Partilhar

Testemunho de Duas Vidas Compartilhadas

Eugénio Fonseca

Sujeito a confirmação pelo editor



13,00 €
Wishlist Icon

Poderá gostar

Detalhes do Produto

Sinopse

Eugénio Fonseca, presidente da Cáritas Portuguesa, revela algumas das vivências, talvez pouco conhecidas até agora, que partilhou ao longo dos 42 anos de amizade e colaboração com o primeiro Bispo de Setúbal, D. Manuel Martins, personalidade emblemática da sociedade portuguesa contemporânea. «Senti que a história precisava delas, por já ter sido amputada, por não ser o próprio a escrevê-las, pois seriam mais completas e enriquecidas», sublinha o autor.

No prefácio, o general Ramalho Eanes evoca a relação de Santa Madre Teresa de Calcutá com D. Manuel Martins, e recorda o seu papel, determinante, quando, na península de Setúbal, «a crise económica e a falta de resposta do poder político atropelaram a verdadeira liberdade de muitos, esmagaram, com o desemprego e os salários em atraso, a sua dignidade, fragilizaram a própria solidariedade». «Conseguiu, D. Manuel Martins, ter uma vida cheia, uma vida boa, porque constitui verdadeira referência inspiradora de todos quantos, genuinamente, se preocupam com a dignidade “de todos os homens e do Homem todo”». É sobre uma parte dessa extraordinária biografia que este livro fala.

Ler mais

Autor

Eugénio Fonseca

É licenciado em Ciências Religiosas pela UCP, tendo exercido vários cargos a nível da Diocese de Setúbal. A nível nacional, é presidente da direção da Cáritas Portuguesa e presidente-adjunto da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS), em representação da qual faz parte do Conselho Económico e Social, desde 2003. Além disso, integra vários organismos: a Comissão Nacional do Rendimento Mínimo Garantido (agora Comissão Nacional do Rendimento Social de Inserção), desde 1996; o Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado, desde 2006; a Comissão de Acompanhamento do Programa Operacional Regional de Lisboa (POR LISBOA, do QREN), desde 2007. Em 2010, foi eleito presidente da Confederação Portuguesa do Voluntariado. Em 2007, foi agraciado com a Ordem de Mérito de Grande Oficial, pelo Presidente da República.

Ler mais
Search engine powered by ElasticSuite