
Poderá gostar
Detalhes do Produto
- Editora: Círculo de Leitores
- Categorias:
- Ano: 2022
- ISBN: 9789728493318
- Número de páginas: 128
- Capa: Brochado
Sinopse
OS LIVROS DE 2022: CEM TÍTULOS PARA RECORDAR UM ANO INTEIRO.
Nenhuma escolha é justa. Por isso é que se fazem. Aqui está uma colheita de títulos & autores para vários gostos (mas não para todos) que nesta altura merecem entrar num balanço - ou num guia de compras para o Natal.
LÍDIA JORGE: «TUDO EXISTE E TUDO PASSA: SE NÃO FOR ESCRITO, NÃO HÁ ETERNIDADE.
Com a publicação do seu novo romance, Misericórdia, Lídia Jorge não regressa apenas ao romance - eleva a sua ficção a um patamar novo na história dos seus livros e das suas preocupações. Oportunidade para um balanço sobre uma obra cada vez mais conhecida no estrangeiro - e sobre uma vida discreta e reservada. Entrevista de Filipa Melo.
JAVIER MARÍAS (1951-2022): «UMA MESMA GOTA DE ÁGUA QUE CAI SOBRE A MESMA PEDRA.» um dos nomes mais importantes da literatura europeia, entra na galeria dos que a Academia Nobel não distinguiu, ao lado de Borges, Proust, Tolstoi, Ballester ou Virginia Wolf. Texto de Isabel Lucas.
AS VANTAGENS DE CAMINHAR ENTRE ÁRVORES.
Pode a natureza ajudar-nos a viver melhor? Há uma relação entre o mundo natural e a psique humana? Pode o contacto com a «natureza» ser terapêutico? Lucy Jones acha que sim. Toca a passear pelos prados.
A MÁQUINA LITERÁRIA: PRÉMIOS, TOPS & RANKINGS.
Os filósofos do século XVIII sonharam um mundo geometricamente igualitário, mas, para fugir ao tédio do presente, acumulamos toneladas de estímulos - e de rankings, tops & prémios literários: no «reino da igualdade», o que nos diz essa obsessão pelo sucesso? Texto de André Canhoto Costa.
MULHERES.
O filósofo alemão Wolfram Eilenberger mostra como, mesmo diante da catástrofe, quatro filósofas - Simone de Beauvoir, Simone Weil, Ayn Rand e Hannah Arendt - desenvolveram as suas ideias visionárias sobre a relação entre indivíduo e sociedade, homem e mulher, liberdade e totalitarismo, Deus e a Humanidade. Elas foram decisivas para a história do pensamento ocidental no século XX.
CRÓNICAS.
Os nossos cronistas, finalmente: Abel Barros Baptista, Tânia Ganho e Eugénio Lisboa.
Ler mais