Um clássico cada vez mais moderno! Consagrado como um dos textos científicos mais respeitados dos já publicados no Brasil, Porto & Porto | Semiologia Médica chega à sua 8ª edição, mantendo o compromisso de oferecer aos seus leitores um conteúdo moderno e fundamentado na experiência de autores conceituados, sempre respeitando a realidade didática de professores e estudantes. Esta edição comemorativa de 30 anos traz muitas novidades; além de mais recursos pedagógicos, fluxogramas mais elaborados e novos colaboradores, texto e imagens passaram por reformulação total. O texto foi revisado, atualizado e reestruturado, mantendo a relevância e a profundidade adequada do assunto para o estudante. Todas as ilustrações foram redesenhadas ou substituídas, seguindo um padrão de cores, dimensão e estilo, e mostrando detalhes anatômicos complexos, dignos de um atlas de anatomia. Merecem destaque as ilustrações que apresentam o órgão em camadas sobrepostas, para melhor compreensão do procedimento demonstrado, e os exames, que foram substituídos por imagens em alta qualidade. O processo de aprimoramento e atualização promovidos por Celmo Celeno Porto e pela Guanabara Koogan é contínuo e reforça este clássico como o mais expressivo e duradouro livro brasileiro sobre o tema, um texto que vem contribuindo para a boa formação de várias gerações de estudantes. O livro de Celmo Celeno Porto é considerado um dos pilares da literatura médica, fundamental para a boa formação em Medicina, a qual tem na Semiologia uma de suas mais importantes disciplinas.
A epidemiologia é, atualmente, uma área fundamental na formação na área das ciências da saúde. Seja a nível laboratorial ou de saúde pública, as aplicações da epidemiologia são variadas, ajudando a compreender como se distribuem os fenómenos relacionados com a saúde e a doença e os seus determinantes. Resultado da prática de ensino da epidemiologia, este livro abrange os aspectos essenciais da epidemiologia, nomeadamente no que diz respeito ao método epidemiológico e aos seus pressupostos, aos principais desenhos de estudo e às medidas de frequência e de associação e risco. Aborda, ainda, as questões da causalidade em saúde. Com uma maior preponderância da epidemiologia observacional, analisam-se, ainda, as questões éticas inerentes à investigação epidemiológica e apresenta-se um guia prático para a elaboração de projetos de investigação tendo por base as orientações internacionais mais recentes.
Visando retraçar, analisar e compreender a relação entre Bissaya-Barreto, a Medicina e Cirurgia, a presente tese parte de um quadro teórico e conceptual, incluindo o tema, a problemática, o objeto de estudo, a historiografia, fontes e metodologia, delimitação cronológica e estrutura.
A avaliação da ingestão alimentar requer a quantificação da porção de cada alimento consumido. Obteve-se a porção média de alimentos a partir de pesagens efetuadas por um grupo constituído por cinco nutricionistas.À semelhança da segunda, a presente edição do manual resulta da necessidade de adicionar novos alimentos e de reformular alguns valores de alimentos já apresentados. Adicionalmente, são apresentadas outras formas de apresentação, visando responder às necessidades demonstradas por utilizadores das edições anteriores, nas diferentes áreas de aplicação deste manual.