As doenças reumáticas são um dos principais motivos de consulta de Medicina Geral e Familiar. A sua abordagem diagnóstica e terapêutica tem evoluído muito, sendo, por isso, relevante fazer uma 2.ª edição do livro Reumatologia Fundamental. Esta 2.ª edição expandiu os temas explorados na 1.ª edição e implicou a completa restruturação de todos os capítulos. Este livro, constituído por 21 capítulos escritos por especialistas nacionais, desenvolve temas centrais da área, como a semiologia, a imagiologia, a epidemiologia e os exames laboratoriais, com atenção às manifestações clínicas e ao diagnóstico das principais doenças reumáticas: artrite reumatoide, espondilartrites, osteoartrose, osteoporose, lúpus eritematoso sistémico, fibromialgia, entre outras. O Reumatologia Fundamental tem por objetivo informar o leitor sobre os principais aspetos diagnósticos e terapêuticos das doenças reumáticas de uma forma rápida e acessível, e é dirigido a alunos de Medicina, internos da especialidade de Reumatologia, internos e especialistas de Medicina Geral e Familiar e outros profissionais de saúde que tenham de abordar doentes com patologia reumática.
Assistente Hospitalar de Reumatologia do Hospital de Santa Maria, Lisboa; Professor Auxiliar de Reumatologia da Faculdade de Medicina de Lisboa; Coordenador da Unidade de Investigação em Reumatologia do Instituto de Medicina Molecular da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.
Maria José Santos
Maria José Santos Diretora do Serviço de Reumatologia do Hospital Garcia de Orta, EPE; Professora Associada de Reumatologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa – Centro Académico de Medicina de Lisboa.
Elsa Vieira-Sousa
Elsa Vieira-Sousa Professora Auxiliar Convidada de Reumatologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa – Centro Académico de Medicina de Lisboa; Assistente Graduada de Reumatologia do Serviço de Reumatologia do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, EPE – Centro Académico de Medicina de Lisboa; Investigadora do Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa – Centro Académico de Medicina de Lisboa.
A epidemiologia é, atualmente, uma área fundamental na formação na área das ciências da saúde. Seja a nível laboratorial ou de saúde pública, as aplicações da epidemiologia são variadas, ajudando a compreender como se distribuem os fenómenos relacionados com a saúde e a doença e os seus determinantes. Resultado da prática de ensino da epidemiologia, este livro abrange os aspectos essenciais da epidemiologia, nomeadamente no que diz respeito ao método epidemiológico e aos seus pressupostos, aos principais desenhos de estudo e às medidas de frequência e de associação e risco. Aborda, ainda, as questões da causalidade em saúde. Com uma maior preponderância da epidemiologia observacional, analisam-se, ainda, as questões éticas inerentes à investigação epidemiológica e apresenta-se um guia prático para a elaboração de projetos de investigação tendo por base as orientações internacionais mais recentes.
Visando retraçar, analisar e compreender a relação entre Bissaya-Barreto, a Medicina e Cirurgia, a presente tese parte de um quadro teórico e conceptual, incluindo o tema, a problemática, o objeto de estudo, a historiografia, fontes e metodologia, delimitação cronológica e estrutura.
A avaliação da ingestão alimentar requer a quantificação da porção de cada alimento consumido. Obteve-se a porção média de alimentos a partir de pesagens efetuadas por um grupo constituído por cinco nutricionistas.À semelhança da segunda, a presente edição do manual resulta da necessidade de adicionar novos alimentos e de reformular alguns valores de alimentos já apresentados. Adicionalmente, são apresentadas outras formas de apresentação, visando responder às necessidades demonstradas por utilizadores das edições anteriores, nas diferentes áreas de aplicação deste manual.