«Rui Proença Garcia e Antonino Pereira, doutores em Educação Física e Desporto, neste mundo que de tão macrocéfalo se tornou microcéfalo,“ entraram de abordar a ética no mundo do desporto” e, porque são especialistas nesta área do conhecimento (o desporto), dos grandes especialistas que se expressam em língua portuguesa, não omitem as crises e, em páginas contagiantes e comunicativas, retratam-nas, sem golpes de cutelo, mas com tal mansuetude afetuosa e meditada que após a sua leitura nos sentimos, imediatamente, seus discípulos.
Em 2003, no livrinho da minha autoria, Alguns Olhares sobre o Corpo (…), já eu me referi ao “corpo cyborg”, ou “corpo pós-moderno”, às ciências cognitivas e ao “espantoso desenvolvimento das neurociências”. Mas sem atingir um espaço de problematização, de reflexão e distanciamento crítico que se assemelhe ao que estes autores conseguiram. Por isso os felicito e saúdo. Aliás, cada um deles tem um imenso talento: irradia as luzes do nosso tempo e ainda antecipa o futuro, lançando sementes à criação de uma filosofia (e de uma política, acrescente-se) do desporto, no nosso país».
É licenciado em Educação Física, Doutor em Ciências do Desporto e Professor Catedrático da FADEUP.
É ainda Presidente da Comissão de Ética da FADEUP e membro da a Comissão de ética da U.Porto. Autor de vários livros e capítulos de livros editados sobre Desporto e Educação, está também fortemente ligado à promoção do Desporto no Brasil onde é conselheiro do
Conselho Regional de Educação Física, Membro Correspondente Vitalício da Academia Brasileira de Filosofia e membro de vários conselhos redatoriais de revistas científicas.
Antonino Pereira
Professor Coordenador com Agregação da ESE do Instituto Politécnico de Viseu. Doutor em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Mestrado em Ciências do Desporto pela Faculdade de Motricidade Humana.
Universidade Técnica de Lisboa e Licenciatura em Educação Fisica pelo ISEF da Universidade Técnica de Lisboa.
O mais completo manual e história do "jogo dos Reis" em língua portuguesa.
Uma abordagem inédita ao mundo do xadrez, alternando capítulos de natureza técnica, que compõem um manual completo do jogo, com outros, que compilam a história, as lendas e episódios curiosos que ajudaram a criar a sua mística.
Um manual que evolui em complexidade.Ideal para o jogador que dá os primeiros passos na modalidade
.Ideal para o jogador experiente que quer ampliar conhecimentos
.222 exercícios para o leitor ir testando a sua aprendizagem e evolução
.Soluções e explicações dos exercícios
.Uma abordagem completa da estratégia, táctica e técnica, permitindo uma visão global do jogo
.Edição ilustrada com mais de 300 diagramas e fotografias
.Dezenas de mini-biografias de jogadores famosos
.
As origens do jogo do xadrez perdem-se nas brumas do tempo. O jogo dos Reis é reconhecido como o jogo de estratégia por excelência, desenvolvendo nos seus praticantes o raciocínio estratégico, a disciplina e a concentração. Nos nossos dias, além do jogo propriamente dito, do desporto intelectual, é utilizado e recomendado pelos gurus da gestão estratégica como instrumento fundamental para desenvolvimento de capacidades de liderança estratégica; por especialistas em didáctica e educação como desafio intelectual para os mais jovens desenvolverem a concentração e a literacia estratégica.
O presente livro é a mais completa e abrangente abordagem ao jogo nos seus fundamentos práticos, teóricos, estratégicos e nas suas mais variadas manifestações culturais.
Da maior especialista em comportamento de cavalos.Os cavalos têm uma linguagem e uma lógica próprias, mas os humanos podem aprender a compreender os seus significados. Utilizando um formato de perguntas e respostas e tendo como ponto de partida estudos de casos reais, a especialista de comportamento equídeo, a Dr.ª Jessica Jahiel, explica como um cavalo pensa e aprende, porque é que age como age e como cada um de nós lhe deve responder.Uma obra para quem tem cavalos ou lida com eles, sejam eles castrados, fêmeas ou garanhões, potros ou cavalos velhos, selvagens ou domesticados, mas que sejam cavalos tímidos, revoltados, nervosos e ansiosos, barulhentos, excitados, anti-sociais, distraídos, assustadiços, melancólicos, preguiçosos, comilões, sexualmente desinteressados, possessivos, avessos à sela, a pessoas ou a riachos, receosos do veterinário ou do ferrador; que adoram morder, roer, escoicear, escavar, dar pinotes, etc., etc.
Anne Berest, Audrey Diwan, Caroline de Maigret e Sophie Mas
Quatro mulheres talentosas e boémias, com carreiras na música, no cinema, na moda e na publicidade, revelam-nos os seus segredos e falhas, e, num registo espirituoso, ensinam o significado de se ser uma verdadeira parisiense: como se vestir, como se divertir e como se comportar. Levam-nos a um primeiro encontro, a uma festa e a um fim de semana no campo, além de nos dizerem como sermos naturais e misteriosas, bem como o que sentem em relação às crianças, ao ginásio e ao casamento, entre muitas outras revelações.
Com um design atrativo e repleto de humor sarcástico, este livro não deixará ninguém indiferente.
Best-seller internacional, vendido em 31 países.
Roberto Rivelino é um apaixonado pela função de guarda-redes de futebol. Tem desenvolvido um sólido percurso no mundo do futebol profissional, sendo atualmente treinador e analista de guarda-redes e um prestigiado e seguido colunista (semanal) no diário desportivo A Bola sobre esta temática. O livro Pensar o Guarda-Redes é a verdadeira bíblia de uma das mais importantes funções de uma equipa de futebol. Nele são escalpelizados, através de inúmeros exemplos práticos que estão acompanhados de sugestivas fotografias de jogo, a conceptualização – a tática, a técnica e a mente do guarda-redes –, a conceção – o guarda-redes nas variadas situações de jogo e a sua especificidade – e a operacionalização – o treino do guarda-redes.
UM LIVRO ESSENCIAL PARA OS FÃS DE FUTSAL.Tudo no futsal nos parece próximo, a corrida, o remate, o golo, o sentimento de equipa. Mas não é assim tão imediato. A velocidade a que o modalidade se joga, num espaço pequeno, confere-lhe uma intensidade rara, difícil de dominar, talvez única no contexto desportivo. Há diagonais, há tabelas e cortinas, há entradas de fixos e alas, há dobras e há 2x1 no portador da bola. Há saltos na marcação e há também desmarcações de apoio e de rutura. Há bloqueios para fazer e desfazer.Jorge Braz, Bruno Travassos, Emídio Rodrigues, José Luís Mendes e Ricardo Azevedo, cinco destacados treinadores, mostram em Futsal: Os Fundamentos do Jogo os caminhos que transformam processos naturais em equipas capazes de executar a alta velocidade. Um livro com conceitos teóricos especializados e mais de duas dezenas de exercícios práticos de treino, devidamente anotados e esquematizados. Essencial para aprender e para melhorar.