Numa economia globalizada, num mundo em constante mudança e com elevados padrões de exigência competitiva, é cada vez mais imprescindível para que a empresa se mantenha lucrativa no mercado, saber construir o seu próprio destino, inovando e diferenciando, indo ao encontro da satisfação das expetativas dos clientes, que, na maioria das vezes, deverá saber antecipar. Tudo isto só será possível através da realização de investimentos inovadores na capacidade produtiva, em instalações, na qualificação dos recursos humanos, em tecnologia e em marketing, para garantir o grau eficiência e de diferenciação que lhe assegure o sucesso no longo prazo. A decisão de investimento assume, assim, uma importância decisiva na vida das empresas; base da sua criação, crescimento e modernização, representa, sobretudo, uma aplicação de recursos de longo prazo para responder a oportunidades e ameaças do mercado, criando ou reforçando o seu potencial estratégico num ambiente de risco e incerteza dos pressupostos associados ao mercado e ao investimento. Será a todas estas questões que se procura responder neste livro, disponibilizando um conjunto de instrumentos de avaliação quer na ótica empresarial, quer pública , que permitam uma fundamentada decisão de investir.
Doutorado em Gestão Global pelo ISCTE. Atualmente é professor coordenador do ISCAD (Instituto Superior de Ciências da Administração), coordenador do curso de Contabilidade e Administração e professor e regente das unidades curriculares de Contabilidade de Gestão, Contabilidade de Gestão Avançada e de Contabilidade de Seguros do mesmo curso.
Jaime Serrão Andrez
Licenciado em Organização e Gestão de Empresas pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), da Universidade Técnica de Lisboa. Atualmente é vogal do Conselho da Autoridade da Concorrência e Professor Associado Convidado do ISEG, responsável pelas disciplinas de Decisão de Investir e Análise de Risco e de Economia Industrial, ambas do mestrado de Gestão e Estratégia Industrial.
As teorias financeiras ortodoxas ignoram as características pessoais dos gestores na tomada de decisões na empresa.
Mas, quem já contactou com a realidade empresarial sabe que a personalidade dos gestores é fundamental nas escolhas realizadas. Na verdade, não são as empresas que tomam decisões; quem decide são os gestores que nelas trabalham.
Neste livro mostra-se como o perfil psicológico e as experiências de vida dos gestores influenciam as suas decisões:
- porque cometem erros de gestão?
- porque se endividam?
- porque distribuem dividendos?
- porque adquirem outras empresas?
- porque manipulam a informação e cometem fraudes?
Conhecer a psicologia do gestor é essencial para compreender as suas escolhas e também para prever as decisões tomadas nas empresas concorrentes.
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Um roteiro para navegar em situações desconfortáveis.
Interesses competitivos, personalidades conflituosas e recursos limitados significam que as divergências no trabalho são inevitáveis. Mas elas não são necessariamente uma fonte de tensão prejudicial. A forma como aborda o conflito pode fazer a diferença entre um resultado negativo e um produtivo.
Neste guia, a redatora da HBR Amy Gallo explica como os conflitos acontecem e identifica um processo direto para a sua resolução. Com base nos conselhos de mais de trinta especialistas, este livro irá ajudá-lo a transformar a ansiedade em ação com as orientações práticas necessárias para se preparar para gerir e resolver um conflito.
Vai aprender a:
- Identificar as causas mais comuns de conflito
- Explorar as suas opções de gestão de um desacordo
- Preparar-se para uma conversa difícil
- Gerir as suas emoções e as dos seus adversários
- Desenvolver uma resolução e reconstruir a confiança
- Saber quando se deve retirar
Num mundo ideal, a nossa vida profissional seria completamente gratificante e intrinsecamente motivadora. Mas e se estiver preso a um emprego onde o seu coração já não está? Ou se a missão da sua empresa não parece relacionar-se com o seu trabalho diário?
Este livro mostra o poder da paixão - e como você e a sua equipa a podem encontrar no trabalho.
Com a autoridade formal vem o poder. Mas poucas pessoas percebem que o poder informal - do tipo que não vem com um título - pode ter o mesmo impacto. Como usar o seu poder para obter maior influência?
Este livro explica como o poder afeta as nossas emoções e o nosso comportamento e como trabalhamos com os outros. Aprenderá a usar a autoconsciência para manter o seu poder sob controle, estabelecer contactos com as pessoas certas para criar mais valor, responder a abusos de poder e deixar uma impressão duradoura.
Toda a gente merece sentir-se respeitada e incluída. E todos nós queremos que os nossos colegas se sintam seguros, ouvidos e livres para serem autênticos no trabalho. Mas ser um colega inclusivo nem sempre é algo natural.Este livro ensina-o a adotar uma atitude mais empática e de aceitação, começando por si próprio.