Dirigido a médicos de Medicina Geral e Familiar, internos da especialidade e outros profissionais de saúde, este livro é uma ferramenta indispensável a todos os que lidam com as doenças ginecológicas.
Com enfase nos aspetos multidisciplinares relacionados com a mulher em pós-menopausa, visa esclarecer e atualizar os profissionais de saúde, promovendo a abordagem preventiva e a intervenção precoce.
A área da Ginecologia tem apresentado evoluções constantes nos seus conceitos, na abordagem, na intervenção médica – ao nível dos exames complementares de diagnóstico, atos cirúrgicos menos invasivos, novas tecnologias – e na relevância dada aos aspetos psicológicos. Os progressos claros a todos estes níveis estão associados a uma redução das principais patologias ginecológicas.
A obra apresenta conhecimentos fundamentais relativos ao sistema genital feminino, incluindo a mama, a Endocrinologia ginecológica e a Uroginecologia, indispensáveis para a compreensão das doenças ginecológicas, anomalias do desenvolvimento pubertário, infertilidade e menopausa. Conta com a colaboração de autores de diferentes instituições do país, constituindo-se assim como uma base pedagógica para alunos de Medicina, médicos internos de Ginecologia e Obstetrícia e médicos de família; também outros profissionais de saúde encontrarão neste livro uma fonte de aquisição e atualização de conhecimentos.
· Semiologia · Vulva e vagina
· Colo do útero
· Corpo do útero
· Trompas de Falópio
· Ovários
· Mama
· Aspetos psicológicos em ginecologia
· Endocrinologia em ginecologia
· Uroginecologia
· Imagiologia em ginecologia
· Endoscopia em ginecologia
· Aspetos éticos em ginecologia
Nas últimas décadas, na saúde, têm ocorrido progressos muito significativos, sendo a medicina das mulheres particularmente beneficiada pelos avanços da tecnologia no diagnóstico muito precoce, multiplicando, desta forma, as hipóteses de sucesso na prevenção e no tratamento. Obstetrícia Fundamental apresenta conhecimentos fundamentais, indispensáveis para a compreensão da Saúde Materna e Perinatal. Os diferentes capítulos centram-se em temas diretamente relacionados com a gravidez, o parto e o puerpério, desde a semiologia, a conceção, a embriologia e o desenvolvimento fetal, salientando a importância da avaliação imagiológica, do diagnóstico pré-natal, da deteção precoce das doenças mais comuns durante a gravidez – incluindo as doenças mentais –, até à gravidez múltipla, às alterações da placentação, ao parto pré-termo e as intervenções obstétricas. Esta obra conta com a colaboração de autores de diferentes instituições nacionais que, pela sua formação e atividade, compõem uma fonte extremamente útil de experiências nesta área, contribuindo, assim, para a formação de alunos de Medicina, médicos internos de Ginecologia e Obstetrícia e médicos de família; e para a atualização de outros profissionais de saúde envolvidos nos cuidados prestados às mulheres e seus filhos, desde a preconceção ao puerpério.§Semiologia§Conceção, implantação e embriologia§Desenvolvimento e crescimento fetal§Vigilância e cuidados pré-natais§Adaptações maternas na gravidez§Avaliação imagiológica e complementaridade pré-natal de bem-estar fetal§Diagnóstico pré-natal§Hemorragias, diabetes e HTA na gravidez§Gravidez múltipla§Isoimunização Rh§Alterações da placentação§Doenças médicas e infeções na gravidez§Parto pré-termo e prematuridade§Intervenções e emergências em Obstetrícia§Puerpério: alterações fisiológicas e complicações§Fármacos e substâncias ilícitas na gravidez e no puerpério§Doenças mentais e aspetos éticos
Sabia que, em média, cada português consome 16 pacotes de açúcar por dia? Isso significa 3
quilos por mês e quase 35 quilos de açúcar por ano. Como é isto possível? Simples: o
açúcar está presente na maioria dosalimentos e é considerado pela Organização Mundial da
Saúde como o veneno do século XXI, sendo responsável por doenças cardiovasculares,
obesidade, diabetes e até cancro. Com Guerra ao Açúcar, Sónia Marcelo faz mais do que
alertar para os perigos do açúcar. Graças a uma compilação exaustiva de alimentos,
ajuda-nos a compreender o açúcar presente e até escondido na maioria dos alimentos da
nossa despensa. Mas a dietista não se fica por aqui: para ajudar a reduzir este doce
veneno nas nossas vidas, oferece-nos um plano alimentar de desintoxicação para 21 dias e
receitas práticas e saborosas para fazer em casa. Quer ficar mais saudável? Comece já hoje
a guerra ao açúcar.