Podemos assim dizer que a aprendizagem é tida como uma capacidade dinâmica que sustenta a expressão das restantes capacidades dinâmicas. Este livro procurou explorar a visão estratégica baseada nos recursos, sobretudo mostrando como os domínios da gestão do conhecimento e da aprendizagem organizacional podem ser uma poderosa ferramenta influenciadora de mudança organizacional, trazendo uma vida nova a organização e à cadeia processual da empresa no processo de mudança, provando que uma gestão eficiente dos recursos pode ser o principal foco de vantagem competitiva. O livro interessa ainda a todos aqueles que acreditam que na gestão das empresas o mais importante é a criação e a gestão do conhecimento. Ao longo do livro os diferentes aspetos relacionados com o conhecimento serão tratados e é de realçar a importância do conceito "ba". "Ba" é onde tudo o que é relacionado com o conhecimento acontece e sem um bom "ba" tudo se perde.
Nasceu no Algarve (Portugal). Doutorado em Gestão de Empresas pela Bergishe Universitat Wuppertal (Alemanha), tem artigos publicados em diversas revistas especializadas pelo mundo e é autor e coautor de vários livros no âmbito da estratégia organizacional, gestão da qualidade, culturas asiáticas de gestão e culturas africanas de gestão e governabilidade organizacional. Como professor catedrático no ISCTE, é o coordenador do programa doutoral em Gestão Geral, Estratégia e Desenvolvimento Empresarial, coordenador do Programa do DBA e, investigador principal do projeto PTDC/AFR/72258/2006 financiado pela Fundação de ciência e Tecnologia (FCT). Entre 1991 e 1999 foi ainda diretor da Faculdade de Gestão de Empresas da universidade de Macau e Presidente do Departamento de Gestão no ISCTE entre 2001 e 2005. No ISCTE leciona ainda nos programas de DBA - Doctor of business administration, do mestrado em gestão e de mestrados temáticos em Estudos Chineses, sendo ainda coordenador de várias unidades curriculares no âmbito da gestão geral no mesmo instituto.
Renato Lopes da Costa
Renato Lopes da Costa nasceu em Lisboa, embora tenha sido a sul do Tejo que tenha aprendido a crescer e a saborear a alegria da vida. Doutorando no ISCTE, com artigos científicos publicados nas áreas de gestão geral, consultoria e controlo de gestão, e atualmente professor do ISCTE, onde leciona Gestão Organizacional e Estratégia.
Este livro procurou explorar exatamente estes pressupostos, mostrando de que forma o Outsourcing pode ser uma poderosa ferramenta influenciadora de mudança organizacional, trazendo uma vida nova a organização e a cadeia processual da empresa através da descentralização no exterior de atividades que não são chave no conjunto de competências distintas da empresa, provando que uma gestão eficiente dos recursos pode ser o foco de vantagem competitiva, quer pela redução de custos fixos, quer ainda, pelos possíveis ganhos de eficiência que podera o ser obtidos pela libertação de tempo aos executivos, que poderão dedicar-se mais atentamente ás competências centrais da empresa, reforçando-as e aumentando a competitividade dos seus produtos/serviços.
A linguagem de gestão é omnipresente. Os mais obtusos conceitos de gestão são referenciados diariamente nos meios de comunicação e muitas vezes em inglês, numa tentativa de reforçar a sua importância. O cidadão comum desliga e continua na sua vida, mas alguns cidadãos prestam atenção e muitas vezes ficam baralhados face a avalanche de conceitos, numa só frase e muitas vezes contraditórios.
Este livro é um produto de um projeto de investigação intitulado ?Disseminação dos conceitos de gestão através de histórias tradicionais?. O projeto utiliza, para além das histórias tradicionais, situações vividas pelos membros do grupo de investigação. O objetivo do projeto é explicar a linguagem de gestão ao cidadão comum e a alunos de outras áreas, tomando como base histórias bem conhecidas. Pretendemos demonstrar que podemos encontrar os conceitos de gestão no nosso dia a dia, pois nas ciências sociais a teoria emana da observação do que se passa ao nosso redor.
A linguagem de gestão é omnipresente. Os mais obtusos conceitos de gestão são referenciados diariamente nos meios de comunicação e muitas vezes em inglês, numa tentativa de reforçar a sua importância. O cidadão comum desliga e continua na sua vida, mas alguns cidadãos prestam atenção e muitas vezes ficam baralhados face a avalanche de conceitos, numa só frase e muitas vezes contraditórios.Este livro é um produto de um projeto de investigação intitulado «Disseminação dos conceitos de gestão através de histórias tradicionais». O projeto utiliza, para além das histórias tradicionais, situações vividas pelos membros do grupo de investigação. O objetivo do projeto é explicar a linguagem de gestão ao cidadão comum e a alunos de outras áreas, tomando como base histórias bem conhecidas. Pretendemos demonstrar que podemos encontrar os conceitos de gestão no nosso dia a dia, pois nas ciências sociais a teoria emana da observação do que se passa ao nosso redor."