A história de Tutankamon como gostaria de ser lembrado. Juntando três mil anos de pesquisa e desfazendo os mal-entendidos que rodeiam a história do mais famoso rei do Egito, este livro traz-nos uma reavaliação essencial da sua vida, morte e legado duradouro. Há 100 anos, uma equipa de arqueólogos fez uma descoberta notável no Vale dos Reis: um túmulo real quase completo, uma múmia antiga e riquezas em ouro para além da imaginação. A túmulo perdido de Tutankamon provocou um frenesi nos meios de comunicação social, impulsionados por rumores de uma antiga maldição. Mas no meio da histeria, muitas histórias - incluindo a do próprio Tutankamon - foram distorcidas ou caíram no esquecimento. Tutankamon: Faraó, Ícone, Enigma dá nova luz a uma história ímpar. A proeminente egiptóloga Joyce Tyldesley reúne, pela primeira vez, dez perspetivas únicas: desde o faraó adolescente e a sua família, antigos embalsamadores e ladrões de túmulos, até famosos exploradores ocidentais e arqueólogos egípcios esquecidos. Trata-se de uma jornada que se estende desde a antiga Tebas em 1336 a.C. - quando um jovem rei encontra um fim inesperado e violento numa missão para reaver as suas terras - até à Luxor do início do Século XX - quando a descoberta do túmulo leva a uma disputa pela sua propriedade que estende até aos dias de hoje.
Joyce Tyldesley nasceu em Bolton, no Lancashire. Estudou arqueologia nas universidades de Liverpool e Oxford, antes de escrever uma série de livros sobre o Antigo Egipto, muitos deles premiados. Atualmente é professora de Egiptologia na Universidade de Manchester.
A história de Tutankamon como gostaria de ser lembrado. Juntando três mil anos de pesquisa e desfazendo os mal-entendidos que rodeiam a história do mais famoso rei do Egito, este livro traz-nos uma reavaliação essencial da sua vida, morte e legado duradouro.
Há 100 anos, uma equipa de arqueólogos fez uma descoberta notável no Vale dos Reis: um túmulo real quase completo, uma múmia antiga e riquezas em ouro para além da imaginação. A túmulo perdido de Tutankamon provocou um frenesi nos meios de comunicação social, impulsionados por rumores de uma antiga maldição. Mas no meio da histeria, muitas histórias - incluindo a do próprio Tutankamon - foram distorcidas ou caíram no esquecimento.
Tutankamon: Faraó, Ícone, Enigma dá nova luz a uma história ímpar. A proeminente egiptóloga Joyce Tyldesley reúne, pela primeira vez, dez perspetivas únicas: desde o faraó adolescente e a sua família, antigos embalsamadores e ladrões de túmulos, até famosos exploradores ocidentais e arqueólogos egípcios esquecidos. Trata-se de uma jornada que se estende desde a antiga Tebas em 1336 a.C. - quando um jovem rei encontra um fim inesperado e violento numa missão para reaver as suas terras - até à Luxor do início do Século XX - quando a descoberta do túmulo leva a uma disputa pela sua propriedade que estende até aos dias de hoje.
«O conhecimento das grandes tendências que marcaram a história dos média europeus e a história particular destes mesmos média em cada país europeu (sobretudo daqueles de que somos geográfica e culturalmente mais próximos) é absolutamente indispensável. Só assim poderemos compreender por que é que ainda hoje, quase seis séculos depois da ?descoberta? da prensa tipográfica, a paisagem imprensa europeia é tão contrastada, de uma região para outra do continente. E como é que, ao longo do século XX, a rádio e a televisão, as estruturas dos seus emissores como dos seus conteúdos, evoluíram também de maneira tão plurifacetada.»
Quis o destino que as vidas de Snu Abecassis e Sá Carneiro se cruzassem um dia, para nunca mais voltarem a ser iguais. A «Princesa que veio do frio», como se referiam a ela, era uma mulher obstinada, forte e cheia de vida. Fundadora das Publicações Dom Quixote, Snu criou uma linha editorial que não se cansava de enfrentar o regime. Ela era uma mulher que não tinha medo de nada. Assim foi Snu na vida profissional, mas também na pessoal, cuja grande paixão com Sá Carneiro desafiou todas as leis do Estado Novo. Por Sá Carneiro, Snu pediu o divórcio, o que era um escândalo na época. Por Snu, Sá Carneiro abandonou um casamento ultra conservador (não conseguindo, porém, de imediato o divórcio). Contra tudo e contra todos, assumiram uma união de facto, muito mal vista na época, e comportavam-se como marido e mulher. Mesmo sabendo que a sua carreira política poderia ficar ameaçada por esta união, Sá Carneiro não desarmou nunca, chegando a dizer inclusive em 1977 que «Se a situação for considerada incompatível com as minhas funções, escolherei a mulher que amo». Este livro vai fazê-lo reviver uma das mais emocionantes histórias de amor já vividas em Portugal, uma história inspiradora interrompida apenas pelo trágico acidente/atentado de Camarate, onde ambos ambos perderam a vida. Revivendo a história de Snu e Sá Carneiro o leitor terá ainda a oportunidade de viajar por alguns dos capítulos mais importantes da história da democracia em Portugal, nos quais Sá Carneiro era um dos protagonistas principais.Ver por dentro:
«As histórias que aqui se contam são reais. Nada do que aqui é posto na boca destas mulheres é inventado, nem mesmo as expressões ou os comentários. […] Por outro lado, todas as histórias estão relacionadas com a condição feminina, conduzindo muitas vezes a situações dramáticas na vida das mulheres, que são nossas contemporâneas.»
Quem quiser saber como é a vida em tempo de guerra, tem de perguntar a uma mulher. Com início a 20 de Abril de 1945, o dia em que Berlim viu pela primeira vez a face da guerra, a autora deste diário descreve o quotidiano de uma cidade em ruínas, saqueada pelo exército russo. Durante dois meses, afasta a angústia e as privações sofridas, e concentra-se no relato objectivo e racional das suas experiências, observações e reflexões. Apesar dos constantes bombardeamentos, de actos de violação, do racionamento alimentar e do profundo terror da morte, este diário traça- nos uma perspectiva única de uma mulher dotada de um optimismo notável, que não se deixa abater pelas agruras sofridas. Quem ler este diário, jamais o esquecerá.Ver por dentro: