Em Andante Appassionato - Uma viagem pelo Teatro Nacional de São Carlos
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«Em Andante Appassionato é uma visita para os mais novos em jeito de livro-viagem pelo mundo maravilhoso do Teatro Nacional de São Carlos — o teatro da Ópera em Portugal — inaugurado em 1793. Percorrendo salas, espaços, oficinas e lugares desconhecidos do público, ficamos a conhecer onde se trabalha, onde se ensaia, onde se apresentam os espetáculos. Do pomposo armazém de Guarda-Roupa à mágica Sala de Adereços — passando pelas Oficinas de Cenografia e dos Maquinistas, pelo requintado Salão Nobre e pela grandiosidade da Sala Principal —, a viagem guiada e ilustrada ajudará a perdurar na memória um riquíssimo património construído e dará a conhecer quem lá trabalha e mantém vivo o mundo da ópera.»
| Editora | Imprensa Nacional Casa da Moeda |
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| Categorias | |
| Editora | Imprensa Nacional Casa da Moeda |
| Negar Chronopost e Cobrança | Não |
| Autores | Jorge Rodrigues |
Jorge Rodrigues
Jorge José Martins Rodrigues, nasceu em 1958, em Perais (V. V. Ródão, Castelo Branco). É Economista e Professor Adjunto no Departamento de Economia e Gestão, da Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Setúbal. Doutor em Gestão (2007), mestre em Ciências Empresariais (1993) e licenciado em Organização e Gestão de Empresas (1985), pelo ISCTE, Lisboa, exerceu funções de gestão (planeamento, marketing, comercial, finanças) no sector privado, público e cooperativo, durante mais de quinze anos.
As suas principais áreas de interesse e de ensino são a gestão global, finanças empresariais, responsabilidade social e ética das organizações, governabilidade empresarial, planeamento e controlo de gestão e avaliação do desempenho organizacional.
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Conselho de AdministraçãoEsta obra descreve o funcionamento do conselho de administração, enquanto mecanismo de governo das sociedades, numa perspectiva pluralista. Vivemos hoje numa sociedade de organizações, com os gestores no centro dos processos de tomada de decião destas, sejam elas de que tipo forem.A partir da separação da propriedade e da gestão das organizações é expectável que as estratégias pessoais dos gestores influenciem as estratégias daquelas, o que levou à implementação de orgãos e processos de administração e orgãos e processos de direcção, cada um deles com responsabilidades próprias. Como consequência, as pessoas e órgãos que administram são diferentes das pessoas e orgão que dirigem, potenciando eventuais conflitos de interesses.O enraizamento dos gestores, em geral, é entendido como uma reacção destes aos mecanismos de controlo dos seus comportamentos, sendo tido como contrário aos interesses dos accionistas e à eficácia das organizações.Contudo, o enraizamento não é necessariamente ineficaz e também pode ser benéfico, sob certas condições. A construção de relações de confiança com as diferentes partes interessadas são indissociáveis do meio envolvente e cultural em que ocorrem, contribuindo para diminuir os custos de oportunidade. Permitem, também, a expansão do espaço discricionário dos gestores, favorecendo a implementação de políticas de investimentos mais rentáveis, logo, favorecem a criação de valor. -
Estratégia Organizacional - Do mercado à éticaA estratégia constitui um componente intangível e inseparável do comportamento de uma organização, presente na condução das suas actividades, de forma explícita ou implícita, quer as organizações sejam do tipo civil, militar, públicas, privadas, com ou sem fins lucrativos. O conceito de estratégia organizacional não teve nem tem uma definição comummente aceite, parecendo querer significar o que se pretende alcançar, atendendo aos meios e aos fins de cada organização. Assim, a estratégia organizacional é de tal modo contingencial que podemos afirmar que cada organização tem a sua! Os textos que constituem este livro reflectem a pluralidade de formações e modos de pensar dos seus autores, com abordagens diferentes sobre o mesmo assunto, não pretendem ensinar aos gestores o que fazer, mas tão sómente fornecer um enquadramento teórico próximo do paradigma actual da gestão estratégica, enquanto processo que envolve a análise, formulação, implementação, avaliação e controlo da estratégia. Este livro pretende atingir um público alvo muito abrangente, quer do mundo académico, fornecendo pistas a alunos de mestrado ou de doutoramento, quer do mundo empresarial, ajudando a levantar questões que por vezes, neste ambiente, podem parecer não politicamente correctas, mas que não poderão ficar por questionar. Que a leitura deste livro proporcione ao leitor tanta satisfação quanta a que tiveram os autores a escrevê-lo. -
Regulação, Ética e Governance - O Mercado da Informação FinanceiraA sociedade portuguesa manifesta hoje uma profunda descrença em relação ao funcionamento de algumas das suas instituições, o que contribui para minar a confiança no futuro coletivo do país. As instituições que funcionam bem e são respeitadas pelos cidadãos contribuem para a obtenção de resultados melhores e mais sustentáveis para a sociedade. O livro pretende estimular a ponderação e questionamentos rigorosos que levem os decisores a não agir antes de pensar e a não confundir a familiaridade superficial de um assunto com uma profunda compreensão do mesmo. Este exercício de reflexão, quando bem conduzido, parece potenciar as nossas capacidades, tornando-nos mais conscientes, mais responsáveis, mais eficazes e, ao mesmo tempo, mais tolerantes e solidários. Por esse motivo foi escolhida a sequência de conteúdos de responsabilidade social das organizações, confiança, corporate governance, ética e sua implementação em associações profissionais públicas – Ordem dos Economistas, Ordem dos Revisores Oficiais de Contas, Ordem dos Contabilistas Certificados – todas elas ligadas à produção, certificação e disseminação de informação financeira. -
Corporate Governance: Uma IntroduçãoÍndice 1. Elementos da Governabilidade Empresarial . Introdução . Génese da governabilidade empresarial . Emergência recente do tema . Conceito de governabilidade empresarial 2. Abordagens Micro da Governabilidade Empresarial . Perspectiva tecnocrática . Perspectiva financeira . Perspectiva pluralista 3. Mecanismos de Controlo da Governabilidade Empresarial . Transparência e qualidade da informação reportada . Códigos de boas práticas de governabilidade empresarial . Controlo empresarial e activismo dos minoritários . Mercado pelo controlo de empresas 4. Sistemas Nacionais de Governabilidade Empresarial . Sistema anglo-saxónico ou liberal . Sistemas reticulares . Sistemas de base familiar . Síntese dos sistemas nacionais de governabilidade empresarial 5. Arquitectura dos Sistemas de Governabilidade Empresarial -
Princípios de Gestão de MarketingEste livro foi escrito tendo em mente a necessidade de tornar acessíveis aos estudiosos do marketing os princípios básicos desta função organizacional, contribuindo para ir eliminando o défice de cultura de gestão, em geral.Assim, tem como principal objetivo dotar o leitor de uma visão global do contexto e do conteúdo de gestão do marketing numa perspetiva sistémica, definir e caraterizar o âmbito, limites, conceitos, tipologias, instrumentos, métodos e processos de trabalho do profissional de marketing e realçar a importância da comunicação responsável e o comportamento ético das pessoas que trabalham em marketing.Para tal seguiu-se um processo de introdução lógica de conceitos, os quais se procuram relacionar ao longo do texto. A estrutura do livro inicia-se com a introdução ao conceito de marketing, prosseguindo com o planeamento de marketing, o comportamento do consumidor, a segmentação do merca- do e a marca. De seguida são desenvolvidas as políticas tradicionais do marketing mix – produto, preço, distribuição, comunicação –, integrando todo este estudo num capítulo autónomo e final – plano de marketing.O livro não pretende competir com os consagrados manuais de marketing, em geral, difundidos internacionalmente, mas apenas preparar o leitor para uma compreensão mais eficaz desses manuais ou de outra literatura especializada sobre estes temas, beneficiando da experiência vivida do autor nas áreas comercial e marketing. -
Família Empresária - Estrutura, Recursos e PoderA família empresária é uma instituição social sobre a qual ainda pouco se sabe. Logo, impõe-se o seu estudo, nomeadamente sobre a disponibilização de recursos, os seus públicos, a sua estrutura de governo e relações de poder respetivas. A teoria dos recursos da firma pode fornecer um quadro teórico apropriado para a explicação da superioridade do desempenho da empresa familiar na criação e redistribuição do valor transgeracional, por utilização de recursos e capacidades idiossincráticos com origem na família empresária. Enquanto campo social, cada família empresária transmite aos seus membros o habitus, responsável por uma orientação empreendedora através da interiorização de valores e atitudes vivenciados no seio dessa família. O envolvimento da família empresária na empresa familiar influencia e afeta a sua própria harmonia, os objetivos e a gestão da mesma, bem como o seu desempenho.Da leitura deste livro, percebe-se a existência de um espaço social específico, relativamente autónomo, com regras de funcionamento, objetivos e interesses específicos. -
Introdução à Governabilidade OrganizacionalPara ajudar a ultrapassar um problema de cultura e de mentalidade, com o intuito de melhorar a gestão das organizações, procura-se divulgar um tema crucial da gestão das organizações em linguagem comum, descomplexada, sem jargões, que permita ao leitor sondar o contexto e ter a sua própria opinião. As organizações, já não são entidades de um só proprietário, antes se inserem em redes e conexões de âmbito mundial. Também a distribuição da riqueza passou a ser mais difusa, a captação de capital começou a ser feita junto de fundos de pensões e de reforma, e a informação deixou de ser um exclusivo das elites. É neste contexto que surge a governabilidade organizacional (corporate governance), a qual visa introduzir as regras do jogo ao nível das entidades que constituem este micro cosmo de transações. Logo, é o processo de supervisão de uma organização que consiste na responsabilidade geral em assegurar que o trabalho da organização contribua para a sua missão e propósito e que os seus recursos sejam usados com eficiência e eficácia. A governabilidade organizacional consiste, pois, em supervisionar e não em fazer! -
Introdução à Gestão de VendasO marketing procura conciliar os esforços da organização com as expetativas dos clientes, otimizando a eficiência dos recursos internos da organização com a eficácia da satisfação das necessidades e desejos daqueles. Logo, os clientes estão no centro das atividades da organização, a qual recorre à força de vendas, com o objetivo de efetuar vendas e construir relações com os mesmos. Portanto, a atividade de vendas não depende de uma estratégia de marketing bem elaborada, para que possa ser eficaz junto dos clientes. -
Corporate Governance - Retomar a Confiança PerdidaA corporate governante remete-nos directamente para o estudo da problemática de repartição dos poderes no seio das organizações, qualquer que seja o seu tipo. O advento da globalização, no início da década de 1980, instigou um individualismo exacerbado nos negócios, na procura de prebendas (benefícios obtidos com pouco trabalho), alterando o equilíbrio nos subsistemas económicos, sociais e ambientais, para só nos referirmos aos mais conhecidos e relacionados com o desenvolvimento sustentável.O livro pretende divulgar conceitos específicos, ao propor um modelo de análise do governo das sociedades que se pretende integrador e dinâmico, ancorado numa perspectiva que se deseja ética e socialmente responsável, envolvendo todos os actores que contribuem para a continuidade e progresso da organização. Ao mesmo tempo, pretende-se partilhar com o público interessado -— professores, estudantes, empresários, público em geral — as preocupações com uma problemática tão antiga quanto a existência das empresas, a qual parece remontar à constituição das chamadas companhias das índias, no Séc. XVIII, e já glosada por Adam Smith em A Riqueza das Nações. -
Princípios de Estratégia OrganizacionalO ser humano é complexo. Não há princípios simples e universais que expliquem o seu comportamento. Porém, é possível dar explicações razoavelmente precisas sobre o comportamento humano ou fazer previsões válidas. Os conceitos utilizados deverão refletir as condições situacionais ou contingenciais do meio envolvente. Por esta razão se pode afirmar que existem poucas verdades que sejam absolutas em estratégia organizacional, apesar de não existir consenso sobre o que é a estratégia. A formulação das questões certas para as quais se procurarão respostas parece ser o nó górdio da estratégia organizacional. A estratégia aplica-se a qualquer conjunto organizado de pessoas, independentemente da tipologia adotada. Logo, é fundamental pensar de forma holística, informada e eticamente correta, evitando-se a miopia que resulta de se olhar para as coisas sem as ver! Os tópicos abordados levam o leitor a questionar-se em como obter a melhor solução em determinado momento. A estratégia é um processo que exige um forte envolvimento de toda a organização, é dinâmico e contingencial e nunca pode ser dado por terminado. Um livro desta natureza é apenas um minúsculo contributo para perturbar a certeza que alguns modelos pretendem transmitir a gestores menos avisados, procurando absorver os ensinamentos de Séneca (4 a.C. – 65 d.C.), para o qual nenhum vento sopra a favor de quem não sabe para onde ir. Não será, com certeza, o caso do leitor!
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O Príncipe NaboSer princesa e poder escolher um príncipe deveria ser uma tarefa fácil. Mas para a Princesa Beatriz, a quem nada nem ninguém satisfaz, é um tremendo aborrecimento, e ainda aproveita para zombar dos pobres pretendentes. Cansado dos caprichos da Princesa, o Rei decide dar-lhe uma boa lição... A coleção Educação Literária reúne obras de leitura obrigatória e recomendada no Ensino Básico e Ensino Secundário e referenciadas no Plano Nacional de Leitura. -
Graças e Desgraças da Corte de El-Rei TadinhoPlano Nacional de LeituraLivro recomendado para o 3º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada."Não se trata do retrato de mais um rei de Portugal. El-Rei Tadinho, sua futura mulher (uma fada desempregada, que entretanto se fizera passar por bruxa) e restante família vivem algumas desgraças ora do campo do quotidiano ora do fantástico. O rei oferece a filha (que não tem! — só mais tarde dá pelo engano) em casamento a um dragão; a única bruxa do reino, embora contrariada, decide ajudá-lo; o dragão engana-se e casa com esta última... É impossível não se achar graça, tal a ironia, a prodigiosa imaginação e o alucinante desenvolvimento. (A partir dos 8/9 anos)." -
O RecrutaOs agentes da CHERUB têm todos menos de dezassete anos. Vestem calças de ganga e t-shirts, e parecem crianças perfeitamente normais mas não são.Eles são profissionais treinados, enviados para missões de espionagem contra terroristas e traficantes de drogas temidos internacionalmente.Mas, para efeitos oficiais, estas crianças NÃO EXISTEM.James é o mais recente recruta da CHERUB. É brilhante a matemática e a CHERUB precisa dele. Esperam-no cem dias de recruta.A aventura está a começar... -
O Diário de um Banana 18 - Fritar a Pipoca«Todos sabemos que o Greg nunca foi um aluno empenhado. Por isso, quando ameaçam fechar a escola, ele não está nem aí para o assunto e até fica com um ligeiro brilho no olhar.Só que o caso muda de figura quando o Greg percebe que aquele encerramento significa ir para uma escola ainda pior. Isso, sim, é uma verdadeira tragédia!É hora de arregaçar as mangas e arquitetar um plano para evitar o que parece inevitável. Mas será que o Greg vai conseguir arranjar a solução perfeita antes de FRITAR A PIPOCA?» -
Caos Total 1 - Segunda-feira – Na Caverna dos LadrõesO dia a dia do Dário Faz-Tudo nunca é aborrecido.Na segunda-feira, quando se preparava para se deliciar com o seu sumo de sáurio e a sua tigela de cereais, foi atacado por um grupo de vigaristas-guerreiros, prontos para o combate, e pelo Gato-Diabo de duas caudas. E tudo isto antes do pequeno-almoço!A situação só tende a piorar quando o Dário vai para a escola e se vê obrigado a lidar com inúmeras Situações de Caos Total, incluindo os misteriosos desaparecimentos de um troféu de Campeão do Mundo de Bola-Saltadora e do frasco de perfume mais caro do mundo.Onde será que tudo isto vai dar? Talvez os túneis secretos que existem debaixo das salas de aula possam dar uma ajudinha... -
Era uma vez o 25 de AbrilJosé Fanha viveu o 25 de Abril de 1974 com espanto, alegria e felicidade, como muitos outros jovens de então.Com o passar dos anos, percebeu que os jovens de hoje pouco sabem desses dias distantes. Resolveu então contar a história de como era Portugal antes da Revolução dos Cravos, como se desenrolaram os dias do 25 de abril e como surgiu o Movimento das Forças Armadas que o fez acontecer.Não quis fazer um livro de História. Quis antes falar desse período como quem conta uma história fantástica e complexa, heroica, pertida e contraditória, mas maravilhosa e verdadeira. -
Prisioneiros da Geografia – O Nosso Mundo em 12 Mapas SimplesEste surpreendente livro conta-nos como a geografia moldou a história do nosso mundo: por que razão os povos entram em guerra? Como é que as montanhas, os rios e os mares influenciam as decisões dos líderes mundiais? Por que motivo uns países são tão ricos e outros tão pobres? Uma deslumbrante edição abreviada e ilustrada a pensar nos leitores mais jovens, do sucesso de vendas Prisioneiros da geografia, de Tim Marshall. -
AVENTURAS DE UMA RAPARIGA COMO TU N.º 4 - QUE DRAMA!Tu e as tuas amigas estão a passar por cenas que mais ninguém entende?Estás quase a desistir de tentar que te compreendam? Às vezes, não sabes se deves rir ou chorar? Então, olha: este livro é mesmo para ti.A vida da Lottie continua… bem, continua um desastre. Acham que estamos a ser dramáticos? Maybe not. Depois do escaldão épico das férias de verão, está presa em casa, enquanto as amigas vão ao Quick’n’Chip sem ela - que lata! - e os pais a deixam sozinha para terem uma noite romântica. Que nojo!Mas, calma, vem aí uma viagem com a escola, durante uma semana inteira, e a Lottie nunca esteve tanto tempo sozinha! A verdade é que a superviagem traz surpresas menos boas. Pois, é que as miúdas do campo onde vão ficar são megamás, a bestie Jess parece que já só quer estar com a nova amiguinha Isha, e o diário da Lottie é rou-ba-do. Que drama!Cheio de momentos embaraçosos, amizades com altos e baixos e coisas inacreditáveis, este é o quarto livro da série Aventuras de Uma Rapariga como Tu, que segue o dia a dia da dramática e divertida Lottie, mesmo a entrar na adolescência.