O livro fornece uma visão geral do sistema de saúde português e antecipa os desafios que o país enfrenta, no que diz respeito ao planeamento de médicos e enfermeiros, incluindo a gestão de entradas de alunos nos sistemas formativos.
Quais as necessidades de médicos e enfermeiros em Portugal, por especialidade, até 2040? Como se devem gerir as entradas de alunos nos sistemas formativos de medicina e de enfermagem? A limitação da entrada de estudantes deve ser fixada pelas necessidades da população ou pela capacidade formativa do sistema de ensino? Qual a direção a tomar para garantir essa evolução mais sustentável? Estas questões representam alguns dos aspetos que o livro aborda e discute.
Jorge Simões, é doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade de Aveiro, onde é professor catedrático convidado, com agregação. É docente, também, em cursos de pós-graduação na Universidade de Coimbra, na Universidade Católica de Lisboa e do Porto e na Universidade do Minho. No Instituto de Higiene e Medicina Tropical da UNL é professor catedrático convidado. Foi administrador hospitalar, presidente da Comissão para a Sustentabilidade do Financiamento do SNS, um dos dois coordenadores nacionais do PNS 2011/2016, coordenador da equipa de análise das parcerias público-privadas nos hospitais, consultor do Presidente da República Dr. Jorge Sampaio, para os assuntos da Saúde e é atualmente presidente do conselho diretivo da Entidade Reguladora da Saúde.
Este livro percorre a história de trinta anos do Serviço Nacional de Saúde em Portugal, através de dezanove temas considerados como mais relevantes no âmbito da economia e da política da saúde. É um contributo da Associação Portuguesa de Economia da Saúde para que um melhor conhecimento do passado recente contribua para a construção mais sólida do futuro. É um livro pensado para um público vasto, envolvido directamente nas questões da saúde - profissionais, professores e estudantes - mas também formado por investigadores de outros saberes que progressivamente estudam ou, tão só, se interessam pelas questões da saúde, como a economia, o direito, a gestão, a sociologia, a geografia. É, também, um livro plural, no sentido em que os temas são tratados por peritos de proveniência e de formação diversa, escolhidos pelo seu valor como investigadores das áreas respectivas.
A epidemiologia é, atualmente, uma área fundamental na formação na área das ciências da saúde. Seja a nível laboratorial ou de saúde pública, as aplicações da epidemiologia são variadas, ajudando a compreender como se distribuem os fenómenos relacionados com a saúde e a doença e os seus determinantes.
Resultado da prática de ensino da epidemiologia, este livro abrange os aspectos essenciais da epidemiologia, nomeadamente no que diz respeito ao método epidemiológico e aos seus pressupostos, aos principais desenhos de estudo e às medidas de frequência e de associação e risco. Aborda, ainda, as questões da causalidade em saúde. Com uma maior preponderância da epidemiologia observacional, analisam-se, ainda, as questões éticas inerentes à investigação epidemiológica e apresenta-se um guia prático para a elaboração de projetos de investigação tendo por base as orientações internacionais mais recentes.
VER POR DENTRO Ver página inteira
A evolução do conhecimento científico e as transformações socioculturais têm vindo a desafiar o desenvolvimento da investigação no campo da saúde pública. Neste domínio, reconhece-se a relevância em considerar diferentes abordagens de investigação para o aumento do conhecimento científico. Nas últimas décadas tem ocorrido uma crescente valorização da investigação qualitativa pela sua especificidade na contribuição para a compreensão dos múltiplos e complexos fenómenos de saúde e doença nas sociedades contemporâneas, altamente diversificadas e globalizadas. O presente manual pretende ser um instrumento orientador que de um modo simplificado apresente conteúdos concetuais e proporcione diretrizes, linhas de atuação e desenvolvimento de competências necessárias para a implementação de uma investigação de abordagem qualitativa.
VER POR DENTRO Ver página inteira