A presente obra constitui um guia prático do processo de contratação pública emergente do Código dos Contratos Públicos (CCP) com especial incidência na contratação por via electrónica. Numa primeira parte, começaremos por dar a conhecer ao leitor uma nova realidade, a contratação pública electrónica. Assim, serão apresentados alguns conceitos e casos práticos, tanto a nível nacional como internacional, de uma forma simples e pragmática, muito acessível ao leitor que não tem tempo para exaustivas explicações. Do mesmo modo, serão também explicadas as principais novidades que o novo CCP irá trazer e quais os principais desafios que enfrentam as entidades públicas e privadas, neste novo quadro legal. Numa segunda parte, o Guia do Código dos Contratos Públicos, apresenta um conjunto de esquemas remissivos e integrados para os artigos do CCP que ajudarão todos os intervenientes no processo de contratação pública a utilizar o mesmo. Mais ainda, incluímos também a versão integral do Código dos Contratos Públicos, e toda a legislação auxiliar da contratação pública electrónica (os diplomas que regulam a assinatura electrónica e o regime da Agência Nacional de Compras Públicas).
Índice
Introdução
Parte l - A Contratação Pública Electrónica
Capítulo I - O advento da Contratação Pública Electrónica
Capítulo II - As Plataformas Electrónicas, o e-Sourcing e o e-Procurement
Capítulo III - Desafios na Implementação de Plataformas Electrónicas de Contratação Pública
Capítulo IV - Experiências Nacionais
Capítulo V - Experiências Internacionais
Capítulo VI - O Código dos Contratos Públicos
Capítulo VII - Segurança da Informação
Parte II - O Guia do Código dos Contratos Públicos
Tabela 1 - Tipo de Entidades Adjudicantes
Tabela 2 - Tipos de Procedimentos
Tabela 3 - Escolha do Tipo de Procedimento em Função do Valor
Tabela 4 - Adopção do Ajuste Directo Independentemente do Valor do Contrato
Tabela 5 - Procedimento por Ajuste Directo
Tabela 6 - Procedimento por Concurso Público
Tabela 7 - Procedimento por Concurso Prévia Qualificação
Tabela 8 - Procedimento por Procedimento de Negociação
Tabela 9 - Procedimento por Diálogo Concorrencial
Parte III - Legislação
Decreto-Lei n.° 18/2008 de 29 de Janeiro
Decreto-Lei n.° 62/2003 de 3 de Abril
Decreto-Lei n.° 37/2007 de 19 de Fevereiro
Licenciado e Mestre em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Advogado da Sociedade de Advogados PLMJ. Integrou como perito o Steering Group for Enterprise and Industry Directorate General Studies on E-Business Legislation, da Comissão Europeia.
É co-autor da obra Legislação e Mecanismos de Regulamentação do Negócio Electrónico, Porto, SPI/Principia, 2006.
Jorge Cruz Macara
Licenciado em Gestão e Engenharia Industrial pelo ISCTE. Gerente da VORTAL para o Sector Público, lidera os projectos de implementação da plataforma electrónica de contratação vortalGOV em Entidades Públicas e em Empresas com Capitais Públicos. É orador convidado em diversos seminários, conferências e cursos.
Manuel Lopes Rocha
Advogado e sócio da sociedade de advogados PLMJ Advogados, SP, RL. Autor e coautor de diversas obras sobre Direito de Propriedade Intelectual e Tecnologia. É membro do Comité Editorial da revista Propriétés Intellectuelles, da Direção Científica da revista Propriedades Intelectuais e integra a Comissão de Propriedade Intelectual da ICC Portugal (International Chamber of Commerce / Câmara de Comércio Internacional).
Apresenta-se uma edição revista e atualizada, que contempla as últimas alterações aos diplomas que integram a presente coletânea.Começamos por destacar a profunda alteração ao Estatuto da Ordem dos Advogados, levada a cabo pela Lei nº 6/2024, de 19 de janeiro, adequando-o ao disposto na Lei nº 2/2013, de 10 de janeiro, que estabelece o regime jurídico de criação, organização e funcionamento das associações públicas profissionais, na redação que lhe foi dada pela Lei nº 12/2023, de 28 de março.O regime jurídico da constituição e funcionamento das sociedades de profissionais que estejam sujeitas a associações públicas profissionais, aprovado pela Lei nº 53/2015, de 11 de junho, foi também alterado pela referida Lei nº 12/2023, de 28 de março, e pela Lei nº 64/2023, de 20 de novembro.Uma última nota para Lei nº 10/2024, de 19 de janeiro, que aprovou o regime jurídico dos atos de advogados e solicitadores, revogando Lei nº 49/2004, de 24 de agosto, que define o sentido e o alcance dos atos próprios dos advogados e dos solicitadores e tipifica o crime de procuradoria ilícita.
Após a última edição desta obra, o Código do Procedimento Administrativo foi alterado, em vários dispositivos, pelo Decreto-Lei n.º 11/2023, de 10 de fevereiro, que procedeu à reforma e simplificação dos licenciamentos ambientais.
A presente colectânea de legislação tem como propósito fundamental disponibilizar um conjunto de diplomas estruturantes e relevantes no domínio do Direito Administrativo de forma agregada, destacando-se, muito particularmente, o facto de coligir a legislação que regula o exercício de poderes públicos em matéria de tecnologia. Não obstante poder ter como destinatários advogados, solicitadores, juízes e, em geral, juristas ou não juristas que contactem com o Direito Administrativo, trata-se de uma obra dirigida, essencialmente, aos alunos de licenciatura e mestrado em Direito, destacando-se aqui como destinatários primordiais os alunos da Unidade Curricular de Direito Administrativo I da Universidade Autónoma de Lisboa.
ÍNDICE (abreviado)CAPÍTULO I – ProcuraçõesCAPÍTULO II – AtasCAPÍTULO III – EstatutosCAPÍTULO IV – Contratos de PromessaCAPÍTULO V – Contratos Civis e ComerciaisCAPÍTULO VI – EmpreitadaCAPÍTULO VII – Acordos ParassociaisCAPÍTULO VIII – ArrendamentoCAPÍTULO IX – CondomínioCAPÍTULO X – LaboralCAPÍTULO XI – FamíliaCAPÍTULO XII – Ações JudiciaisCAPÍTULO XIII – Procedimento CautelarCAPÍTULO XV – CrimeCAPÍTULO XVI – ContraordenacionalCAPÍTULO XVII – ExecutivoCAPÍTULO XVIII – Minutas de Interesse Geral
A nova publicação tem em conta os pequenos ajustes introduzidos no CPTA decorrentes da Lei nº 56/2021 de 16 de Agosto, que alterou o artigo 26.º, mandando aplicar à distribuição eletrónica dos processos e demais documentos sujeitos a distribuição, com as necessárias adaptações, o Código de Processo Civil, e da Lei nº 30/2021, de 21 de Maio, que procedeu a alteração dos artigos 102.º e 103.º-A, tendo encurtado alguns dos prazos em sede das ações do contencioso pré-contratual.
Abrangendo a presente obra a maioria das temáticas que rodeiam a disciplina que tem como objecto o Direito Processual Administrativo, a mesma consubstancia um elemento de estudo prático da disciplina de Direito Administrativo II. Em virtude da necessidade de elementos que pudessem auxiliar o nosso ensino na referida disciplina, elaborámos um conjunto de casos – numa solução de compromisso entre a opção pela apresentação de hipóteses resolvidas e uma mera compilação de casos práticos – que viessem a servir de ponto de discussão e análise crítica para a maioria das nossas aulas. A inspiração directa em casos recentes e/ou polémicos da jurisprudência, os quais se encontram aqui compilados, permite, igualmente, aos profissionais que lidem com o Direito Administrativo interessar-se pela texto que agora se dá à estampa.
Esta quarta edição visa atualizar a presente coletânea de legislação na sequência e em consequência da décima segunda ao Código dos Contratos Públicos (Decreto-Lei n.º 18/2008, de 29 de janeiro), efetuada pelo Decreto-Lei n.º 78/2022, de 7 de novembro, diploma que alterou também a Lei n.º 30/2021, na parte em que aprovou as denominadas medidas especiais de contratação pública, e ainda o Decreto-Lei n.º 60/2018, de 3 de agosto, que procedeu à simplificação de procedimentos administrativos necessários à prossecução de atividades de investigação e desenvolvimento.
A revisão dos quadros legais que regem o Direito dos Contratos Públicos já se tornou habitual entre nós, mesmo volvido apenas um ano após uma revisão expressiva do regime geral de formação e execução de contratos públicos. De registar que, no âmbito do Código dos Contratos Públicos, o Decreto-Lei n.º 78/2022 alterou relevantes disposições legais relativas à formação e à execução dos contratos públicos, introduzindo modificações em diversas matérias: eis o que sucede, inter alia, com os critérios materiais de adoção do ajuste direto, do procedimento de negociação e do diálogo concorrencial; mas também com o regime dos contratos reservados, as causas de exclusão e os casos de possibilidade de suprimento de irregularidades das propostas, os fatores que integram o critério de adjudicação, as obrigações e aos prazos de garantia, a resolução dos contratos pelo contraente público, os trabalhos complementares e o regime laboral dos trabalhadores afetos à execução de contratos de concessão
A presente coletânea de legislação destina-se, no essencial, a fornecer aos alunos os materiais necessários, facilmente transportáveis e manejáveis, para o acompanhamento das matérias lecionadas na(s) unidade(s) curricular(es) de Direito do Urbanismo e/ou do Ambiente. Não obstante, pode igualmente constituir uma importante ferramenta de trabalho para todos os interessados e operadores jurídicos nestas matérias.Dada a finalidade iminentemente pedagógica desta coletânea, e sem prejuízo de outros diplomas igualmente relevantes, as disposições e textos normativos selecionados correspondem, fundamentalmente, ao programa de estudos das referidas unidades curriculares, nesta 2.ª edição, aproveitamos a ocasião para proceder à atualização de disposições e textos normativos, nomeadamente do Regime de Acesso à Informação Administrativa e Ambiental e do Regime Jurídico dos Instrumentos de Gestão Territorial, bem como à adição da nova Lei de Bases do Clima, de singular importância na atualidade.Mercado alvo ou preferencial:
- Estudantes de Direito, Solicitadoria, Geografia e Planeamento e Proteção Civil
- Magistrados
- Juristas
- Advogados
- Solicitadores
- Arquitectos
- Engenheiros