Partilhar

15,00 €
Wishlist Icon

Poderá gostar

Detalhes do Produto

Sinopse

A LUAR veio regar as convicções na luta pela Liberdade de muitos jovens que não se reviam nas forças da oposição que gravitavam em redor das superpotências que promoviam a guerra fria.

A generosidade e a dedicação dos seus membros na luta pelo derrube da ditadura, veio alimentar os seus sonhos mas também fazer ressuscitar a esperança que se iria enraizar no imaginário do povo português.

Mas o extraordinário nesta organização de resistência armada, é que foi a única que prestou contas da acção política que desenvolveu e foi também a única que na sua acção de resistência armada contra a ditadura, não conta com um único crime de sangue no decurso da sua existência. Por essas e tantas outras razões, passados cem anos do nascimento de Palma Inácio, o recordamos, e recordamos também todos os seus companheiros de resistência à ditadura, felizmente derrubada em 25 de Abril de 1974.


Ler mais

Autor

Luís Vaz

Luís Vaz nasceu na freguesia de Alvite, concelho de Cabeceiras de Basto.

Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e mestre em Cultura e Mentalidades.

Doutor em Estudos Portugueses pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Condecorado com a medalha Grau-Ouro pelos municípios de Cabeceiras de Basto e de Lisboa pelos serviços prestados à causa pública.

Homenageado pelo Município de Cabeceiras de Basto com a atribuição do seu nome a um Largo da Freguesia de Alvite.

É sócio da Associação Portuguesa de Escritores.

Autor das seguintes obras: Folhas de Outono; O Foral de Cabeceiras de Basto; Luto na Aldeia; Etnografia da Região de Basto; História do Património Escultórico em Arroios; Clericais e Livre Pensadores: O Grande Confronto; O Pensamento Anticlerical de Brito Camacho; Centro Escolar Republicano da Ajuda: Cem Anos ao Serviço da República (1906-2006); As Mortes que Mataram a Monarquia; A Educação Racionalista; Palma Inácio e o Golpe dos Generais (1947); Palma Inácio e o Desvio do Avião (1961); Palma Inácio e o Assalto ao Banco de Portugal da Figueira da Foz (1967); Simões Coimbra — Mistérios antigos, Marinha, Maçonaria.


Ler mais
Search engine powered by ElasticSuite