Janelas para a Filosofia

14,00 €
Envio previsto até

Aceite este convite ao filosofar, feito por dois reconhecidos especialistas. Da filosofia moral e política à filosofia da arte e da religião, da teoria do conhecimento à filosofia da ciência e à lógica, os autores apresentam-nos alguns dos problemas, teorias, argumentos e conceitos que constituem o núcleo da reflexão filosófica e que somos incentivados a analisar e discutir. Leitura indispensável em escolas e universidade, para professores e alunos, com uma linguagem clara, mas rigorosa e sólida, este é o livro de apresentação da filosofia que há muito fazia falta.

Todos temos vários pressupostos filosóficos, quer nos apercebamos disso quer não. Seja porque temos convicções sobre o que é correcto ou incorrecto fazer, seja porque temos convicções sobre o que é ou não justo na nossa sociedade. Este livro abre janelas para o mundo da filosofia, ajudando-nos a reflectir com autonomia sobre esses e outros pressupostos filosóficos.

Da filosofia moral e política à filosofia da arte e da religião, da teoria do conhecimento à filosofia da ciência e à lógica, este livro apresenta alguns dos problemas, teorias, argumentos e conceitos que constituem o núcleo da reflexão filosófica. As ideias não são apresentadas como dogmas mortos que nos resta apenas apreciar, mas antes como propostas vivas que urge discutir.

Este livro é do máximo interesse para qualquer pessoa dada à reflexão, curiosa acerca dos pressupostos filosóficos que inevitavelmente temos. Leitura indispensável em universidades e escolas, para professores e alunos, e com uma linguagem clara e despretensiosa, mas rigorosa e sólida, este é o livro de apresentação da filosofia que há muito fazia falta.

Será que os valores são relativos? Porquê? O que fundamenta a moral? O que é o bem último, aquilo em função do qual os outros bens são bens? E qual é o critério da acção correcta? Serão as consequências? Ou as intenções? Ou será a virtude o que mais conta na ética?

Eis algumas das perplexidades filosóficas que inauguram este livro.
Conduzindo o leitor gentilmente, de maneira despretensiosa e simples, encorajando-o a reflectir por si, Janelas para a Filosofia é mais do que uma apresentação da filosofia: é um convite ao filosofar.
Em vez de dogmas mortos, as ideias dos filósofos tornam-se propostas vivas que apetece discutir. Kant e Mill, Aristóteles e Platão, Popper e Kuhn, Collingwood e Tolstói, Anselmo e Nagel, Rawls e Nozick, Gettier e Dickie -- estes são apenas alguns filósofos, antigos e contemporâneos, que somos convidados a discutir neste livro singular.

Escreveu Epicuro: «Que nenhum jovem adie o estudo da filosofia, e que nenhum velho se canse dela; pois nunca é demasiado cedo nem demasiado tarde para cuidar do bem-estar da alma. O homem que diz que o tempo para este estudo ainda não chegou ou já passou é como o homem que diz que é demasiado cedo ou demasiado tarde para a felicidade.»

Mais do que colegas, mais do que amigos, Aires Almeida e Desidério Murcho são cúmplices na paixão pela filosofia e na paixão por levar a filosofia às pessoas porque vivem o que Epicuro, como outros filósofos, sabia: que a filosofia é das coisas mais preciosas que há na vida.

Detalhes
Editora Gradiva
Coleção Filosofia Aberta
Categorias
Editora Gradiva
Negar Chronopost e Cobrança Não
Autores Aires Almeida, Desidério Murcho
Desidério Murcho

Desidério Murcho (1965) estudou Filosofia na Universidade de Lisboa e depois no King’s College de Londres. É professor na Universidade Federal de Ouro Preto desde 2007. Autor de Filosofia em Directo (2011), um êxito editorial com mais de 21 mil exemplares vendidos, Sete Ideias Filosóficas que Toda a Gente Deveria Conhecer (2011), Pensar Outra Vez (2006), O Lugar da Lógica na Filosofia (2003) e Essencialismo Naturalizado (2002). Co-autor dos livros Janelas para a Filosofia (2014), 50 Lições de Filosofia (2012-2013), entre outros, e organizador dos livros A Ética da Crença (2010), Viver para Quê? (2009) e Enciclopédia de Termos Lógico-Filosóficos (2006), Desidério Murcho participa habitualmente em congressos e conferências internacionais. Na Edições 70 publicou também Todos os Sonhos do Mundo (2016).

Aires Almeida
Mestre em Filosofia pela Universidade de Lisboa, professor da E. S. Manuel Teixeira Gomes (Portimão) e membro do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa. É autor de O Valor Cognitivo da Arte (CFUL, 2010), co-autor de Textos e Problemas de Filosofia (Plátano, 2006) e organizador do Dicionário Escolar de Filosofia (Plátano, 2009), além de co-autor de outros livros didácticos e de divulgação.
Partilhar
Book Search
Livros dos mesmos Autores Ver Todos
Top Vendas da categoria Ver Todos