Leitão de Barros - A Biografia Roubada

18,00 €
Envio previsto até

José Leitão de Barros, figura incontornável do século XX português, geralmente reconhecido como cineasta e propagandista do Estado Novo, alma da Exposição do Mundo Português, dos grandes Cortejos Históricos e dos álbuns de propaganda do regime, teve obra bem mais ampla, como aqui dão testemunho duas das suas netas.

Sendo, por muito tempo, uma das raras figuras com acesso directo a Oliveira Salazar, acabou por tornar-se inconveniente e uma voz crítica do salazarismo e das academias oficiais nas suas populares crónicas, «Corvos», publicadas na década de 1960, no Diário de Notícias. 

Uma biografia feita a partir de documentos inéditos do vasto espólio de Leitão de Barros, sobre o qual as autoras trabalharam na procura da sua voz.

Detalhes
Editora Bizâncio
Categorias
Editora Bizâncio
Negar Chronopost e Cobrança Não
Autores Ana Mantero, Joana Leitão de Barros
Joana Leitão de Barros
"Joana Leitão de Barros, depois de largos anos dedicada ao jornalismo generalista e económico, faz a sua estreia na ficção com Veva, sobre Genoveva Lima Mayer Ulrich, cujo percurso investigou nos últimos anos. Em 2020 recebeu o Prémio Sophia, da Academia Portuguesa de Cinema, pelo livro Leitão de Barros, A Biografia Roubada, que a levou a estudar a década de 1920 e aproximar-se de um sem fim de protagonistas cujo rasto tem percorrido. Para além da biografia, género que continua a trabalhar, desenvolve actividade como guionista e produtora de conteúdos. Antes disso, e numa segunda encarnação, terminada em 2018, fez comunicação empresarial e política. Escreveu também um guia sobre o litoral alentejano e editou a revista de uma fundação ligada ao Alentejo."
Ana Mantero
Partilhar
Book Search
Livros dos mesmos Autores Ver Todos
Top Vendas da categoria Ver Todos