Solidão nos Limiares da Pessoa e da Solidariedade
Este livro reúne um importante conjunto de textos relativos a intervenções ocorridas no decurso do Congresso Internacional «A Solidão nos limiares da pessoa e da solidariedade: entre as laços e as fracturas sociais» / III Congresso da SOFELP, o qual contou com o apoio da FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia. Optou-se por conservá-los nas línguas em que foram originalmente apresentados de modo a permitir ao leitor confrontar-se com a realidade das palavras e das frases utilizadas pelos diferentes autores.
As abordagens, naturalmente diversificadas quanto às suas orientações e temáticas, concorrem todas, contudo, para um aprofundamento criticamente fundamentado da problemática da solidão, questão incontornável no âmbito das nossas sociedades enquanto estas são percorridas por novos fenómenos de afirmação das identidades individuais e colectivas, identidades das quais emergem concepções inédias de comunidade, de sociedade, de liberdade, de responsabilidade e de autonomia.
Concepções a que não é estranha uma renovada consciência da vulnerabilidade humana e de toda a sua envolvente.
| Editora | Afrontamento |
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| Editora | Afrontamento |
| Negar Chronopost e Cobrança | Não |
| Autores | Adalberto Dias de Carvalho |
É professor Coordenador Principal do ISCET, onde exerce as funções de Diretor e de Presidente do Conselho Técnico-Científico, lecionando no Mestrado de Turismo e Desenvolvimento de Negócios. É investigador integrado do research group Philosophy and Public Space do Instituto de Filosofia da Univ. do Porto, instituição onde foi professor catedrático. Tem um doutoramento em Filosofia pela Univ. do Porto e um doutoramento em Turismo pela Univ. de Girona. Professor convidado de universidades estrangeiras, membro de várias sociedades científicas internacionais, é ainda autor de uma vasta e diversificada obra científica no âmbito das suas preocupações transdisciplinares de natureza antropológica, hermenêutica, epistemológica e pedagógica.
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Antropologia da Exclusão ou o Exilio da CondiçãoEste livro pretende ser um ensaio sobre a necessidade de, em educação e no trabalho social, se adotar uma mudança estratégica de paradigma relativamente àqueles que devem ser os objetivos de qualquer projeto que vise a formação ou o apoio a pessoas, seja a crianças e jovens ao longo da sua vida nas escolas, seja a pessoas em situação de rutura iminente ou já de exclusãoconsumada. Trata-se, em qualquer dos casos, de perceber que a realização de itinerários de vida, ou a sua reorganização, passa pela capacidade de lidar com riscos, indefinições, mutações, flutuações, etc., que pouco terão a ver com a rigidez de princípios abstratos, a solidez de práticas estáveis ou a segurança de comportamentos que passem pelo conforto da mediania. Cest la marge qui tient la page (É a margem que segura a página), eis a frase que um dia Jean-Luc Goddard escreveu e que Philippe Meirieu usou precisamente para ilustrar a importância que as condutas escolares consideradas desobedientes, portanto na margem da educação, podem ter para o entendimento e desenho das intervenções educativas Eis o pensamento que ousámos acolher para inspirar as reflexões que constituem o cerne do presente trabalho. -
Limiares Críticos Educação ComtemporâneaO que é então a educação? A tentativa de, mais do que existirmos, sermos. Sermos, enquanto pessoas, cidadãos. Com dignidade e plenitude. Por isso, a educação dos nossos dias, para ser autenticamente contemporânea, tem de assumir, com uma vocação antropológica sólida, mais do que a multireferencialidade do passado e do futuro no presente, a própria instantaneidade e sequencialidade dos presentes que a percorrem e interpelam e que ela mesma não poderá de reflexivamente interrogar e ajudar a questionar. Com uma autoridade e uma esperança sucessivamente renovadas e actualizadas. Este é o limiar crítico da educação contemporânea que deverá suscitar o labor da filosofia da educação. A presente obra, através de perspectivas diversas mas complementares, exprime algumas das inquietações que a este propósito se levantam aos seus autores. -
Turismo Contemporâneo: problemáticas e tendênciasAnalisar as formas como a publicidade, consciente ou inconscientemente, explora as virtualidades da aventura, do limite e da utopia entendidos enquanto categorias antropológicas. O que procuramos e o que nos é oferecido- em termos de realização do humano - quando hesitamos, escolhemos ou viajamos como turistas? Será a sedução da utopia enquanto expressão e sede de uma alternativa ou, pelo contrário, a sua negação enquanto alteridade radical? A este propósito, haverá aqui diferenças significativas entre o turista que busca o insólito longínquo e aquele que pretende tão-somente o descanso e o prazer numa estância da moda? Haverá diferenças entre o turista que, aspirando ao convívio, quer fugir da solidão e aquele que, querendo escapar à proximidade quotidiana das pessoas, procura aquela? Ou será que, mesmo constatando-se divergências de critérios e projetos, há invariantes antropológicas? -
Epistemologia das Ciências da Educação"Não lhe basta interrogar-se sobre a origem, a estrutura, os métodos e a validade do que sabemos ou proclamamos em matéria de educação: o autor quer extrair daí o sentido na sua relação com os valores e com a pessoa humana", diz Louis Not, prefaciador da obra.
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As Lições dos MestresO encontro pessoal entre mestre e discípulo é o tema de George Steiner neste livro absolutamente fascinante, uma sólida reflexão sobre a interacção infinitamente complexa e subtil de poder, confiança e paixão que marca as formas mais profundas de pedagogia. Baseado em conferências que o autor proferiu na Universidade de Harvard, As Lições dos Mestres evoca um grande número de figuras exemplares, nomeadamente, Sócrates e Platão, Jesus e os seus discípulos, Virgílio e Dante, Heloísa e Abelardo, Tycho Brahe e Johann Kepler, o Baal Shem Tov, sábios confucionistas e budistas, Edmund Husserl e Martin Heidegger, Nadia Boulanger e Knute Rockne. Escrito com erudição e paixão, o presente livro é em si mesmo uma lição magistral sobre a elevada vocação e os sérios riscos que o verdadeiro professor e o verdadeiro aluno assumem e partilham. -
Novo Iluminismo RadicalNovo Iluminismo Radical propõe um olhar crítico e uma atitude combativa face à credulidade do nosso tempo. Perante os discursos catastrofistas e solucionistas que dominam as narrativas e uniformizam as linguagens, Marina Garcés interpela-nos: «E se nos atrevêssemos a pensar, novamente, na relação entre saber e emancipação?» Ao defender a capacidade de nos auto‑educarmos, relança a confiança na natureza humana para afirmar a sua liberdade e construir, em conjunto, um mundo mais habitável e mais justo. Uma aposta crítica na emancipação, que precisa de ser novamente explorada. -
Um Dedo Borrado de Tinta - Histórias de Quem Não Pôde Aprender a LerCasteleiro, no distrito da Guarda, é uma das freguesias nacionais com maior taxa de analfabetismo. Este livro retrata a vida e o quotidiano de habitantes desta aldeia que não tiveram oportunidade de aprender a ler e a escrever. É o caso de Horácio: sabe como se chama cada uma das letras do alfabeto, até é capaz de as escrever uma a uma, mas, na sua cabeça, elas estão como que desligadas; quando recebe uma carta tem de «ir à Beatriz», funcionária do posto dos correios e juntadora de letras. Na sua ronda, o carteiro Rui nunca se pode esquecer da almofada de tinta, para os que só conseguem «assinar» com o indicador direito. Em Portugal, onde, em 2021, persistiam 3,1% de analfabetos, estas histórias são quase arqueologia social, testemunhos de um mundo prestes a desaparecer. -
Sobre a Ganância, o Amor e Outros Materiais de ConstruçãoTextos de Francisco Keil do Amaral sobre o problema da habitação 1945-1973. Francisco Keil do Amaral (1910-1975), arquitecto português, com obra construída em Portugal e no estrangeiro, destacou-se com os grandes projectos para a cidade de Lisboa de parques e equipamentos públicos, dos quais se destacam o Parque de Monsanto e o Parque Eduardo VII. Foi também autor de diversos artigos que escreveu para a imprensa, obras de divulgação sobre a Arquitectura e o Urbanismo - "A arquitectura e a vida" (1942), "A moderna arquitectura holandesa" (1943) ou "Lisboa, uma cidade em transformação" (1969) - e livros de opinião e memórias - "Histórias à margem de um século de história" (1970) e "Quero entender o mundo" (1974). Apesar da obra pública projectada e construída durante o Estado Novo, Keil do Amaral foi um crítico do regime. Alguns dos textos mais críticos que escreveu e proferiu em público foram dedicados ao Problema da Habitação, título do opúsculo publicado em 1945 que reproduz o texto de uma palestra dada em 1943, e que surge novamente no título da comunicação que faz no 3º Congresso da Oposição Democrática em 1973. São dois dos textos reproduzidos nesta pequena publicação que reúne textos (e uma entrevista) de diferentes períodos da vida de Keil do Amaral. Apesar da distância que medeia os vários textos e aquela que os separa do presente, o problema da habitação de que fala Keil do Amaral parece ser constante, e visível não apenas em Lisboa, seu principal objecto de estudo, como noutras zonas do país e globalmente. -
Problemas de GéneroVinte e sete anos após a sua publicação original, Gender Trouble está finalmente disponível em Portugal. Trata-se de um dos textos mais importantes da teoria feminista, dos estudos de género e da teoria queer. Ao definir o conceito de género como performatividade – isto é, como algo que se constrói e que é, em última análise uma performance – Problemas de Género repensou conceitos do feminismo e lançou os alicerces para a teoria queer, revolucionando a linguagem dos activismos. -
Redes Sociais - Ilusão, Obsessão e ManipulaçãoAs redes sociais tornaram-se salas de convívio global. A amizade subjugou-se a relações algorítmicas e a vida em sociedade passou a ser mediada pela tecnologia. O corpo mercantilizou-se. O Instagram é uma montra de corpos perfeitos e esculpidos, sem espaço para rugas ou estrias. Os influencers tornaram-se arautos da propagação do consumo e da felicidade. Nas redes sociais, não há espaço para a tristeza. Os bancos do jardim, outrora espaços privilegiados para as relações amorosas, foram substituídos pelo Tinder. Os sites de encontros são o expoente de uma banalização e superficialidade de valores essenciais às relações humanas. As nudes são um sinal da promoção do corpo e da vulgarização do espaço privado. Este livro convida o leitor para uma viagem pelas transformações nas relações de sociabilidade provocadas pela penetração das redes sociais nas nossas vidas. O autor analisa e foca-se nos novos padrões de comportamento que daí emergem: a ilusão da felicidade, a obsessão por estar ligado e a ligeireza como somos manipulados pelos gigantes tecnológicos. Nas páginas do livro que tem nas mãos é-lhe apresentada uma visão crítica sobre a ilusão, obsessão e manipulação que ocorre no mundo das redes sociais. -
Manual de Investigação em Ciências SociaisApós quase trinta anos de sucesso, muitas traduções e centenas de milhares de utilizadores em todo o mundo, a presente edição foi profundamente reformulada e complementada para responder ainda melhor às necessidades dos estudantes e professores de hoje.• Como começar uma investigação em ciências sociais de forma eficiente e formular o seu projecto? • Como proceder durante o trabalho exploratório para se pôr no bom caminho?• Quais os princípios metodológicos essenciais que deve respeitar?• Que métodos de investigação escolher para recolher e analisar as informações úteis e como aplicá-las?• Como progredir passo a passo sem se perder pelo caminho?• Por fim, como concluir uma investigação e apresentar os contributos para o conhecimento que esta originou?Estas são perguntas feitas por todos os estudantes de ciências sociais, ciências políticas, comunicação e serviço social que se iniciam na metodologia da investigação e que nela têm de se lançar sozinhos.Esta edição ampliada responde ainda melhor às actuais necessidades académicas: • Os exemplos e as aplicações concretas incidem sobre questões relacionadas com os problemas da actualidade.• A recolha e a análise das informações abrangem tanto os métodos quantitativos como os métodos qualitativos.• São expostos procedimentos indutivos e dedutivos. -
Gramsci - A Cultura, os Subalternos e a EducaçãoGramsci, já universalmente considerado como um autor clássico, foi um homem e um pensador livre. Livre e lúcido, conduzido por uma racionalidade fria e implacável, por um rigor e uma disciplina intelectual verdadeiramente extraordinários. Toda a história da sua vida, a sua prisão nos cárceres fascistas, onde ficou por mais de dez anos, as terríveis provações físicas e morais que suportou até à morte, os confrontos duríssimos com os companheiros de partido, na Itália e na Rússia, o cruel afastamento da mulher e dos filhos, tudo isso é um testemunho da sua extraordinária personalidade e, ao mesmo tempo, da agitada e dramática página da história italiana, que vai do primeiro pós-guerra até à consolidação do fascismo de Mussolini. Gramsci foi libertado em 1937, após um calvário de prisões e graves doenças, que o levaram a morrer em Roma, no dia seguinte ao da sua libertação. Só anos mais tarde, no fim da segunda guerra e com o regresso da Itália à democracia, a sua obra começou a ser trabalhada e publicada.