100 Indicadores da Gestão - Key Performance Indicators
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Com este livro, Jorge Caldeira deu um contributo valioso e necessário no campo da monitorização do desempenho dos dashboards e scorecards, bem como no domínio mais alargado da gestão da performance empresarial. Alguns considerarão este livro como um primeiro passo na identificação dos KPI; mas o autor alerta os seus leitores para a importância das organizações adaptarem os seus KPI aos seus objectivos estratégicos. A extensiva lista de KPI abrange o espectro alargado de actividades relacionadas com os clientes, processos operacionais e recursos humanos, que têm como resultado os indicadores financeiros.
No fundo, não tem que ver apenas com a monitorização dos resultados do dashboard ou do scorecard contra as metas, mas sim com adaptar os indicadores através de decisões e acções mais eficazes.
No fundo, não tem que ver apenas com a monitorização dos resultados do dashboard ou do scorecard contra as metas, mas sim com adaptar os indicadores através de decisões e acções mais eficazes.
| Editora | Actual Editora |
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| Categorias | |
| Editora | Actual Editora |
| Negar Chronopost e Cobrança | Não |
| Autores | Jorge Caldeira |
Jorge Caldeira
Professor universitário e formador nas áreas financeira, planeamento estratégico e monitorização do desempenho organizacional, Especialista em Gestão Pública. É também autor dos livros "Implementação do Balanced Scorecard no Estado"; "Monitorização da Performance Organizacional"; e "Dashboards Comunicar Eficazmente a Informação de Gestão", "Guidelines para a elaboração do plano estratégico - boas práticas no setor público". Integra o corpo docente de várias universidades, tendo publicado vários artigos sobre a metodologia Balanced Scorecard, Monitorização da Performance e Dashboards. É o autor do blogue sobre monitorização da performance www.monitorizaraperformance.blogspot.com.
Especializou-se na área de planeamento e implementação de modelos de monitorização estratégica e operacional e, durante os últimos sete anos, tem sido responsável pela orientação dos dirigentes da Administração Pública e dos participantes dos cursos de Alta Direcção do Instituto Nacional de Administração (INA) na aplicação do modelo de Gestão Estratégica e na implementação da metodologia Balanced Scorecard e Dashboards. Foi responsável pela implementação destas metodologias em muitas organizações do sector público e privado nacional e internacional. Apoio vários organismos públicos no desenho dos seus planos estratégicos.
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Implementação do Balanced Scorecard no EstadoGerir a Performance Estratégica para a Criação de Valor Público Conseguir compreender rapidamente os aspectos essenciais da metodologia Balanced Scorecard e perspectivar a sua aplicação no ambiente dos organismos do Estado português. "O novo paradigma da administração pública, que reserva um particular enfoque ao incremento dos índices de eficiência, eficácia e qualidade dos serviços públicos, exige dos gestores a utilização de ferramentas e metodologias adequadas de controlo e de gestão estratégica. Nesta perspectiva, o Balanced Scorecard constitui, indubitavelmente, um precioso auxiliar de gestão para a tomada de decisão, na medida em que a sua correcta implementação permite definir, avaliar e monitorizar atempadamente os objectivos estratégicos delineados para as organizações." JORGE PROENÇA REIS, Subinspector-Geral, Autoridade de Segurança Alimentar e Económica "Associar aos exigentes desafios de gestão do quotidiano que se coloca à administração autárquica, a implementação de uma estratégia que permitirá transformar as cidades do futuro em locais de excelência, é uma missão difícil e exigente para a qual o Balanced Scorecard é um poderoso instrumento que pode e deve ser utilizado diariamente, como o autor nos mostra de um modo tão completo e eficaz". BRANCA GAMEIRO NEVES, Arquitecta Assessora Principal, Câmara Municipal de Lisboa e Gestora de Projectos. "O Balanced Scorecard constitui uma ferramenta muito importante para apoiar a gestão das organizações públicas e privadas. A adopção destes instrumentos por parte dos gestores é claramente uma mais valia face aos desafios diários com que estes se confrontam permanentemente". ANTÓNIO PIRES CAIADO, Revisor Oficial de Contas, Professor Universitário "A metodologia Balanced Scorecard é uma instrumento por excelência de gestão da performance e por consequência da gestão estratégica das organizações. A sua utilização dentro da esfera pública ou privada constitui sempre uma iniciativa da máxima relevância para o suporte da governação das instituições e dos seus activos mais importantes - as Pessoas". ANTÓNIO ALMEIDA, Quadro Superior do IAPMEI -
Dashboards - Comunicar Eficazmente a Informação de GestãoA tomada de decisão, em qualquer nível de uma organização - estratégico, táctico e operacional - tem que ser cada vez mais certa, mais rápida e oportuna, de modo a potenciar o sucesso das acções organizacionais. É assim crítico a existência de um sistema que permita a entrega de informação de gestão pertinente, credível e bem estruturada, de modo a permitir responder às principais questões colocadas por aqueles que têm responsabilidade em tomar decisões: Como estamos hoje? Como evoluímos? Como poderemos vir a estar no futuro? O Dashboard não é mais do que um painel de gestão - Tableau de Bord - essencialmente suportado em gráficos, capazes de comunicar instantaneamente e de forma eficaz, a performance organizacional. O Dashboard é sobretudo construído para que os gestores possam ter acesso, de forma continuada, ao ponto de situação do desempenho da sua instituição, percepcionando a informação mais relevante, de forma imediata e inteligente. Nos últimos anos, as técnicas de design têm estado à disposição do Dashboard, pelo que actualmente este constitui um instrumento renovador capaz de atrair os responsáveis das empresas através do seu design elegante e inovador.Jorge Caldeira"Este livro antecipa e prepara um futuro próximo, em que os conceitos de Dashboard e de visualização da informação quantitativa deixarão de causar surpresa e interrogação, representando algo de natural, útil e necessário a um mercado eficiente, a uma sociedade participativa e a uma democracia madura. O futuro é um problema de design e os Dashboards são os nossos painéis de controlo para uma viagem com sentido."Diogo VasconcelosDistinguished Fellow / Cisco Systems International (London)"Ao articular de forma feliz a divulgação dos Dashboards com os conselhos práticos para o seu desenho e implementação, este livro do Jorge Caldeira é uma referência para todos aqueles que procuram uma nova atitude na gestão de informação nas organizações, e uma obra de consulta obrigatória para quem anseia por soluções reais para monitorizar no dia-a-dia a performance organizacional."Jorge CamõesAutor do; www.excelcharts.com -
100 Indicadores da Gestão - Key Performance IndicatorsCom este livro, Jorge Caldeira deu um contributo valioso e necessário no campo da monitorização do desempenho dos dashboards e scorecards, bem como no domínio mais alargado da gestão da performance empresarial.Gary Cokins“Ter disponível em tempo útil a informação crítica e verdadeira sobre as realizações da nossa empresa é uma parte fundamental de um processo de gestão, para que o gestor possa tomar decisões mais rápidas e mais corretas. O Jorge Caldeira conseguiu, neste livro, apresentar de forma muito pratica uma sugestão de indicadores (KPI) que devem fazer parte dos nossos instrumentos de monitorização/controlo.”António SaraivaPresidente da CIP – Confederação Empresarial de Portugal Conheça os 100 indicadores mais utilizados na gestão das empresas. Saiba que tipo de informação dão, como se analisam, onde se vai buscar os dados para o seu cálculo, com que frequência devem ser apurados e como devem ser visualizados graficamente. “Os 100 INDICADORES DA GESTÃO” tem por objectivo central apresentar os principais indicadores utilizados pela gestão moderna na monitorização do desempenho das suas organizações. Procurou-se identificar os 10 principais KPI das 10 principais áreas de uma organização: Área Financeira, Tesouraria, Recursos Humanos, Sistemas de Informação, Projectos, Produção, Marketing, Marketing Digital, Armazém e Ambiente. “Os 100 INDICADORES DA GESTÃO” tem ainda como objectivos:• Explicar a utilidade dos indicadores para a gestão da organização.• Explicar a forma como os indicadores devem ser interpretados/analisados.• Apresentar os algoritmos de cálculo dos indicadores.• Identificar as fontes onde geralmente se encontram os dados que alimentam os indicadores.• Apresentar um exemplo de um possível gráfico que poderá ser utilizado para a visualização do resultado do indicador. -
Monitorização da Performance OrganizacionalPrefácioA envolvente política, económica e social em que a maior parte das instituições actua nos dias de hoje é caracterizada por fortes vectores de transformação, sejam elas públicas ou privadas. Hoje, a globalização assume-se definitivamente como o maior deles, alavancando de forma exponencial as relações entre as organizações. Se, por um lado, esta globalização oferece às organizações novas oportunidades de negócio, por outro lado, apresenta-lhes um vasto conjunto de novos desafios. Está assim criada a urgência destas organizações se manterem fortemente competitivas, necessitando para isso de inovar de forma sustentada e contínua e apresentar padrões cada vez mais elevados de qualidade nos produtos disponibilidades e serviços prestados aos seus clientes, procurando em simultâneo obter níveis de eficiência crescentes.Actualmente, para a grande maioria dos Gestores não restam dúvidas de que estes desafios impõem às suas organizações a necessidade de acreditar e utilizar cada vez mais a informação como factor decisivo para o sucesso organizacional. De resto, é evidente a utilização de novos instrumentos de gestão por parte destes Gestores, com o objectivo claro de apoiarem eficazmente a sua administração nos processos de crescimento em ambientes competitivos. Por seu lado, as organizações estão a tomar consciência da importância cada vez maior da necessidade de adopção de ferramentas informáticas que lhes permitam lidar diariamente com a informação necessária à Gestão com qualidade e eficácia. Deste modo, é possível relacionar os resultados operacionais com os objectivos estratégicos, isto é, por em prática a monitorização da estratégia da organização, permitindo, desta forma, uma prestação de contas aos stakeholders da organização mais rápida e transparente.Neste contexto, é inegável a actualidade e o interesse da presente obra, sendo notória a preocupação do seu autor em aprofundar a temática central da obra, a monitorização da performance organizacional, sem contudo descurar as temáticas que a envolvem. Desta abordagem, fruto da vasta experiência prática do autor nos temas em apreço, resulta a desejável integração da monitorização da performance organizacional no modelo, mais vasto, de gestão estratégica, sendo a sua importância correctamente equacionada e explicada. Assim, mais do que uma simples leitura desta obra, que, sem negligenciar conceitos teóricos essenciais, é eminentemente prática, recomendo vivamente a sua utilização como um guia para a construção e implementação de um modelo de monitorização da performance organizacional.PROF. AMÍLCAR JOSÉ MARTINS ARANTESVogal do Conselho Directivo do Instituto Nacional de Administração, I.P. -
Monitorização da Performance OrganizacionalPrefácio A envolvente política, económica e social em que a maior parte das instituições actua nos dias de hoje é caracterizada por fortes vectores de transformação, sejam elas públicas ou privadas. Hoje, a globalização assume-se definitivamente como o maior deles, alavancando de forma exponencial as relações entre as organizações. Se, por um lado, esta globalização oferece às organizações novas oportunidades de negócio, por outro lado, apresenta-lhes um vasto conjunto de novos desafios. Está assim criada a urgência destas organizações se manterem fortemente competitivas, necessitando para isso de inovar de forma sustentada e contínua e apresentar padrões cada vez mais elevados de qualidade nos produtos disponibilidades e serviços prestados aos seus clientes, procurando em simultâneo obter níveis de eficiência crescentes. Actualmente, para a grande maioria dos Gestores não restam dúvidas de que estes desafios impõem às suas organizações a necessidade de acreditar e utilizar cada vez mais a informação como factor decisivo para o sucesso organizacional. De resto, é evidente a utilização de novos instrumentos de gestão por parte destes Gestores, com o objectivo claro de apoiarem eficazmente a sua administração nos processos de crescimento em ambientes competitivos. Por seu lado, as organizações estão a tomar consciência da importância cada vez maior da necessidade de adopção de ferramentas informáticas que lhes permitam lidar diariamente com a informação necessária à Gestão com qualidade e eficácia. Deste modo, é possível relacionar os resultados operacionais com os objectivos estratégicos, isto é, por em prática a monitorização da estratégia da organização, permitindo, desta forma, uma prestação de contas aos stakeholders da organização mais rápida e transparente. Neste contexto, é inegável a actualidade e o interesse da presente obra, sendo notória a preocupação do seu autor em aprofundar a temática central da obra, a monitorização da performance organizacional, sem contudo descurar as temáticas que a envolvem. Desta abordagem, fruto da vasta experiência prática do autor nos temas em apreço, resulta a desejável integração da monitorização da performance organizacional no modelo, mais vasto, de gestão estratégica, sendo a sua importância correctamente equacionada e explicada. Assim, mais do que uma simples leitura desta obra, que, sem negligenciar conceitos teóricos essenciais, é eminentemente prática, recomendo vivamente a sua utilização como um guia para a construção e implementação de um modelo de monitorização da performance organizacional. PROF. AMÍLCAR JOSÉ MARTINS ARANTES Vogal do Conselho Directivo do Instituto Nacional de Administração, I.P. VER POR DENTRO Ver página inteira
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Governança, Esg e Estrutura OrganizacionalNa obra 'Governança, ESG e Estrutura Organizacional', Rubens Ifraim Filho e Agliberto Alves Cierco confeccionaram um verdadeiro manual prático de implementação e manutenção da Governança e ESG aliadas aos aspectos da Estrutura Organizacional: dos princípios norteadores, contexto e explicações, à inserção nos mais variados desenhos, estruturas e novos arranjos e transformações organizacionais. Propõe-se, portanto, uma análise à luz de inovadora perspectiva tripartite. Do inglês, ESG consiste em Governança Ambiental, Social e Corporativa, conceito que avalia as operações das principais empresas conforme o impacto em três eixos da sustentabilidade - o Meio Ambiente, o Social e a Governança. Este livro atende claramente a uma demanda ferramental urgente da comunidade empresarial e demais stakeholders, pois pormenoriza um tema contemporâneo e absolutamente necessário, uma vez que as corporações são consistentemente avaliadas conforme o comprometimento mediante a tríade do acrônimo.