Presentemente, o crescimento internacional do negócio é a chave para o desenvolvimento económico das empresas e até de países, pois esse crescimento está hoje em dia ligado ao desenvolvimento económico global. Dada a importância do comércio internacional, a necessidade de ter gestores com as competências necessárias para tratar dos desafios de um posto de trabalho internacional é um requisito para a sobrevivência empresarial e para manter a sua competitividade. A necessidade de fomentar o crescimento económico leva firmas, países e ONG a colocar no estrangeiro os seus empresários, juntamente com os produtos que exportam, por forma a controlarem as suas aquisições, investimentos e parcerias estrangeiras. Para que estes negócios tenham sucesso, estes gestores devem ser preparados para enfrentar os desafios de gestão diferentes do seu ambiente nacional e inerentes a um desafio estrangeiro. Não basta dominar as ferramentas da sua profissão: nas actuais empresas multinacionais, os gestores necessitam de complementar as suas competências com outras necessárias para lidar com consumidores estrangeiros, com equipas multiculturais, fornecedores, trabalhadores, governos, tecnologia e políticas locais. Estas competências devem andar em torno da interação entre uma comunicação, a mudança, a cultura e o comércio internacional. O objetivo é identificar as competências chave necessitárias para operar em trabalhos ou projectos internacionais por forma a poder lidar com sucesso com políticas laborais, com os colegas e com os ambientes políticos e económicos diferentes em cada país.
(n. 1955) Licenciou-se na Whitman School of Business, Universidade de Syracuse, em Nova Iorque; tem um mestrado em Gestão Internacional, pelo ISCTE, e fez pós-estudos na London Business School. Foi professor de Marketing Internacional na Escola de Comunicações da Universidade do Sagrado Coração, em San Juan, Porto Rico.
Possui uma vasta experiência em cargos de direção de grandes empresas internacionais. Na América Latina exerceu vários: na Colgate Palmolive, em Buenos Aires; na Kraft Foods; na Coca-Cola. Mas também em Nova Iorque (na Nestlé), na Nova Zelândia (Fonterra Dairy Internacional) e Portugal, onde liderou a migração da marca Hellmanns para a Vianeza.
Atualmente mora na Florida, onde presta consultoria nas áreas de estratégia de marketing, planeamento e organização e marketing internacional.
Presentemente, o crescimento internacional do negócio é a chave para o desenvolvimento económico das empresas e até de países, pois esse crescimento está hoje em dia ligado ao desenvolvimento económico global. Dada a importância do comércio internacional, a necessidade de ter gestores com as competências necessárias para tratar dos desafios de um posto de trabalho internacional é um requisito para a sobrevivência empresarial e para manter a sua competitividade. A necessidade de fomentar o crescimento económico leva firmas, países e ONG a colocar no estrangeiro os seus empresários, juntamente com os produtos que exportam, por forma a controlarem as suas aquisições, investimentos e parcerias estrangeiras. Para que estes negócios tenham sucesso, estes gestores devem ser preparados para enfrentar os desafios de gestão diferentes do seu ambiente nacional e inerentes a um desafio estrangeiro. Não basta dominar as ferramentas da sua profissão: nas actuais empresas multinacionais, os gestores necessitam de complementar as suas competências com outras necessárias para lidar com consumidores estrangeiros, com equipas multiculturais, fornecedores, trabalhadores, governos, tecnologia e políticas locais. Estas competências devem andar em torno da interação entre uma comunicação, a mudança, a cultura e o comércio internacional. O objetivo é identificar as competências chave necessitárias para operar em trabalhos ou projectos internacionais por forma a poder lidar com sucesso com políticas laborais, com os colegas e com os ambientes políticos e económicos diferentes em cada país.
As teorias financeiras ortodoxas ignoram as características pessoais dos gestores na tomada de decisões na empresa.
Mas, quem já contactou com a realidade empresarial sabe que a personalidade dos gestores é fundamental nas escolhas realizadas. Na verdade, não são as empresas que tomam decisões; quem decide são os gestores que nelas trabalham.
Neste livro mostra-se como o perfil psicológico e as experiências de vida dos gestores influenciam as suas decisões:
- porque cometem erros de gestão?
- porque se endividam?
- porque distribuem dividendos?
- porque adquirem outras empresas?
- porque manipulam a informação e cometem fraudes?
Conhecer a psicologia do gestor é essencial para compreender as suas escolhas e também para prever as decisões tomadas nas empresas concorrentes.
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Um roteiro para navegar em situações desconfortáveis.
Interesses competitivos, personalidades conflituosas e recursos limitados significam que as divergências no trabalho são inevitáveis. Mas elas não são necessariamente uma fonte de tensão prejudicial. A forma como aborda o conflito pode fazer a diferença entre um resultado negativo e um produtivo.
Neste guia, a redatora da HBR Amy Gallo explica como os conflitos acontecem e identifica um processo direto para a sua resolução. Com base nos conselhos de mais de trinta especialistas, este livro irá ajudá-lo a transformar a ansiedade em ação com as orientações práticas necessárias para se preparar para gerir e resolver um conflito.
Vai aprender a:
- Identificar as causas mais comuns de conflito
- Explorar as suas opções de gestão de um desacordo
- Preparar-se para uma conversa difícil
- Gerir as suas emoções e as dos seus adversários
- Desenvolver uma resolução e reconstruir a confiança
- Saber quando se deve retirar
Num mundo ideal, a nossa vida profissional seria completamente gratificante e intrinsecamente motivadora. Mas e se estiver preso a um emprego onde o seu coração já não está? Ou se a missão da sua empresa não parece relacionar-se com o seu trabalho diário?
Este livro mostra o poder da paixão - e como você e a sua equipa a podem encontrar no trabalho.
Com a autoridade formal vem o poder. Mas poucas pessoas percebem que o poder informal - do tipo que não vem com um título - pode ter o mesmo impacto. Como usar o seu poder para obter maior influência?
Este livro explica como o poder afeta as nossas emoções e o nosso comportamento e como trabalhamos com os outros. Aprenderá a usar a autoconsciência para manter o seu poder sob controle, estabelecer contactos com as pessoas certas para criar mais valor, responder a abusos de poder e deixar uma impressão duradoura.
Toda a gente merece sentir-se respeitada e incluída. E todos nós queremos que os nossos colegas se sintam seguros, ouvidos e livres para serem autênticos no trabalho. Mas ser um colega inclusivo nem sempre é algo natural.Este livro ensina-o a adotar uma atitude mais empática e de aceitação, começando por si próprio.