Amadeo de Souza Cardoso - Fotobiografia
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Este é o primeiro volume do "Catálogo Raisonné" de Amadeo de Souza-Cardoso, editado pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Assírio & Alvim. Aqui, o artista dá lugar ao homem. Conhecerá algumas das suas obras e desenhos, mas também as coisas que compunham o seu dia-a-dia: cartas, fotografias, notas à margem... Um olhar mais íntimo pela vida, tão curta, deste pintor português.
| Editora | Assírio & Alvim |
|---|---|
| Coleção | Arte e Produção |
| Categorias | |
| Editora | Assírio & Alvim |
| Negar Chronopost e Cobrança | Não |
| Autores | Amadeo de Souza-Cardoso |
Amadeo de Souza-Cardoso
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Diálogo de Vanguardas“Amadeo de Souza-Cardoso serviu bem muitas das vontades míticas por cá existentes entre a genialidade precoce, vertiginosa e finalmente desentendida pela pertença periférica do artista, e as apressadas qualificações da obra como um epigonismo voraz e pouco mais. Amadeo oscilou, nestas qualificações e desqualificações, entre o jovem imigrante e o aristocrata rural e possidente, mesmo até certo ponto arrogante, como se essas variáveis tipológicas tão portuguesas e tão universais pudessem trazer a menor réstia de luz para entender a obra.[...] Não é um momento de ‘Entfremdung’, à maneira hegeliana, o que irá acontecer aqui, porque a existência e o valor da obra não estão minimamente em causa, antes se procura uma medida mais conforme para o seu reconhecimento.Os textos, de modo diferente, e como se desejou, embora reencontrem um Amadeo próximo dos seus modelos hermenêuticos tradicionais, tantas vezes repetidos, de vertigem, voragem e talento, ultrapassam-nos, assinalando aquilo em que ele é diferente, original e significativo. E são essas características que, para lá da superfície necessariamente tumultuosa do seu presente artístico mais imediato, lhe dão, por mérito inquestionável, um lugar adequado e imprescindível na arte do seu tempo.”Jorge Molder -
Amadeo de Souza-Cardoso - PinturaEste livro foi publicado por ocasião da exposição «Amadeo de Souza Cardoso 1887-1918», organizada pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Réunion des Musées Nationaux - Grand Palais, em Paris, de 20 de Abril a 18 de Julho de 2016. La Légende de Saint Julien lHospitalier é um manuscrito ilustrado de Amadeo de Souza-Cardoso, a partir do texto de Gustave Flaubert, pertencente à colecção do Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian. -
XX Dessins de Amadeu de Souza-CardosoEsta edição fac-similada do álbum XX Dessins, de Amadeo de Souza-Cardoso (1912), foi publicada por ocasião da exposição «Amadeo de Souza Cardoso 1887-1918», organizada pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Réunion des Musées Nationaux - Grand Palais, em Paris, de 20 de Abril a 18 de Julho de 2016. «Cardoso não procede de ninguém, nem mesmo de Deus. Criou um mundo totalmente novo. A natureza, os seres vivos, animais ou criaturas humanas, flora e fauna, tudo saiu do seu cérebro de lírico alucinado. Como afirma, com razão, Jérôme Doucet, “trata-se de construções arquitecturais tão libertas de convenções, que poderiam ser habitantes ou construções de outro planeta”. -
La Legende de Saint Julien l' HospitalierLivre publié à loccasion de lexposition «Amadeo de Souza Cardoso 1887-1918», organisé par la Fondation Calouste Gulbenkian et la Réunion des Musées Nationaux - Grand Palais, à Paris, 20 Avril à 18 Juillet 2016. La Légende de Saint Julien lHosp it alier est un manuscrit illustré de Amadeo de Souza Cardoso, du texte de Gustave Flaubert, appartenant à la collection du Centre dArt Moderne de la Fondation Calouste Gulbenkian. -
XX Déssins (edição fac-similada)Em 1912, Amadeo de Souza-Cardoso concebeu, em Paris, um álbum composto por 20 gravuras, reproduções de desenhos a tinta-da-china concebidos ao longo dos meses anteriores. Publicados em edição de autor, numa tiragem total de 530 exemplares, os XX Déssins tornaram-se um dos primeiros grandes momentos de afirmação internacional do artista português. Por ocasião do centenário da morte de Amadeo, a Ponto de Fuga reedita esta obra de referência, numa edição que reproduz fielmente o álbum original.Impressos em fine paper de 250 gramas e acondicionados numa capa cartonada com acabamento à mão, os XX Déssins regressam em todo o seu esplendor. -
Cair no Coração de Uma Flor - Cartas (1906-1918)Autor de uma obra plástica visionária que tem atraído milhares de visitantes a exposições, Amadeo de Souza-Cardoso foi também um extraordinário epistológrafo, como atestam as mais de duzentas cartas que escreveu - à família, à companheira, a amigos, a outros artistas - e que chegaram até nós. Determinante para o estudo aprofundado, nos últimos anos, da sua vida e obra, esse acervo nunca tinha sido objeto de uma edição integral como a que agora se apresenta. Nela se reúnem todas as cartas escritas entre novembro de 1906, momento decisivo em que Amadeo partiu para Paris, onde se integrou nas vanguardas internacionais do início do século XX, e as semanas que antecederam a sua morte, aos 30 anos, em outubro de 1918. Um século depois, este livro vem revelar, num registo ora quotidiano, ora profundamente íntimo, a demanda espiritual de um homem que se predestinou a deixar atrás de si «uma prova forte de existência»: «É preciso ser gigante para ser gota de orvalho. Depois de abraçar a terra, mergulhar no mar, transformado em nuvem comandar uma batalha de raios, cair muito alto, das alturas, no coração de uma flor, a nossa alma, gota celeste, desaparece num fino raio de sol.» -
XX Déssins (postais: edição fac-similada em miniatura)Em 1912, Amadeo de Souza-Cardoso (1887–1918) produziu, em Paris, 530 exemplares de um álbum de gravuras, composto a partir de vinte desenhos a tinta da China concebidos ao longo dos meses anteriores. À época, os XX Déssins tornaram-se um dos primeiros grandes momentos de afirmação internacional do artista português. Esta coleção de postais, com tiragem numerada, reproduz fielmente, em miniatura, o álbum original.
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Jonas Savimbi - O Homem e a ObraEste livro, Jonas Savimbi - o Homem e a Obra, foi escrito na base da experiência política do autor, tendo-se também apoiado numa vasta bibliografia e em testemunhos de diversas personalidades. O autor foca a sua principal atenção no percurso político do Dr. Jonas Malheiro Savimbi, ao longo de uma fase muito turbulenta da História recente de Angola. Contudo, o livro dá também espaço a uma quantidade enorme de personalidades nacionais e estrangeiras que, de uma maneira ou de outra, influenciaram o trajecto político de Jonas Savimbi. No decorrer destas páginas, o autor dá um contributo às respostas de perguntas muito pertinentes: Porque é que, em 1975, não foi possível proclamar-se a independência do país num ambiente de paz e harmonia entre todos os angolanos? Afinal, nas negociações que levaram aos Acordos de Bicesse de 1991, que grandes diferenças havia entre a UNITA e o Governo da República Popular de Angola? Como foi possível a Jonas Savimbi lutar tantos anos na mata? Porque é que – ao contrário do que muita gente pensava – com a morte de Jonas Savimbi em 2002, a UNITA não desapareceu? Dos diversos objectivos perseguidos na luta de Jonas Savimbi, quais são os que ainda hoje são actuais? Em resumo, esta obra oferece uma visão detalhada e perspicaz de um período importante da história angolana, sendo recomendada para leitores interessados no tema.
