Inovação, Gestão, Marketing e Tendências no Mercado do Livro
Este livro de Paulo Faustino pretende fazer-nos perceber que o mundo do livro estará sempre presente. Existirá sempre, seja nas relações entre editores e leitores ou distribuidores entre outras relações que se estabelecem na produção de um livro até chegar às mãos do destinatário. Diversas são as etapas, mas também diversos são os desafios a enfrentar no dia-a-dia e com a evolução dos tempos. Uma editora tem de ter sempre a capacidade de adaptação inovando o seu produto, o marketing e a distribuição.
| Editora | Media XXI |
|---|---|
| Categorias | |
| Editora | Media XXI |
| Negar Chronopost e Cobrança | Não |
| Autores | Paulo Faustino |
João Paulo de Jesus Faustino tem um pós-doutoramento na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e é investigador visitante da Tele-Information da Universidade de Columbia (NY). É cofundador do Mestrado em Comunicação e Gestão das Indústrias Criativas (iniciado no ano letivo 2017/2018) e professor do Departamento de Jornalismo e Comunicação Científica da Universidade do Porto (nestas faculdades leciona Marketing Cultural, Marketing Turístico, Media e Marketing de Indústrias Criativas, Gestão e Modelos de Negócios em Indústrias Criativas); é também codiretor, com Terry Flew, do JOURNAL OF CREATIVE INDUSTRIES AND CULTURAL STUDIES – JOCIS. É presidente não executivo da Formalpress/Media XXI - Publishing & Consulting Company - www.mediaxxi.com.
É também professor convidado da Escola Superior de Comunicação e Media, Instituto Politécnico de Lisboa, responsável pela disciplina de Gestão de Media (Mestrado em Jornalismo), fundador e codiretor do curso de pós-graduação em Indústrias Criativas - Estratégias, Políticas e Empreendedorismo. Paulo Faustino é professor convidado do Instituto Politécnico de Leiria, lecionando aulas de Gestão de Projetos de Empresas e Comunicação, Técnicas de Marketing e Publicidade (Licenciatura em Comunicação Social e Educação Multimédia); Marketing e Publicidade (Licenciatura em Recursos Humanos e Comunicação Organizacional); Marketing Cultural (Licenciatura em Turismo e Património); Comunicação de Marketing (Licenciatura em Marketing). Cofundador e diretor assistente do Mestrado em Media e Comunicação (neste curso ensina Administração e Empreendedorismo em Indústrias Criativas e Media).
Paulo Faustino é presidente da International Media Management Academic Association (IMMAA: www.immaa.org) e investigador visitante em várias universidades europeias e norte-americanas, a saber: Universidade de Stanford (EUA), Universidade do Norte do Texas (EUA), Universidade Fordham (EUA), Universidade de Suffolk (EUA), Universidade de Jönköping (Suécia), Universidade de Oxford (Reino Unido), Universidade de Manchester (Reino Unido), Universidade de Navarra (Espanha) e Universidade Complutense de Madrid (Espanha). Paulo Faustino ensina Marketing de Media, Gestão, Economia e Políticas Públicas em programas de licenciatura, mestrado e doutoramento em universidades nacionais e internacionais.
É Professor Visitante em várias universidades internacionais, nomeadamente no Brasil (Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Universidade do Rio do Vale do Sinos), Macau/China (Instituto Politécnico de Macau e Universidade de San José), Rússia (Universidade Estadual de Lomonsov; Universidade Nacional de Pesquisa), Suíça (Universidade de Friburgo). Foi professor de Economia Mediática Portuguesa, integrado no Mestrado em Comunicação pela Universidade Católica de Lisboa (aqui coordenou também um Mestrado em Media e Entretenimento). Concluiu o seu PhD em Gestão de Media na Universidade Complutense de Madrid, Faculdade de Comunicação (com Cum Laude) em cooperação com a Universidade de Jönköping (Suécia). Paulo Faustino é Mestre em Sociologia Económica e Organizacional pela Universidade Técnica de Lisboa e licenciado em Gestão de Recursos Humanos. Também concluiu Cursos Avançados em Administração de Media e Entretenimento (da Anderson School of Management - Universidade da Califórnia, Los Angeles) e Gestão de Publicações (Universidade de Stanford, onde foi membro do Conselho Consultivo de Ex-Alunos).
Paulo Faustino foi membro do conselho e cofundador da European Association of Media Management Education (EMMA), bem como parte dos conselhos científicos de eventos académicos internacionais relevantes, como a World Media Economics Conference, por exemplo. Anteriormente, trabalhou cerca de 20 anos em cargos relevantes na indústria de media e foi adjunto do secretário de Estado e ministro da Presidência do XV e XVI Governos Constitucionais. Realizou trabalhos de consultoria para várias instituições privadas e públicas, como o Banco Mundial e a Entidade Reguladora dos Media Portugueses; foi Secretário Geral da Confederação Portuguesa dos Media.
Foi também conselheiro executivo da Lusomundo Media (antigo grupo de media do grupo Portugal Telecom). Além disso, foi vice-presidente da Associação Portuguesa de Imprensa, presidente do Observatório da Comunicação e membro do conselho do Centro de Formação Profissional em Jornalismo (Cenjor). É autor e coautor de nove livros e cerca de vinte artigos científicos publicados em periódicos nacionais e internacionais, além de livros sobre economia mediática, políticas públicas e gestão. É membro do conselho editorial das seguintes revistas: The International Media Management Journal; Journal of Innovative Marketing; Journal of Spanish Language Media; Brands Trends Journal e Journal of Journalism and Mass Communication; Journal of Creative Industries and Cultural Studies.
Paulo Faustino participou em várias conferências e cursos internacionais como professor, orador, presidente, moderador e mesas redondas integradas nos seguintes países: Angola, Moçambique, Canadá, EUA, Brasil, China, Suíça, Alemanha, Sérvia, Japão, Reino Unido, Rússia, Hungria, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Espanha, França, Grécia, Polónia, África do Sul e Austrália. Faustino é um dos pesquisadores e professores internacionais mais dinâmicos no campo da Economia e Gestão de Media. A sua investigação centra-se nos Estudos das Indústrias dos Media e Criativas, nomeadamente: Concentração de Propriedade, Políticas Públicas, Economia, Empreendedorismo, Gestão e Marketing nas Indústrias Criativas e nos Negócios dos Media.
-
Estratégias, Economia e Administração de Empresas de Mídia e CriativasO livro traz uma ampla análise do mercado de media feita por académicos portugueses e brasileiros e é de particular importância, pois ajuda a preencher uma lacuna existente no Brasil relacionada com o estudo da microeconomia e gestão de media. Interessante para profissionais, empresários e estudiosos de media e indústrias criativas, bem como para pessoas ligadas à atividade política na área de comunicação e cultura, a obra sugere uma abordagem atual e necessária de uma área que tem centralidade na produção simbólica e económica no cenário contemporâneo. Dividida em três partes, o livro é composto por 15 capítulos que tratam temas como o modelo de negócios de sites de notícias regionais, a migração para multiplataformas enquanto estratégia de sobrevivência dos impressos, pluralidade e regulação de media, a comunicação não comercial brasileira, a marca Rock in Rio, as estratégias do brand Globo Rural, o funcionamento das TVs Legislativas municipais do Estado do Rio de Janeiro, telejornalismo regional e blogs de moda feminina, entre outros. -
Economia e Concentração dos MediaOs anos de transição entre os séculos XX e XXI foram determinantes para os mercados de comunicação. Neste período, acentuou-se o poder dos grupos produtores e distribuidores de informação e de entretenimento, ao mesmo tempo que se expandiram os nichos de mercado, acompanhando o crescimento da Internet, a digitalização de conteúdos e as novas tecnologias. Por outro lado, intensificaram-se os movimentos de concentração da propriedade dos meios, permitindo a emergência de grandes conglomerados de media, resultantes de aquisições de empresas menores, de fusões e de investimentos em vários segmentos de mercado. Com um poder crescente, estes conglomerados atuam em diversos segmentos, centrando a sua ação em variados públicos e distribuindo conteúdos que geram lucros notáveis.Este livro reúne um conjunto de artigos que abordam temáticas estreitamente ligadas entre si - economia e concentração dos media, estratégias e dinâmicas do mercado e publicidade -, tentando expor o modo como as empresas têm vindo a ajustar-se ao novo panorama, como estão a reagir às novas tecnologias e como criam estratégias para superar as dificuldades que surgem. -
Pluralismo dos Media Indicadores de Mercado e Grupos EmpresariaisO pluralismo, encarado como um ideal do mundo contemporâneo, incide sobre diversas esferas da sociedade actual. Contudo, adquire especial importância quando aplicado ao âmbito dos media, uma vez que funciona como base do direito à informação e da liberdade de imprensa. O pluralismo dos media contribui para uma sociedade mais igualitária e mais justa, tornando-se, deste modo, um imperativo democrático da sociedade contemporânea, sobretudo tendo em consideração o contexto da atual era digital. Este livro começa por abordar, na Parte I, os novos media e a evolução do pluralismo, passando de seguida, na Parte II, para a análise do quadro regulador europeu. A parte III diz respeito ao quadro analítico da situação em alguns países europeus, como o Reino unido, França e Itália. A parte IV é referente ao quadro regulador do sector dos media em Portugal, enquanto a Parte V estuda a caracterização e propriedade dos media no contexto nacional. Por último, na Parte VI é feita uma síntese analítica dos índices de concentração dos media portugueses, de forma a aferir a situação do pluralismo em Portugal. -
Políticas e Dinâmicas no Mercado Ibero-Americano dos MediaÀ medida que as dinâmicas de mercado se intensificam, o tema da economia e gestão dos media ganha uma importância crescente, sendo cada vez mais estudado a nível internacional. Este livro, coordenada por Paulo Faustino, constitui o primeiro de três volumes, e resulta da compilação de vários artigos, da autoria de conceituados investigadores da área da Economia dos Media, apresentados no Painel Ibérico e Latino-Americano da 8ª Conferência Mundial de Economia e Gestão dos Media (WMEMC), decorrida em Lisboa, em 2008. Os capítulos do livro estão estruturados por país de origem (Portugal, Espanha e Brasil). Esta obra representa um passo em frente na divulgação dos estudos na área da Economia e Gestão dos Media, campo ainda com um longo caminho a percorrer. -
Indústrias Criativas, Media e ClustersAs indústrias culturais ao estimularem, por um lado, a democratização da cultura e da arte, e por outro, o desenvolvimento da economia, assumem uma importância crescente. Apesar de carecerem de uma definição rígida, as indústrias criativas congregam, entre outras áreas, as actividades relacionadas com cinema, teatro, publicidade, artes plásticas, rádio, TV, Museus, etc. A indústria livreira ou jornalística é parte integrante das indústrias criativas, sendo que os Media estabelecem com as indústrias criativas uma relação de dependência mútua. -
Políticas Públicas, Estado e MediaNeste contexto de constante transformação, em que os Media tradicionais têm vindo a perder o seu anteriormente incontestado poder de influência e em que o consumidor tem vindo a tornar-se cada vez mais activo, emergem algumas questões fundamentais: qual o papel do Estado na comunicação social? Que tipo de políticas públicas têm sido aplicadas num sector altamente competitivo, como o dos media? Francisco Rui Cádima e Paulo Faustino apresentam-nos nesta obra uma reflexão sobre o papel que as instituições públicas desempenham na actividade dos Media, quer numa perspectiva de apoio directo, através de subsídios, quer através de legislação e de políticas sectoriais, com vista a facilitar as sucessivas transformações que vão ocorrendo neste sector altamente volátil e intervindo no debate que está agora aberto na sociedade portuguesa. -
Marketing de Televisão, Rádio e AudiovisualO setor dos media é um dos sectores fortemente afectados pelas mutações do mercado, enfrentando atualmente um conjunto de desafios que se prendem, fundamentalmente, com a passagem dos meios tradicionais para o digital e com a atual conjuntura económica desfavorável, numa era de grande fusão de informação. Neste contexto, as empresas ligadas aos meios de comunicação audiovisuais têm de se adaptar às alterações do mercado e encontrar soluções inovadoras que lhes permitam captar o interesse dos anunciantes e da audiência, encontrando novas formas de financiamento para além da publicidade. O marketing surge assim como uma ferramenta imprescindível ao sucesso das empresas de media, pois uma empresa que implemente uma filosofia de gestão baseada no marketing consegue alcançar vantagens competitivas face à concorrência, lança produtos/serviços inovadores que representam uma proposta de valor para o cliente, tem maio probabilidade de obter a fidelização dos clientes e de atrair novos clientes. Desta forma, as estratégias de marketing podem ser decisivas para o sucesso e sustentabilidade do negócio das empresas de media. -
Managing Media EconomyThis book analyses the media industry’s external and internal environment that includes the economic, managerial and marketing environment of the media business and industry as well as online media credibility, digital convergence, social media platform, media production, content and usability. This is intended to underline the complex and multifaceted nature of media economics, business and industry. Moreover, the major premise of this book is twofold: To point out that there is the need for all media firms and consumers to strategize in response to the arrival of new, digital, broadband, web, wireless and mobile media. The focus means a more realistic, detailed, integrated and holistic approach to media industry studies; To adopt and appropriately adapt relevant business frameworks and concepts for the economic and technological analysis of media markets. -
A Imprensa em PortugalEste livro marca o início da edição de livros da Colecção Media XXI sobre a área da comunicação e sociedade da informação. Aborda alguns aspectos característicos das principais mudanças ocorridas, nos últimos trinta anos, em Portugal (mas inseridas num contexto global), com impactos ao nível das empresas e dos produtos jornalísticos. Contudo, os conteúdos do livro centram-se mais em temas actuais relacionados não só com a actividade jornalística e empresarial da imprensa, mas também com a sociedade em geral, nomeadamente o processo e conteúdo das mudanças (políticas, sociais, económicas, tecnológicas, entre outras) com impactos na actividade dos media e na estrutura da sociedade. Este livro dirige-se a quem pretende conhecer e aprofundar aspectos particularmente relevantes, inerentes à vertente jornalística e empresarial dos media. Os públicos–alvo deste livro são não só os profissionais e estudantes da área da comunicação, como também os consumidores de informação – especialmente os leitores de jornais e de revistas – que desejam acompanhar e compreender melhor a complexa e importante actividade dos media. Neste contexto, o livro pode suscitar interesse profissional e intelectual a todos aqueles que desejam completar os seus conhecimentos sobre o fascinante mundo da comunicação, não porque lhes traga respostas concretas para o sucesso profissional ou empresarial, mas sobretudo porque é importante que todos os cidadãos, governos, empresas, profissionais e estudantes do sector estejam cada vez mais conscientes de que os meios de comunicação podem, efectivamente, contribuir para a existência de uma sociedade mais livre e solidária.
-
As 48 Leis do PoderPara aqueles que querem ter poder, são espectadores do poder, ou querem escudar-se contra o poder…Há quem brinque com o poder e perca tudo num erro fatal. Há quem vá longe demais e quem não vá suficientemente longe. Há, no entanto, quem dê exactamente todos os passos certos e seja capaz de atrair a si o poder com uma perícia quase sobre-humana.Ao longo dos tempos, escritores e filósofos colocaram-se a seguinte pergunta: Quais as lições a aprender com os sucessos e fracassos dos nossos predecessores?Apesar de os vários escritos sobre poder a que hoje temos acesso se estenderem por um período de mais de três mil anos, constatamos que se repetem tendências e temas comuns - aqueles que apontam para uma essência de poder e que sugerem a existência de características capazes de regular o seu aumento. As 48 leis são intemporais e absolutas. -
NovidadeCálculo e Processamento SalarialEm Portugal não existe uma estabilização laboral e fiscal, obrigando os técnicos de processamento salarial a manter uma atualização constante de conhecimentos. Esta edição integra as mais significativas alterações ocorridas recentemente, como as que se referem ao Código do Trabalho, à Agenda do Trabalho Digno, em vigor desde 01 de maio de 2023, e ao OE 2024. Acompanhamos com especial atenção as regras e os cálculos das pensões para 2023 e 2024, o reforço de modalidades de trabalho (teletrabalho) com a introdução de meios digitais e toda a legislação de suporte na aplicação e contabilização de custos que as empresas podem ter a liquidar mensalmente com os trabalhadores, isentas de IRS e TSU.Esta 6.ª edição atualizada realça a relação das empresas com a entrada em vigor da Lei n.º 13/2023 de 03 de abril, entre outros diplomas. Foram criados mais casos práticos que possibilitassem a orientação prática na aplicação da lei. Contém as principais novidades fiscais com impacto no processamento salarial das empresas, nomeadamente o IRS jovem, o Programa Regressar, aumentos salariais com incentivos fiscais para os trabalhadores e empresas, novos limites de tributação para as ajudas de custo e pagamento ao quilómetro, subsidiação de rendas, pagamento de passes sociais e bilhética com majoração de IRC, entre outras. Aborda também as alterações ao Fundo de Compensação do Trabalho e ao Fundo de Garantia de Compensação do Trabalho.· Noções de Processamento Salarial· Contrato Individual de Trabalho e Desvinculação Laboral· Horários de Trabalho. Regime de Adaptabilidade. Banco de Horas. Trabalho Suplementar· Faltas Justificadas Com e Sem Remuneração versus Injustificadas/Férias/Feriados· Proteção Social no Âmbito da Segurança Social· Flexissegurança e as Alterações ao Código do Trabalho" -
Fundamentos de MarketingO marketing é uma técnica de gestão utilizada atualmente pela maior parte das empresas. Aquelas que se alheiam e não dominam esta prática correm o risco de se verem desfasadas das necessidades e interesses do mercado onde atuam, estagnado e perdendo a corrida no competitivo jogo empresarial. O que é exatamente o marketing, qual o seu domínio de ação, quais as suas principais variáveis, os seus objetivos, as suas estratégias e quais os meios e técnicas a que recorre são alguns dos temas que, em linguagem simples, clara e objetiva, este livro expõe. Aqui, os interessados poderão adquirir os conceitos e técnicas fundamentais, esclarecer as suas dúvidas e encontrar elementos de investigação que permitirão tomadas de decisão criteriosas nos desafios com que as empresas se confrontam no seu quotidiano na gestão de marketing. Este livro não se destina a especialistas na matéria, mas sim a todos aqueles que pretendam dar os primeiros passos no conhecimento e aprendizagem do marketing, em especial, alunos de gestão e de comunicação social, bem como dirigentes de pequenas e médias organizações que pretendam desenvolver as suas próprias iniciativas, controlando-as, medindo-as e quantificando os seus resultados.Vários -
Marketing de ServiçosA evolução das sociedades tem sido acompanhada pela diversificação das necessidades e dos comportamentos dos vários agentes económicos. Recentemente, os avanços estão essencialmente correlacionados com os impactos resultantes da globalização e da inovação tecnológica. Diferentes hábitos de consumo e novos modelos de gestão contribuem para que um número crescente de funções, originariamente desempenhadas pelos próprios indivíduos e organizações, sejam efetuadas por terceiros. Surgem, assim, outros agentes económicos que, ao desempenharem essas tarefas, as transformam em oportunidades de negócio, contribuindo deste modo para a proliferação de empresas de serviços e para a expansão e importância deste setor nas economias das sociedades modernas. Com efeito, os serviços apresentam atualmente um peso relevante no PIB destas economias, encontrando-se direta ou indiretamente presente na maioria das atividades económicas e relações de troca, mesmo quando o objeto destas relações não seja diretamente o serviço. Como objeto específico da transação, ou até mesmo como mero complemento diferenciador de um produto, os serviços e o marketing a estes associados têm sido alvo de estudo e atenção particular. De facto, dada a natureza e as características intrínsecas dos serviços, o marketing assumiu neste âmbito um estatuto de prática e de disciplina de estudo autónoma. Ao serem reconhecidas as características que distinguem os serviços dos bens de consumo, o Marketing de Serviços emerge por forma a proporcionar uma visão distinta e própria da gestão de marketing neste setor de atividade, através de um conjunto de princípios e de abordagens específicas e essenciais. Partindo dessa realidade observada, o presente livro pretende abordar de forma objetiva e rigorosa, os diversos aspetos relacionados com o Marketing de Serviços, constituindo um elemento de consulta para todos aqueles que se interessam pelo Marketing, particularmente pela problemática desta vertente específica cada vez mais relevante. -
Tudo O Que Pensar, Pense Ao ContrárioTudo o que pensar, pense o contrário é uma audaciosa abordagem ao modo como habitualmente encaramos o trabalho e o nosso mundo. Paul Arden apresenta neste livro observações espirituosas, aforismos e paradoxos ousados, deixando de lado qualquer concelho enfadonho, tudo isto com o objetivo de questionar o que se considera o «senso comum». -
Dar a Volta ao TextoEm Dar a volta ao texto, Martim Mariano reúne tudo o que aprendeu ao longo de 15 anos de experiência como copywriter e criador de conteúdos, e que ensina regularmente nos seus workshops: escrever bem, de modo eficaz e de forma persuasiva. -
O Controlo de Gestão- Ao Serviço da Estratégia e dos GestoresO sistema de controlo de gestão deve ser entendido como fator de desenvolvimento da empresa, na medida em que, afetando o comportamento dos gestores, os alinha no sentido da implementação da estratégia. Neste sentido, deve envolver todos os membros da organização por forma a melhorar os desempenhos individuais e organizacionais. Um adequado sistema de controlo de gestão ajuda a empresa a ter sucesso, pelo que urge divulgar os seus objetivos e as suas técnicas. É isso que nos propomos fazer com a publicação das ideias expressas neste livro. Consideramo-las como um contributo importante para o desenvolvimento da gestão e, que por isso, não poderíamos mantê-las num círculo restrito.