Partilhar

15 Histórias de Hábitos - Criadores de Moda em Portugal

Cristina L. Duarte

Sujeito a confirmação pelo editor



25,24 €
Wishlist Icon

Poderá gostar

Detalhes do Produto

Sinopse

15 Histórias de Hábitos – Criadores de Moda em Portugal é um livro sobre histórias de hábitos e sobre o traje, enquanto condutor de sentidos, num corpo que «fala» e que exprime a sua personalidade e a sua visão do mundo através do vestuário.

Protagonizadas por 15 criadores portugueses, pertencentes a diferentes gerações, estas histórias, abordadas de uma forma interdisciplinar, retratam o papel do criador de moda na sociedade contemporânea através de dois dispositivos literários: a biografia e a entrevista. Uma e outra completam-se para fazer o retrato não só da pessoa (as influências socio-artísticas, o culto da imagem, o papel da «vanguarda» e os ambientes urbanos em que se move), mas também da sua intervenção de fundo na moda em Portugal.

Cada um dos 15 capítulos é dedicado a um criador. No seu interior é desenvolvida uma narrativa que conduz o leitor através da teoria e do método que cada designer de moda desenvolve no seu trabalho. Ao longo das 220 páginas de 15 Histórias de Hábitos cruzam-se percursos, gostos, e influências e descobrem-se vivências partilhadas e laços de afinidade entre este grupo de pessoas cujo trabalho é representativo do universo da moda de autor em Portugal. Em cada uma das histórias surgem outros nomes (designers, fotógrafos e outros) intervenientes na cultura urbana e na moda, que têm inscrito as suas influências e acções no panorama nacional e internacional e que vão ajudando a construir a trama da história da moda nacional no pós 25 de Abril de 1974.

Ler mais

Autor

Cristina L. Duarte

Cristina L. Duarte (Lisboa, 1961) é licenciada em Sociologia pela Universidade Nova de Lisboa, a autora tem dedicado uma atenção profunda e persistente aos acontecimentos relacionados com a moda em Portugal. Começou por leccionar entre 1987 e 1989 as disciplinas de Sociologia da Moda e Traje Regional Português, desenvolvendo uma intensa actividade como jornalista e produtora de moda em publicações como Blitz, O Independente, Expresso, Visão, Ler, Público, Atlantis, Elle, Vogue - e noutros títulos já extintos, como os semanários Se7e, Face, ou a revista Ícon. Os seus livros publicados anteriormente, Ana Salazar - Uma Biografia Ilustrada (Lisboa, Temas e Debates, 2002) e 15 Histórias de Hábitos - Criadores de Moda em Portugal (Lisboa, Quimera, 2003), são um reflexo da sua observação sobre o fenómeno da moda de autor.

Assinou crónicas radiofónicas e trabalhou como estilista de imagem - para o magazine cultural Pop-Off (RTP 2) em 1992/93 - mas sobretudo, como guionista, tendo sido responsável pela edição de textos para várias emissões televisivas. Entre 1998 e 2000 foi responsável pela comunicação do Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR) e, posteriormente, desenvolveu outros projectos na área da divulgação institucional. Em 2001, co-fundou com Jorge P. Pires a empresa A Ventura Humana - Comunicação, Audiovisual e Multimedia, vocacionada para a concepção, produção e edição de conteúdos multimédia e audiovisuais de matriz cultural.

Ler mais
Search engine powered by ElasticSuite