Este livro revela o modo como o cinema de Howard Hawks ganha projeção crítica nos anos cinquenta do século passado no contexto do cinema clássico americano abrangendo cinco décadas. Nele reflete-se sobre a influência que o realizador exerceu e exerce sobre o cinema americano posterior até à atualidade, motivo pelo qual ao falar deste nome incontornável falamos também de uma cinematografia importante, que não cessa de se renovar mesmo se continuando a apresentar-se aos olhos dos espectadores de todo o mundo como hegemónica. O contexto do cinema clássico apresenta-se também na sua relação com a pintura do século XIX, alguma cultura mais pop e sobretudo o meio literário ao qual o cinema, em particular o cinema clássico americano, foi buscar a sua inspiração incontornável: a geração perdida.
Este livro revela o modo como o cinema de Howard Hawks ganha projeção crítica nos anos cinquenta do século passado no contexto do cinema clássico americano abrangendo cinco décadas. Nele reflete-se sobre a influência que o realizador exerceu e exerce sobre o cinema americano posterior até à atualidade, motivo pelo qual ao falar deste nome incontornável falamos também de uma cinematografia importante, que não cessa de se renovar mesmo se continuando a apresentar-se aos olhos dos espectadores de todo o mundo como hegemónica. O contexto do cinema clássico apresenta-se também na sua relação com a pintura do século XIX, alguma cultura mais pop e sobretudo o meio literário ao qual o cinema, em particular o cinema clássico americano, foi buscar a sua inspiração incontornável: a geração perdida.
Neste livro o autor tenta estar à altura do cineasta que nos seus filmes procura estar à altura dos personagens que filma e do que lhes acontece, primeiro em filmes de ficção, depois em filmes que se movem na fronteira entre o documentário e a ficção. Personagens que por sua vez querem estar à altura do que a eles lhes acontece. Portanto este é um livro que trata da obra de Pedro Costa de forma sistemática e completa, contextualizando-a na história do cinema e no cinema contemporâneo.É por isso uma palavra actual sobre um dos mais importantes cineastas mundiais dos nossos dias, encarado de uma multiplicidade de perspectivas - fílmica, ética, política, antropológica e artística -, tentando perceber como os seus filmes nos dizem o que dizem e o que ele acrescentou de novo e original ao cinema o livro beneficia muito das imagens cedidas por Pedro Costa, que implicam uma outra leitura sua. E aqui estar à altura de é encarado como merecer o que nos acontece pela atitude perante ele tomada. A ética dos filmes do cineasta e deste livro é essa.