"Os idosos de hoje não só são mais saudáveis, mas também mais instruídos, e sê-lo-ão, cada vez mais, no futuro. (...) Mais saudáveis, mais longevas, mais instruídas, tais serão as novas gerações dos idosos. Em relação às gerações anteriores, de tal modo é diferente a sua velhice que poderá considerar-se uma nova velhice. E serão os sujeitos desta nova velhice que constituirão a nova clientela para a educação.
Foi a pensar nesta nova clientela que este livro foi escrito. Preocupação sempre presente no nosso discurso foi a de debater questões, de relevância para a educação, por certo, mas que, ao mesmo tempo, constituíssem terreno onde se pudessem combater estereótipos prejudiciais aos idosos e à sociedade. Se conseguirmos, com esta obra, trazer um modesto contributo para o progresso da referida causa, já nos daríamos por muito satisfeitos."
CONTEÚDO:
Capítulo I. De que falamos? Capítulo II. Saudáveis na velhice? Capítulo III. Capacidades cognitivas: mudanças com a idade Capítulo IV. Aposentação: um espaço de desenvolvimento pessoal Capítulo V. Felizes na velhice? Capítulo VI. Envelhecimento produtivo
António Simões nasceu na freguesia e concelho de Alvaiázere, no distrito de Leiria.
Licenciou-se em Pedagogia pela Universidade Salesiana de Roma e, posteriormente, em Ciências da Educação, pela Universidade de Lovaina (Bélgica). Nesta Universidade iniciou os trabalhos de redacção da sua tese de doutoramento, que acabou por apresentar na Universidade de Coimbra (foi o primeiro doutoramento em Ciências da Educação conferido pelas universidades portuguesas). A sua área de interesses de investigação e docência tem-se concentrado em torno das temáticas da educação permanente e, mais concretamente, da psicologia e educação de adultos. Neste domínio, tem publicadas várias dezenas de trabalhos. Também por sua iniciativa, foi criado o NAPFA - Núcleo de Assistência Psicológica e de Formação de Adultos - da Faculdade de Psicologia e de Ciências de Educação da Universidade de Coimbra, do qual tem sido até hoje o responsável.
Imagens nunca antes publicadas e histórias até hoje desconhecidas dão-nos a conhecer um outro Eusébio desde os primeiros pontapés na bola até ao dia do seu desaparecimento. A história da vida do Pantera Negra mistura-se, neste livro, com a história do Portugal de então.A relação umbilical com o Benfica, os êxitos com a equipa das quinas, a impossibilidade de se transferir para o estrangeiro, a história rocambolesca da sua vinda para Lisboa, tudo isso, e muito mais, pode ser lido nestas páginas.
Este é o segundo livro do Coronel Capelão António Francisco Gonçalves Simões, que ultimamente muito tem contribuído para a história do Ordinariado Castrense em Portugal. Neste volume, o Autor presta homenagem aos capelães do 2.º Curso de Capelães realizado na Academia Militar (1968), ao mesmo tempo que faz ainda memória dos capelães que participaram, há cem anos, nas campanhas da Grande Guerra, em França. Depois, recorda a fé dos militares madeirenses que partiram em missões de serviço no Ultramar, nomeadamente através das imagens que as suas Companhias levavam e de que se constituiu um museu no RG 3 (S. Martinho).
Imagens nunca antes publicadas e histórias até hoje desconhecidas dão-nos a conhecer um outro Eusébio desde os primeiros pontapés na bola até ao dia do seu desaparecimento. A história da vida do Pantera Negra mistura-se, neste livro, com a história do Portugal de então. A relação umbilical com o Benfica, os êxitos com a equipa das quinas, a impossibilidade de se transferir para o estrangeiro, a história rocambolesca da sua vinda para Lisboa, tudo isso, e muito mais, pode ser lido nestas páginas.António Simões nasceu em Angola a 30 de outubro de 1963. Entrou no jornalismo a correr pela mão de Moniz Pereira. Nunca quis ser historiador, mas sempre quis contar histórias. Aprendeu a arte no jornal A Bola, para onde entrou em 1985. Ganhou por cinco vezes o Troféu Gandula e por duas o Prémio Vítor Santos do Clube de Jornalistas do Porto. Editou A Bola ? Edição Especial e Bola 7. Foi enviado especial aos Jogos Olímpicos de Atlanta, Sydney, Atenas, Pequim e Londres ? e a todas as edições de Campeonatos do Mundo de Atletismo desde 1987. A cobertura de Atlanta-1996 deu-lhe Prémio IBM de reportagem. Através de A Bola, escreveu e editou 50 Anos de Desporto em Portugal; Glória e Vida de Três Gigantes ? história do FC Porto, do Benfica e Sporting; 100 Figuras do Futebol Português; Os Maiores Clubes do Mundo; Equipamentos com História; Recordes e Campeões; Sporting ? a Taça das Taças. No âmbito das comemorações do Centenário da República, uma série de 12 suplementos de A Bola valeram-lhe o Prémio Nacional de Reportagem Norberto Lopes. Desse trabalho, cruzando os dois mundos, nasceu um livro: Desporto com Política ? nos 100 Anos da República.Ver por dentro:
A epidemiologia é, atualmente, uma área fundamental na formação na área das ciências da saúde. Seja a nível laboratorial ou de saúde pública, as aplicações da epidemiologia são variadas, ajudando a compreender como se distribuem os fenómenos relacionados com a saúde e a doença e os seus determinantes. Resultado da prática de ensino da epidemiologia, este livro abrange os aspectos essenciais da epidemiologia, nomeadamente no que diz respeito ao método epidemiológico e aos seus pressupostos, aos principais desenhos de estudo e às medidas de frequência e de associação e risco. Aborda, ainda, as questões da causalidade em saúde. Com uma maior preponderância da epidemiologia observacional, analisam-se, ainda, as questões éticas inerentes à investigação epidemiológica e apresenta-se um guia prático para a elaboração de projetos de investigação tendo por base as orientações internacionais mais recentes.
Visando retraçar, analisar e compreender a relação entre Bissaya-Barreto, a Medicina e Cirurgia, a presente tese parte de um quadro teórico e conceptual, incluindo o tema, a problemática, o objeto de estudo, a historiografia, fontes e metodologia, delimitação cronológica e estrutura.
A avaliação da ingestão alimentar requer a quantificação da porção de cada alimento consumido. Obteve-se a porção média de alimentos a partir de pesagens efetuadas por um grupo constituído por cinco nutricionistas.À semelhança da segunda, a presente edição do manual resulta da necessidade de adicionar novos alimentos e de reformular alguns valores de alimentos já apresentados. Adicionalmente, são apresentadas outras formas de apresentação, visando responder às necessidades demonstradas por utilizadores das edições anteriores, nas diferentes áreas de aplicação deste manual.