O tratamento da água tem como principal objectivo a eliminação de impurezas prejudiciais e nocivas à saúde. Quanto mais poluído o manancial, mais complexo será o processo de tratamento e, portanto, mais cara será a água. Estação de Tratamento de Águas (ETA) é a parte do sistema de abastecimento onde ocorre o tratamento da água captada na natureza, visando a potabilização para posterior distribuição à população. As finalidades do tratamento podem ser agrupadas em: (i) higiénicas - remoção de bactérias, elementos venenosos ou nocivos, minerais e compostos orgânicos em excesso, protozoários e outros microrganismos; (ii) estéticas - correção da cor, turvação, odor e sabor; (iii) económicas - redução da corrosibilidade, dureza, cor, ferro, manganésio, etc.
Os temas versados neste livro são os correntes nos programas das disciplinas de tratamento de águas de abastecimento em cursos de Engenharia do Ambiente, Civil, Hidráulica e Sanitária. As presentes notas deverão ser encaradas como um elemento de estudo a ser complementado sempre que possível com consultas bibliográficas para um maior aprofundamento de conhecimentos. A intenção de imprimir ao texto uma índole acentuadamente formativa vai de encontro ao objectivo de habilitar os alunos para o futuro desempenho de funções em áreas das engenharias já citadas, proporcionando-lhes as bases teóricas que permitem a correcta interpretação dos parâmetros de qualidade de água e dos processos e operações unitárias dos sistemas de tratamento de água. Procura-se igualmente abrir perspectivas para a execução de estudos preliminares conducentes à elaboração de projectos de Estações de Tratamento de Água e dotar os leitores de capacidade de intervenção na exploração e manutenção destas últimas. Tendo em vista estabelecer uma transição entre o livro de texto e a mera colectância de exercícios, a abordagem teórica é acompanhada pela resolusão de alguns problemas. A inclusão de exercícios resolvidos visa contribuir para um melhor entendimento das matérias e alargar o âmbito dos conhecimentos dos alunos.
O objectivo desta obra é facultar a formação básica em Hidraulica (Mecânica dos Fluidos Incompressíveis e Turbomáquinas Hidráulicas) necessária para o exercício recorrente da profissão de engenheiro no domínio do planeamento, projecto e gestão dos sistemas destinados à utilização e ao domínio da água. Mais concretamente, essa formação deverá permitir: a resolução dos problemas hidráulicos correntes;
a identificação de problemas hidráulicos cuja complexidade requeira o recurso a especialistas de hidráulica;
o diálogo com tais especialistas.Do PrefácioSUMÁRIOCapítulo 1 - Propriedades de Líquidos Capítulo 2 - Hidrostática Capítulo 3 - Hidrocinemática Capítulo 4 - Conceitos e Princípios Fundamentais da Hidrodinâmica Capítulo 5 - Estudo Global dos Escoamentos Líquidos Capítulo 6 - Teoria da Semelhança. Parâmetros Adimensionais Capítulo 7 - Leis de Resistência dos Escoamentos Uniformes Capítulo 8 - Forças Hidrodinâmicas Sobre Corpos Imersos. Sedimentação Capítulo 9 - Escoamentos Permanentes sob Pressão Capítulo 10 - Escoamentos Variáveis sob Pressão Capítulo 11 - Escoamentos com Superfície Livre Capítulo 12 - Escoamentos por Orifícios e Descarregadores. Medições Hidráulicas Capítulo 13 - Escoamentos em Meios Porosos Capítulo 14 - Escoamentos em Canais de Leito MóvelCapítulo 15 - Turbomáquinas Hidráulicas Anexo - Breve Revisão de Análise Matemática e de Mecânica
Tudo o que precisa de saber para gerir a manutenção de qualquer organização que tenha a seu cargo ativos físicos e para organizar e implementar o seu sistema de gestão. Nesta 4.ª edição atualizam-se muitos normativos, nomeadamente o da terminologia e o dos indicadores de manutenção, e aprofundam-se temas-chave, como a gestão energética, o controlo sanitário e as novas tecnologias de informação. Com o contributo de novos autores, transmite-se uma visão moderna e atualizada da gestão da manutenção das organizações que se pretendem competitivas e sustentáveis. Abordam-se os conceitos fundamentais da manutenção moderna, com destaque para os mais recentes normativos da manutenção industrial, gestão de edifícios e áreas relacionadas, como a gestão da energia, ambiente, segurança anti-incêndio e anti-hostilidade, prevenção epidemiológica e Legionella, numa perspetiva objetiva e sustentada na experiência prática dos autores.Trata-se de uma obra de referência para qualquer interessado no tema da manutenção e uma ótima contribuição para o desempenho competente da gestão dos ativos das organizações.O livro cobre os seguintes temas:- Introdução à gestão da manutenção;- Indicadores de gestão;- Sistemas informáticos de apoio;- Organização do sistema de gestão da manutenção;- Organização, gestão e aprovisionamento dos materiais de manutenção;- Gestão dos trabalhos;- Gestão técnica de edifícios;- Controlo dos custos e orçamento;- Implementação do sistema de gestão.Esta obra inclui ainda um Glossário de Termos Correspondentes em português europeu e português do Brasil, bem como o respetivo termo em inglês.