Pretendendo responder à exigência de consulta rápida e exaustiva, a presente obra propõe-se narrar de um modo sintético a história da música clássica, apresentando as suas etapas, os seus protagonistas, as suas formas, e pondo em evidência quer o quadro de conjunto, quer o cruzamento dos estilos, a afinidade, a vizinhança das linguagens.
GUIDO BOFFI é investigador de Filosofia na Università Cattolica del Sacro Cuore, em Milão. É autor e co-autor de várias obras e artigos sobre Filosofia, Estética e Música.
As origens mais remotas do Jazz remontam aos tempos do comércio dos escravos negros, iniciado no fim do século XVI, e do seu transporte forçado para a América. Comprados na África ocidental junto dos mercadores indígenas, os negros trouxeram para o Novo Mundo uma rica variedade de músicas, danças, instrumentos, vocábulos, ritos e tradições.Neste livro, podemos seguir passo a passo os caminhos que o Jazz percorreu desde essa altura até aos dias de hoje. Conheceremos o que são, como surgiram e se desenvolveram os espirituais, os blues, o ragtime, o estilo Nova Orleães, aprenderemos quais as cidades onde o Jazz mais se desenvolveu (Nova Orleães, Chicago, Nova Iorque), travaremos conhecimento com os maiores nomes do Jazz (como Duke Ellington, Louis Armstrong, Ella Fitzgerald, Billie Holliday, Count Basie, Charlie Parker, Dizzy Gillespie, Sarah Vaughan, Miles Davis, Charlie Mingus, John Coltrane, entre outros), ficaremos a saber o que foi a "Swing Era" , o bebop, o Cool Jazz, o Hard bop, o Jazz modal, o Free jazz, o Etno-jazz, o Jazz-rock e fusion, a improvisação e o Jazz europeu.
Luís Villas Boas é unanimemente considerado o «pai» do jazz em Portugal. Nascido em Lisboa, a 26 de Março de 1924, numa família com fortes tradições musicais e ligada à cultura em geral.A ele se devem a criação do programa de rádio mais influente na divulgação do jazz, Hot Club, transmitido ininterruptamente entre 1945 e 1969, a organização das primeiras jam sessions, a autoria dos primeiros artigos de imprensa informados, a fundação das primeiras instituições jazzísticas nacionais - Hot Clube de Portugal, 1948; Discostudio, 1958; Luisiana Jazz Club, 1965 -, e a produção dos primeiros grandes concertos: Sidney Bechet, 1955; Count Basie, 1956; Bill Coleman, 1959.No final dos anos de 1970 teve um papel decisivo na promoção do ensino, fundando as escolas do Hot Clube de Portugal - onde se têm formado nos últimos cerca de 50 anos as sucessivas gerações de músicos que mantêm o jazz como um género musical vivo -, e do Luisiana Na década de 1980, juntamente com Duarte Mendonça, viria a ter os seus próprios programas de jazz - Aqui Jazz (1978-1979), Jazz Magazine (1978-1979), Club de Jazz (1982-1985) e Jazz para Todos (1986).Para celebrar o 100 º aniversário do nascimento de Luís Villas Boas este livro reúne uma primeira narrativa biográfica e, através de 70 entrevistas à imprensa, rádio e televisão, dá-lhe a palavra, acompanhando a evolução do seu pensamento e acção ao longo de quase 50 anos, bem como o percurso do jazz no Portugal do século XX.
Compositor e escritor, Boucourechliev
evoca algumas das grandes etapas
da linguagem musical, mas também
esclarece o fenómeno da música,
os mecanismos íntimos da composição
e da audição.
[Olhares sobre a música em Portugal no século XIX] é um volume repleto de informação inédita e
profundamente estimulante para todos os que se dedicam aos estudos artísticos e culturais em Portugal,
cuja leitura vem demonstrar a riqueza e complexidade de uma época à qual começamos enfim a prestar
justiça. Com este livro, ficamos a dever à autora a confirmação inequívoca de que a história da música em
Portugal no século XIX merecia, de facto, ser contada. [Paulo Ferreira de Castro].