membro do Conselho Editorial da revista Psicologia, Educação e Cultura. Exerce Psicologia Clínica como serviço à comunidade.
FUNCIONAMENTO DA INTELIGÊNCIA E DA APRENDIZAGEM: Estatuto Epistemológico e Gnoseológico da Psicanálise Inteligência, Memória e Aprendizagem Interpretação do Símbolo e da Linguagem DISFUNCIONAMENTO DA INTELIGÊNCIA E DA APRENDIZAGEM: Inibição Intelectual, Pseudodebilidade e Dotados sem Rendimento Inibição Intelectual e Personalidade Relação Mãe-Filho e Inibição Intelectual Factores Enológicos da Inibição e de outras Perturbações Intelectivas Inibições Específicas Conclusão
PERSPECTIVA DIFERENCIAL DA EDUCAÇÃO FAMILIAR: Avaliação do Comportamento de Pais e Filhos Importância da Família para a Educação Integral da Criança Educação das Crianças e dos Adolescentes A Mãe e Pai na Educação A Fratria: Rivalidade e Complementaridade
Estabilidade e Crise no Lar ESTILOS EDUCATIVOS PARENTAIS: Caracterização dos Estilos Educativos Perspectiva Diferencial dos Estilos Educativos Efeitos dos Estilos Educativos PERCEPÇÃO DE PAIS E FILHOS SOBRE A EDUCAÇÃO: Percepção Sobre a Educação em Geral Família
Escola: Perspectiva de Pais, Filhos e Professores Trabalho e Lazer dos Filhos Educação Sexual e Religiosa
Avaliação dos Estilos Educativos Parentais (Desenvolvimento de Duas Escalas) Conclusão
A epidemiologia é, atualmente, uma área fundamental na formação na área das ciências da saúde. Seja a nível laboratorial ou de saúde pública, as aplicações da epidemiologia são variadas, ajudando a compreender como se distribuem os fenómenos relacionados com a saúde e a doença e os seus determinantes. Resultado da prática de ensino da epidemiologia, este livro abrange os aspectos essenciais da epidemiologia, nomeadamente no que diz respeito ao método epidemiológico e aos seus pressupostos, aos principais desenhos de estudo e às medidas de frequência e de associação e risco. Aborda, ainda, as questões da causalidade em saúde. Com uma maior preponderância da epidemiologia observacional, analisam-se, ainda, as questões éticas inerentes à investigação epidemiológica e apresenta-se um guia prático para a elaboração de projetos de investigação tendo por base as orientações internacionais mais recentes.
Visando retraçar, analisar e compreender a relação entre Bissaya-Barreto, a Medicina e Cirurgia, a presente tese parte de um quadro teórico e conceptual, incluindo o tema, a problemática, o objeto de estudo, a historiografia, fontes e metodologia, delimitação cronológica e estrutura.
A avaliação da ingestão alimentar requer a quantificação da porção de cada alimento consumido. Obteve-se a porção média de alimentos a partir de pesagens efetuadas por um grupo constituído por cinco nutricionistas.À semelhança da segunda, a presente edição do manual resulta da necessidade de adicionar novos alimentos e de reformular alguns valores de alimentos já apresentados. Adicionalmente, são apresentadas outras formas de apresentação, visando responder às necessidades demonstradas por utilizadores das edições anteriores, nas diferentes áreas de aplicação deste manual.