As boas práticas de governação têm vindo a apelar ao reforço da mútua interdependência entre os atores que integram dispositivos participativos, visando uma resolução competente dos problemas públicos e a melhoria da qualidade das decisões.
Neste domínio, sobretudo ao longo das últimas décadas, tem-se vindo a assistir à multiplicação de iniciativas de participação cidadã, nas quais se incluem as que emergem da sociedade civil e que reportam a dispositivos na área da saúde.
Este livro surge do reconhecimento de que a literatura existente sobre essas práticas não tem privilegiado da mesma maneira as diferentes regiões europeias e, por isso, reúne e discute algumas das experiências de participação cidadã que têm vindo a ser implementadas nos sistemas de saúde de quatro países da Europa do Sul, designadamente em Itália, Espanha, Portugal e Grécia.
Esta obra propõe-se, assim, aprofundar o conhecimento sobre a relação entre sistemas de saúde e sociedade civil em países sul-europeus a partir da discussão concreta das potencialidade e dos limites das experiências que aqui se apresentam.
Doutorado em Sociologia, investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Tem desenvolvido investigação na área da participação cidadã nos sistemas de saúde, voluntariado e participação, desigualdades sociais e saúde, metodologia e investigação qualitativa, áreas nas quais tem publicado nacional e internacionalmente.
Leciona em vários programas doutorais e de mestrado na área da saúde, em Portugal, Espanha, Itália e Brasil.
Ana Raquel Matos
Doutorada em Sociologia, investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Tem desenvolvido investigação na área da democracia e participação cidadã, movimentos sociais e ação coletiva e sobre a relação entre ciência e conhecimentos em contextos deliberativos. Neste âmbito, as ações de protesto no campo da saúde têm-se constituído uma área de análise privilegiada.
O encontro pessoal entre mestre e discípulo é o tema de George Steiner neste livro absolutamente fascinante, uma sólida reflexão sobre a interacção infinitamente complexa e subtil de poder, confiança e paixão que marca as formas mais profundas de pedagogia. Baseado em conferências que o autor proferiu na Universidade de Harvard, As Lições dos Mestres evoca um grande número de figuras exemplares, nomeadamente, Sócrates e Platão, Jesus e os seus discípulos, Virgílio e Dante, Heloísa e Abelardo, Tycho Brahe e Johann Kepler, o Baal Shem Tov, sábios confucionistas e budistas, Edmund Husserl e Martin Heidegger, Nadia Boulanger e Knute Rockne. Escrito com erudição e paixão, o presente livro é em si mesmo uma lição magistral sobre a elevada vocação e os sérios riscos que o verdadeiro professor e o verdadeiro aluno assumem e partilham.