Dashboards - Comunicar Eficazmente a Informação de Gestão
A tomada de decisão, em qualquer nível de uma organização - estratégico, táctico e operacional - tem que ser cada vez mais certa, mais rápida e oportuna, de modo a potenciar o sucesso das acções organizacionais. É assim crítico a existência de um sistema que permita a entrega de informação de gestão pertinente, credível e bem estruturada, de modo a permitir responder às principais questões colocadas por aqueles que têm responsabilidade em tomar decisões: Como estamos hoje? Como evoluímos? Como poderemos vir a estar no futuro? O Dashboard não é mais do que um painel de gestão - Tableau de Bord - essencialmente suportado em gráficos, capazes de comunicar instantaneamente e de forma eficaz, a performance organizacional. O Dashboard é sobretudo construído para que os gestores possam ter acesso, de forma continuada, ao ponto de situação do desempenho da sua instituição, percepcionando a informação mais relevante, de forma imediata e inteligente. Nos últimos anos, as técnicas de design têm estado à disposição do Dashboard, pelo que actualmente este constitui um instrumento renovador capaz de atrair os responsáveis das empresas através do seu design elegante e inovador.
Jorge Caldeira
"Este livro antecipa e prepara um futuro próximo, em que os conceitos de Dashboard e de visualização da informação quantitativa deixarão de causar surpresa e interrogação, representando algo de natural, útil e necessário a um mercado eficiente, a uma sociedade participativa e a uma democracia madura. O futuro é um problema de design e os Dashboards são os nossos painéis de controlo para uma viagem com sentido."
Diogo Vasconcelos
Distinguished Fellow / Cisco Systems International (London)
"Ao articular de forma feliz a divulgação dos Dashboards com os conselhos práticos para o seu desenho e implementação, este livro do Jorge Caldeira é uma referência para todos aqueles que procuram uma nova atitude na gestão de informação nas organizações, e uma obra de consulta obrigatória para quem anseia por soluções reais para monitorizar no dia-a-dia a performance organizacional."
Jorge Camões
Autor do; www.excelcharts.com
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Implementação do Balanced Scorecard no EstadoGerir a Performance Estratégica para a Criação de Valor Público Conseguir compreender rapidamente os aspectos essenciais da metodologia Balanced Scorecard e perspectivar a sua aplicação no ambiente dos organismos do Estado português. "O novo paradigma da administração pública, que reserva um particular enfoque ao incremento dos índices de eficiência, eficácia e qualidade dos serviços públicos, exige dos gestores a utilização de ferramentas e metodologias adequadas de controlo e de gestão estratégica. Nesta perspectiva, o Balanced Scorecard constitui, indubitavelmente, um precioso auxiliar de gestão para a tomada de decisão, na medida em que a sua correcta implementação permite definir, avaliar e monitorizar atempadamente os objectivos estratégicos delineados para as organizações." JORGE PROENÇA REIS, Subinspector-Geral, Autoridade de Segurança Alimentar e Económica "Associar aos exigentes desafios de gestão do quotidiano que se coloca à administração autárquica, a implementação de uma estratégia que permitirá transformar as cidades do futuro em locais de excelência, é uma missão difícil e exigente para a qual o Balanced Scorecard é um poderoso instrumento que pode e deve ser utilizado diariamente, como o autor nos mostra de um modo tão completo e eficaz". BRANCA GAMEIRO NEVES, Arquitecta Assessora Principal, Câmara Municipal de Lisboa e Gestora de Projectos. "O Balanced Scorecard constitui uma ferramenta muito importante para apoiar a gestão das organizações públicas e privadas. A adopção destes instrumentos por parte dos gestores é claramente uma mais valia face aos desafios diários com que estes se confrontam permanentemente". ANTÓNIO PIRES CAIADO, Revisor Oficial de Contas, Professor Universitário "A metodologia Balanced Scorecard é uma instrumento por excelência de gestão da performance e por consequência da gestão estratégica das organizações. A sua utilização dentro da esfera pública ou privada constitui sempre uma iniciativa da máxima relevância para o suporte da governação das instituições e dos seus activos mais importantes - as Pessoas". ANTÓNIO ALMEIDA, Quadro Superior do IAPMEI -
100 Indicadores da Gestão - Key Performance IndicatorsCom este livro, Jorge Caldeira deu um contributo valioso e necessário no campo da monitorização do desempenho dos dashboards e scorecards, bem como no domínio mais alargado da gestão da performance empresarial.Gary Cokins“Ter disponível em tempo útil a informação crítica e verdadeira sobre as realizações da nossa empresa é uma parte fundamental de um processo de gestão, para que o gestor possa tomar decisões mais rápidas e mais corretas. O Jorge Caldeira conseguiu, neste livro, apresentar de forma muito pratica uma sugestão de indicadores (KPI) que devem fazer parte dos nossos instrumentos de monitorização/controlo.”António SaraivaPresidente da CIP – Confederação Empresarial de Portugal Conheça os 100 indicadores mais utilizados na gestão das empresas. Saiba que tipo de informação dão, como se analisam, onde se vai buscar os dados para o seu cálculo, com que frequência devem ser apurados e como devem ser visualizados graficamente. “Os 100 INDICADORES DA GESTÃO” tem por objectivo central apresentar os principais indicadores utilizados pela gestão moderna na monitorização do desempenho das suas organizações. Procurou-se identificar os 10 principais KPI das 10 principais áreas de uma organização: Área Financeira, Tesouraria, Recursos Humanos, Sistemas de Informação, Projectos, Produção, Marketing, Marketing Digital, Armazém e Ambiente. “Os 100 INDICADORES DA GESTÃO” tem ainda como objectivos:• Explicar a utilidade dos indicadores para a gestão da organização.• Explicar a forma como os indicadores devem ser interpretados/analisados.• Apresentar os algoritmos de cálculo dos indicadores.• Identificar as fontes onde geralmente se encontram os dados que alimentam os indicadores.• Apresentar um exemplo de um possível gráfico que poderá ser utilizado para a visualização do resultado do indicador. -
Monitorização da Performance OrganizacionalPrefácioA envolvente política, económica e social em que a maior parte das instituições actua nos dias de hoje é caracterizada por fortes vectores de transformação, sejam elas públicas ou privadas. Hoje, a globalização assume-se definitivamente como o maior deles, alavancando de forma exponencial as relações entre as organizações. Se, por um lado, esta globalização oferece às organizações novas oportunidades de negócio, por outro lado, apresenta-lhes um vasto conjunto de novos desafios. Está assim criada a urgência destas organizações se manterem fortemente competitivas, necessitando para isso de inovar de forma sustentada e contínua e apresentar padrões cada vez mais elevados de qualidade nos produtos disponibilidades e serviços prestados aos seus clientes, procurando em simultâneo obter níveis de eficiência crescentes.Actualmente, para a grande maioria dos Gestores não restam dúvidas de que estes desafios impõem às suas organizações a necessidade de acreditar e utilizar cada vez mais a informação como factor decisivo para o sucesso organizacional. De resto, é evidente a utilização de novos instrumentos de gestão por parte destes Gestores, com o objectivo claro de apoiarem eficazmente a sua administração nos processos de crescimento em ambientes competitivos. Por seu lado, as organizações estão a tomar consciência da importância cada vez maior da necessidade de adopção de ferramentas informáticas que lhes permitam lidar diariamente com a informação necessária à Gestão com qualidade e eficácia. Deste modo, é possível relacionar os resultados operacionais com os objectivos estratégicos, isto é, por em prática a monitorização da estratégia da organização, permitindo, desta forma, uma prestação de contas aos stakeholders da organização mais rápida e transparente.Neste contexto, é inegável a actualidade e o interesse da presente obra, sendo notória a preocupação do seu autor em aprofundar a temática central da obra, a monitorização da performance organizacional, sem contudo descurar as temáticas que a envolvem. Desta abordagem, fruto da vasta experiência prática do autor nos temas em apreço, resulta a desejável integração da monitorização da performance organizacional no modelo, mais vasto, de gestão estratégica, sendo a sua importância correctamente equacionada e explicada. Assim, mais do que uma simples leitura desta obra, que, sem negligenciar conceitos teóricos essenciais, é eminentemente prática, recomendo vivamente a sua utilização como um guia para a construção e implementação de um modelo de monitorização da performance organizacional.PROF. AMÍLCAR JOSÉ MARTINS ARANTESVogal do Conselho Directivo do Instituto Nacional de Administração, I.P. -
100 Indicadores da Gestão - Key Performance IndicatorsCom este livro, Jorge Caldeira deu um contributo valioso e necessário no campo da monitorização do desempenho dos dashboards e scorecards, bem como no domínio mais alargado da gestão da performance empresarial. Alguns considerarão este livro como um primeiro passo na identificação dos KPI; mas o autor alerta os seus leitores para a importância das organizações adaptarem os seus KPI aos seus objectivos estratégicos. A extensiva lista de KPI abrange o espectro alargado de actividades relacionadas com os clientes, processos operacionais e recursos humanos, que têm como resultado os indicadores financeiros. No fundo, não tem que ver apenas com a monitorização dos resultados do dashboard ou do scorecard contra as metas, mas sim com adaptar os indicadores através de decisões e acções mais eficazes. -
Monitorização da Performance OrganizacionalPrefácio A envolvente política, económica e social em que a maior parte das instituições actua nos dias de hoje é caracterizada por fortes vectores de transformação, sejam elas públicas ou privadas. Hoje, a globalização assume-se definitivamente como o maior deles, alavancando de forma exponencial as relações entre as organizações. Se, por um lado, esta globalização oferece às organizações novas oportunidades de negócio, por outro lado, apresenta-lhes um vasto conjunto de novos desafios. Está assim criada a urgência destas organizações se manterem fortemente competitivas, necessitando para isso de inovar de forma sustentada e contínua e apresentar padrões cada vez mais elevados de qualidade nos produtos disponibilidades e serviços prestados aos seus clientes, procurando em simultâneo obter níveis de eficiência crescentes. Actualmente, para a grande maioria dos Gestores não restam dúvidas de que estes desafios impõem às suas organizações a necessidade de acreditar e utilizar cada vez mais a informação como factor decisivo para o sucesso organizacional. De resto, é evidente a utilização de novos instrumentos de gestão por parte destes Gestores, com o objectivo claro de apoiarem eficazmente a sua administração nos processos de crescimento em ambientes competitivos. Por seu lado, as organizações estão a tomar consciência da importância cada vez maior da necessidade de adopção de ferramentas informáticas que lhes permitam lidar diariamente com a informação necessária à Gestão com qualidade e eficácia. Deste modo, é possível relacionar os resultados operacionais com os objectivos estratégicos, isto é, por em prática a monitorização da estratégia da organização, permitindo, desta forma, uma prestação de contas aos stakeholders da organização mais rápida e transparente. Neste contexto, é inegável a actualidade e o interesse da presente obra, sendo notória a preocupação do seu autor em aprofundar a temática central da obra, a monitorização da performance organizacional, sem contudo descurar as temáticas que a envolvem. Desta abordagem, fruto da vasta experiência prática do autor nos temas em apreço, resulta a desejável integração da monitorização da performance organizacional no modelo, mais vasto, de gestão estratégica, sendo a sua importância correctamente equacionada e explicada. Assim, mais do que uma simples leitura desta obra, que, sem negligenciar conceitos teóricos essenciais, é eminentemente prática, recomendo vivamente a sua utilização como um guia para a construção e implementação de um modelo de monitorização da performance organizacional. PROF. AMÍLCAR JOSÉ MARTINS ARANTES Vogal do Conselho Directivo do Instituto Nacional de Administração, I.P. VER POR DENTRO Ver página inteira
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A Psicologia do DinheiroSer bem-sucedido com o dinheiro não tem necessariamente que ver com o que sabemos. E mudar hábitos é difícil, mesmo para pessoas muito inteligentes.O dinheiro - seja no investimento, nas finanças pessoais ou nas decisões de negócios - é normalmente explicado com base na matemática, em que fórmulas e dados nos dizem exatamente o que fazer. Mas na vida real as pessoas não tomam decisões financeiras a partir de uma folha de Excel. Fazem-no à mesa de jantar, numa sala de reuniões, e em tantas outras situações nas quais história pessoal - a nossa visão única do mundo -, ego, orgulho, marketing e incentivos estranhos se misturam.Em A Psicologia do Dinheiro, o multipremiado autor Morgan Housel partilha 19 histórias que exploram a estranha forma como as pessoas pensam sobre dinheiro e ensina-nos a compreender verdadeiramente um dos temas mais importantes das nossas vidas. -
Segredos da Mente Milionária - Aprenda a vencer transformando os seus conceitos sobre o dinheiro e adotando os hábitos das pessoas bem-sucedidas.Segredos da Mente Milionáriafoi escrito para todos aqueles que se questionam acerca do motivo pelo qual, certas pessoas trabalham arduamente durante anos para ganhar dinheiro e outras parecem enriquecer tão facilmente. Para o autor, tal não se deve a diferenças na educação, à inteligência,ao talento, a oportunidades, a métodos de trabalho, a contactos ou à sorte. A resposta está no modelo pessoal de dinheiro quetodos nós trazemos gravado no subconsciente.Para Eker, mesmo quando uma pessoa domina a área na qual se move profissionalmente, se o modelo de dinheiro que segue não estiver programado para um alto nível de sucesso, ele jamais enriquecerá.Neste livro, T. Harv Eker apresenta os princípios que regem uma mente milionária e um método infalível de administração do dinheiro. -
Bons HábitosMelhore como trabalha e se sente, criando bons hábitos.Todos temos hábitos. Alguns foram cuidadosamente construídos; outros simplesmente caímos neles. Alguns deles podem ajudar-nos a fazer o nosso trabalho ou a equilibrar os diversos aspetos das nossas vidas. Outros, contudo, podem atrasar-nos.Este livro explora como avaliar o seu comportamento para ver onde pode melhorar o seu humor e produtividade a um nível granular. Com recurso às mais recentes investigações psicológicas e conselhos práticos de especialistas em liderança, aprenderá a estabelecer hábitos saudáveis, a largar comportamentos tóxicos que o esgotam e a superar quaisquer bloqueios mentais que estejam a impedir a mudança. -
O Factor Humano na Decisão EmpresarialAs teorias financeiras ortodoxas ignoram as características pessoais dos gestores na tomada de decisões na empresa.Mas, quem já contactou com a realidade empresarial sabe que a personalidade dos gestores é fundamental nas escolhas realizadas. Na verdade, não são as empresas que tomam decisões; quem decide são os gestores que nelas trabalham.Neste livro mostra-se como o perfil psicológico e as experiências de vida dos gestores influenciam as suas decisões:- porque cometem erros de gestão?- porque se endividam?- porque distribuem dividendos?- porque adquirem outras empresas?- porque manipulam a informação e cometem fraudes?Conhecer a psicologia do gestor é essencial para compreender as suas escolhas e também para prever as decisões tomadas nas empresas concorrentes. -
As 48 Leis do PoderPara aqueles que querem ter poder, são espectadores do poder, ou querem escudar-se contra o poder…Há quem brinque com o poder e perca tudo num erro fatal. Há quem vá longe demais e quem não vá suficientemente longe. Há, no entanto, quem dê exactamente todos os passos certos e seja capaz de atrair a si o poder com uma perícia quase sobre-humana.Ao longo dos tempos, escritores e filósofos colocaram-se a seguinte pergunta: Quais as lições a aprender com os sucessos e fracassos dos nossos predecessores?Apesar de os vários escritos sobre poder a que hoje temos acesso se estenderem por um período de mais de três mil anos, constatamos que se repetem tendências e temas comuns - aqueles que apontam para uma essência de poder e que sugerem a existência de características capazes de regular o seu aumento. As 48 leis são intemporais e absolutas. -
Desistir - O Poder de Saber Quando Ir EmboraO sucesso não reside em insistir nas coisas. Reside em escolher a coisa certa na qual insistir, desistindo das restantes.Lancemos mãos à obra. Está na altura de reabilitar a desistência.Ao ler este livro, ficamos a saber porque é que a desistência deve ser celebrada e como é que esta pode transformar-se numa capacidade para desenvolver e enriquecer a nossa vida. -
Cálculo FinanceiroEsta obra tem por objectivo apresentar a lógica do raciocínio matemático na análise das operações financeiras de curto, médio ou longo prazo. As diversas matérias abordadas no livro são tratadas com a adequada profundidade teórica exigida à leccionação destas matérias no ensino superior, sem no entanto descuidar a vertente prática, tendo em atenção a sua utilização por um público menos exigente no desenvolvimento dos aspectos teóricos da matéria.Trata-se de uma obra didáctica que cobre as matérias fundamentais da disciplina de Cálculo Financeiro, o que a torna útil para a aprendizagem ou aprofundamento de conhecimentos dos responsáveis pela gestão financeira das organizações.Em todos os capítulos são apresentados exemplos retirados da realidade empresarial, por forma a facilitar uma melhor compreensão dos assuntos abordados.Inclui ainda dois formulários de consulta rápida, um para o cálculo financeiro e outro para o cálculo actuarial, a que se juntam as correspondentes tabelas, ainda muito úteis, apesar do desenvolvimento e fácil acesso aos meios computacionais. -
Gestão das OrganizaçõesAs organizações, em particular as empresas, defrontam-se actualmente com um ambiente global em permanente mudança, cada vez mais complexo, instável e imprevisível. Inovação, gestão do conhecimento, novas competências, descentralização, autonomia e colaboração são alguns dos vocábulos associadas às características da nova gestão que, em complexidade crescente, se traduz em novos desafios para os novos gestores, mas também para os docentes, alunos e candidatos a funções de gestão. Procurando ir ao encontro da nova realidade, nesta nova edição, além da actualização ou sistematização de alguns dos temas tratados em edições anteriores (com destaque para o planeamento, a motivação e as estruturas organizacionais) introduziu-se um novo capítulo sobre as tendências em gestão no século XXI e as competências exigidas aos novos gestores. Fundamentalmente pretende-se contribuir, ainda que modestamente, para uma melhor preparação dos interessados em atingir os melhores resultados nos crescentes, mas aliciantes, desafios colocados pela nova gestão. Edição totalmente a cores.