Cultura & Negócios: Fluxos Criativos entre Culturas, Investigação & Empresas
Cultura & Negócios: Fluxos Criativos entre Culturas, Investigação & Empresas liga a investigação científica produzida no ensino superior ao mundo empresarial, em sintonia com a realidade do contexto socioeconómico contemporâneo. Este livro oferece novas abordagens multidisciplinares às competências de comunicação intercultural e viabiliza o intercâmbio e a reflexão crítica e colaborativa entre os conhecimentos académicos e empresariais, de modo a desenvolver novas metodologias de trabalho que constituam exemplos de boas práticas.
Ao longo das páginas de Cultura & Negócios, os diversos autores comprovam o valor do conhecimento cultural e das produções criativas – da literatura aos meios de comunicação social passando pelas artes plásticas, tanto tradicionais como modernos – para as empresas e para a formação de empreendedores, profissionais e comunicadores de negócios, enfrentando a tendência que o senso-comum revela para considerar a cultura como um sector menos válido da economia.
Cultura & Negócios: Fluxos Criativos entre Culturas, Investigação & Empresas assume-se assim como uma fonte inclusiva de estratégias e de capacidades atentas à estética, à ética, à humanidade e à glocalidade patentes em produtos culturais relacionados – ou relacionáveis – das mais diversas formas com a economia e os negócios sustentáveis, num ambiente de diálogo intercultural.
Estrutura da obra:
Introdução
I. Tradições Populares & Economia.
II. Economia, Ciências & Culturas em Diálogo.
III. A Diversidade Cultural & Os Artifícios do Marketing.
IV. O Projecto TSDIA/EnDENT: Ferramentas Interdisciplinares no Mundo Laboral.
| Editora | Vida Económica |
|---|---|
| Categorias | |
| Editora | Vida Económica |
| Negar Chronopost e Cobrança | Não |
| Autores | Clara Sarmento, Sandra Ribeiro |
-
Semióticas da Comunicação Intercultural: da teoria às práticasEm Semióticas da Comunicação Intercultural: da teoria às práticas , a interculturalidade é um processo permanente de produção cultural e não um mero encontro de características imutáveis. Ao invés de colocar em destaque regras, estruturas ou explicações, traz-nos antes excepções, instabilidades e apropriações, consciente de que é impossível esgotar os resultados e as interpretações da interculturalidade. As Semióticas da Comunicação Intercultural estão profundamente envolvidas na realidade do quotidiano, alteram fronteiras, negoceiam concepções e exploram dinâmicas de comunicação transformativas. Aqueles que estiverem dispostos a juntar-se ao diálogo intercultural devem seguir novos caminhos para percorrer velhos desafios. Esta experiência intercultural renovada implica uma força dinâmica entre culturas e disciplinas e esta é a razão pela qual devemos questionar e reposicionar as motivações, discursos, definições, estratégias e regras da interacção cultural, no seu incessante movimento. Das teorias e das práticas recolhidas nas páginas de Semióticas da Comunicação Intercultural nascerá, espera-se, o conhecimento e a consciência que ajudam a criar territórios comuns, onde a ciência e a tecnologia se aliam para possibilitar uma verdadeira comunicação intercultural. -
Diálogos InterculturaisO livro focaliza áreas inéditas e efectivamente interculturais, ao congregar autores provenientes de múltiplas nacionalidades e dos mais diversos contextos académicos. Este livro realiza viagens interculturais no espaço (entre o aqui e o lá), no tempo (entre o passado e o presente) e entre os diversos conceitos de cultura. Os Novos Rumos da Viagem inclui contribuições dos mais diversos quadrantes e nacionalidades, pois este projecto também é intercultural na fonte, no sujeito das suas proposições, e não apenas nos objec¬tos de estudo. Aqui se cruzam as culturas próprias de investigadores do ensino superior politécnico e universitário; técnicos de turismo e escritores; juristas e bibliotecários; nativos e migrantes; ocidentais e orientais; jovens e mais experientes; docentes de diversos níveis de ensino e discentes de pós-graduações; do norte e do sul; do ocidente e do oriente. As investigações aqui coligidas lançam preferencialmente luz sobre os estudos interculturais realizados em Portugal ou sobre Portugal, um território social, geográfico, mental e histórico em suma: um território cultural que tenta reconstruir a sua identidade, enquanto país em movimento constante. O território cultural de Portugal é riquíssimo em velhas e novas rotas de migração, emigração e imigração, e propor¬ciona um manancial de fenómenos de interculturalidade passível dos mais variados estudos científicos. Diálogos Interculturais: Os Novos Rumos da Viagem resulta dos rumos de investigação traçados pelo Centro de Estudos Interculturais do Instituto Politécnico do Porto Estrutura da obra O livro está dividido em três partes I. REPRESENTAÇÕES INTERCULTURAIS II. AS LINGUAGENS DO DIÁLOGO INTERCULTURAL III. GLOBALIZAÇÃO E HISTÓRIA INTERCULTURAL -
Leve para sempreEstá cansada de experimentar dietas? Não consegue largar hábitos antigos e acaba sempre por recuperar o peso que perdeu com tanto esforço? Dá por si a pensar que talvez nunca consiga atingir e manter o peso que deseja? E se a solução não passar por dietas? Talvez esteja na hora de aprender a lidar com a impulsividade alimentar, a frustração e a culpa e saber gerir as emoções e os hábitos a seu favor para uma relação mais harmoniosa com a alimentação, com a balança e consigo própria. Neste livro, partilho estratégias simples e eficazes para perder peso e mantê-lo de forma permanente sem dietas ou sofrimento: descubra um estilo de vida mais leve e saudável sem ter de se afastar do convívio social, comer alimentos pouco usuais ou passar horas na cozinha. Aprecie o caminho e divirta-se rumo a uma vida mais leve!
-
A Psicologia do DinheiroSer bem-sucedido com o dinheiro não tem necessariamente que ver com o que sabemos. E mudar hábitos é difícil, mesmo para pessoas muito inteligentes.O dinheiro - seja no investimento, nas finanças pessoais ou nas decisões de negócios - é normalmente explicado com base na matemática, em que fórmulas e dados nos dizem exatamente o que fazer. Mas na vida real as pessoas não tomam decisões financeiras a partir de uma folha de Excel. Fazem-no à mesa de jantar, numa sala de reuniões, e em tantas outras situações nas quais história pessoal - a nossa visão única do mundo -, ego, orgulho, marketing e incentivos estranhos se misturam.Em A Psicologia do Dinheiro, o multipremiado autor Morgan Housel partilha 19 histórias que exploram a estranha forma como as pessoas pensam sobre dinheiro e ensina-nos a compreender verdadeiramente um dos temas mais importantes das nossas vidas. -
Segredos da Mente Milionária - Aprenda a vencer transformando os seus conceitos sobre o dinheiro e adotando os hábitos das pessoas bem-sucedidas.Segredos da Mente Milionáriafoi escrito para todos aqueles que se questionam acerca do motivo pelo qual, certas pessoas trabalham arduamente durante anos para ganhar dinheiro e outras parecem enriquecer tão facilmente. Para o autor, tal não se deve a diferenças na educação, à inteligência,ao talento, a oportunidades, a métodos de trabalho, a contactos ou à sorte. A resposta está no modelo pessoal de dinheiro quetodos nós trazemos gravado no subconsciente.Para Eker, mesmo quando uma pessoa domina a área na qual se move profissionalmente, se o modelo de dinheiro que segue não estiver programado para um alto nível de sucesso, ele jamais enriquecerá.Neste livro, T. Harv Eker apresenta os princípios que regem uma mente milionária e um método infalível de administração do dinheiro. -
Bons HábitosMelhore como trabalha e se sente, criando bons hábitos.Todos temos hábitos. Alguns foram cuidadosamente construídos; outros simplesmente caímos neles. Alguns deles podem ajudar-nos a fazer o nosso trabalho ou a equilibrar os diversos aspetos das nossas vidas. Outros, contudo, podem atrasar-nos.Este livro explora como avaliar o seu comportamento para ver onde pode melhorar o seu humor e produtividade a um nível granular. Com recurso às mais recentes investigações psicológicas e conselhos práticos de especialistas em liderança, aprenderá a estabelecer hábitos saudáveis, a largar comportamentos tóxicos que o esgotam e a superar quaisquer bloqueios mentais que estejam a impedir a mudança. -
O Factor Humano na Decisão EmpresarialAs teorias financeiras ortodoxas ignoram as características pessoais dos gestores na tomada de decisões na empresa.Mas, quem já contactou com a realidade empresarial sabe que a personalidade dos gestores é fundamental nas escolhas realizadas. Na verdade, não são as empresas que tomam decisões; quem decide são os gestores que nelas trabalham.Neste livro mostra-se como o perfil psicológico e as experiências de vida dos gestores influenciam as suas decisões:- porque cometem erros de gestão?- porque se endividam?- porque distribuem dividendos?- porque adquirem outras empresas?- porque manipulam a informação e cometem fraudes?Conhecer a psicologia do gestor é essencial para compreender as suas escolhas e também para prever as decisões tomadas nas empresas concorrentes. -
As 48 Leis do PoderPara aqueles que querem ter poder, são espectadores do poder, ou querem escudar-se contra o poder…Há quem brinque com o poder e perca tudo num erro fatal. Há quem vá longe demais e quem não vá suficientemente longe. Há, no entanto, quem dê exactamente todos os passos certos e seja capaz de atrair a si o poder com uma perícia quase sobre-humana.Ao longo dos tempos, escritores e filósofos colocaram-se a seguinte pergunta: Quais as lições a aprender com os sucessos e fracassos dos nossos predecessores?Apesar de os vários escritos sobre poder a que hoje temos acesso se estenderem por um período de mais de três mil anos, constatamos que se repetem tendências e temas comuns - aqueles que apontam para uma essência de poder e que sugerem a existência de características capazes de regular o seu aumento. As 48 leis são intemporais e absolutas. -
Desistir - O Poder de Saber Quando Ir EmboraO sucesso não reside em insistir nas coisas. Reside em escolher a coisa certa na qual insistir, desistindo das restantes.Lancemos mãos à obra. Está na altura de reabilitar a desistência.Ao ler este livro, ficamos a saber porque é que a desistência deve ser celebrada e como é que esta pode transformar-se numa capacidade para desenvolver e enriquecer a nossa vida. -
Cálculo FinanceiroEsta obra tem por objectivo apresentar a lógica do raciocínio matemático na análise das operações financeiras de curto, médio ou longo prazo. As diversas matérias abordadas no livro são tratadas com a adequada profundidade teórica exigida à leccionação destas matérias no ensino superior, sem no entanto descuidar a vertente prática, tendo em atenção a sua utilização por um público menos exigente no desenvolvimento dos aspectos teóricos da matéria.Trata-se de uma obra didáctica que cobre as matérias fundamentais da disciplina de Cálculo Financeiro, o que a torna útil para a aprendizagem ou aprofundamento de conhecimentos dos responsáveis pela gestão financeira das organizações.Em todos os capítulos são apresentados exemplos retirados da realidade empresarial, por forma a facilitar uma melhor compreensão dos assuntos abordados.Inclui ainda dois formulários de consulta rápida, um para o cálculo financeiro e outro para o cálculo actuarial, a que se juntam as correspondentes tabelas, ainda muito úteis, apesar do desenvolvimento e fácil acesso aos meios computacionais. -
Gestão das OrganizaçõesAs organizações, em particular as empresas, defrontam-se actualmente com um ambiente global em permanente mudança, cada vez mais complexo, instável e imprevisível. Inovação, gestão do conhecimento, novas competências, descentralização, autonomia e colaboração são alguns dos vocábulos associadas às características da nova gestão que, em complexidade crescente, se traduz em novos desafios para os novos gestores, mas também para os docentes, alunos e candidatos a funções de gestão. Procurando ir ao encontro da nova realidade, nesta nova edição, além da actualização ou sistematização de alguns dos temas tratados em edições anteriores (com destaque para o planeamento, a motivação e as estruturas organizacionais) introduziu-se um novo capítulo sobre as tendências em gestão no século XXI e as competências exigidas aos novos gestores. Fundamentalmente pretende-se contribuir, ainda que modestamente, para uma melhor preparação dos interessados em atingir os melhores resultados nos crescentes, mas aliciantes, desafios colocados pela nova gestão. Edição totalmente a cores.