Marketing a Preto e Branco
Um livro que pretende suscitar debate, reflexão e tomada de posição baseada em opiniões de
reputados especialistas.
Ao longo da obra, autores conceituados aceitaram um desafio acerca de tópicos "quentes" na
área do marketing: que expusessem de forma fria e isenta as suas visões, a preto e a
branco, dos temas em que trabalham.
Estrutura da obra:
- O preto e o branco. O Ying e o Yang.
- Razão ou emoção? Cérebro ou coração?
A razão e a emoção representam duas perspetivas (aparentemente) antagónicas do consumidor.
De um lado a necessidade, funcionalidade e racionalidade; do outro, o desejo, a intuição e
a impulsividade. O que pesa mais no comportamento e decisão?
- Existe um ADN do consumidor?
O comportamento do consumidor é psicossociológico, influenciado pelo ambiente, ou a
biologia tem uma palavra a dizer? O meio é mais importante que a biologia? Ou será o
inverso? Estará o comportamento predeterminado? Haverá um código genético do consumidor?
- Gritar ou falar ao ouvido?
Vivemos num mundo de competição feroz e a comunicação assume um papel fulcral na afirmação
de marcas e produtos. Como salientar a mensagem de marketing e captar a atenção do
consumidor? Será a elevada exposição dos meios mais massificados o melhor caminho ou o
segredo reside em "atacar" o consumidor de forma cirúrgica e localizada?
- A (r)evolução das redes sociais?
O boom das redes sociais marcou uma forma diferente de as marcas se relacionarem com os
consumidores, mas um estudo divulgado pelo The Guardian revela que o Facebook está "morto
e enterrado" para as novas gerações, que usam mais o Instagram, Twitter e WhatsApp.
Estarão as redes sociais, tal como as conhecemos, a atingir um ponto de viragem? Como
serão as redes sociais no futuro? Como se posicionarão as marcas perante um novo paradigma
das redes sociais?
- Jornalistas e marketers: uma relação amor-ódio?
A comunicação social, entendida como o quarto poder, é também no âmbito do marketing e do
consumo uma ferramenta com uma força enorme. Os profissionais de marketing, conscientes
disso, tentam estabelecer uma relação profícua com os profissionais de comunicação social,
mas nem sempre de forma totalmente eficaz. Muitas vezes, parecem dois mundos, duas
linguagens muito diferentes. Qual a visão de jornalistas sobre o marketing e dos
profissionais de marketing sobre o jornalismo? Estão condenados a uma relação amor-ódio
- O enamoramento e a ilusão...
| Editora | Vida Económica |
|---|---|
| Categorias | |
| Editora | Vida Económica |
| Negar Chronopost e Cobrança | Não |
| Autores | Manuel Pedro Ferreira, Abílio Madeira Bordalo |
Após o Curso do Magistério Primário, que concluiu com 16 valores, cujas funções exerceu durante alguns anos, licenciou-se em Direito pela Universidade de Coimbra em 1972. Nesse ano foi nomeado e exerceu como Conservador do Registo Civil e Notário, interino (1972-1973). Em 1973 ingressou na Magistratura do Ministério Público tendo exercido, sucessivamente, nas comarcas de Luanda (7º Juízo Criminal), Anadia, Almada e Figueira da Foz. Em 1978 foi promovido a Procurador da República colocado no Círculo Judicial da Guarda, depois no Círculo Judicial de Almada e, em 1984, junto do Tribunal da Relação de Lisboa. Promovido ( em 1987) a Procurador Geral Adjunto e colocado no Tribunal Tributário de 2ª Instância onde exerceu funções como representante do Ministério Público até 1994. Simultaneamente ( 1989-1992), desempenhou funções como membro da Comissão para o Combate ao Contrabando de Gado/Carne (comissão interministerial, como representante do Ministério da Justiça). Colaborou no Anteprojecto do Regime Jurídico das Infracções Fiscais Aduaneiras (RJIFA). Deu o seu contributo no Anteprojecto do Regime Jurídico das Infracções Fiscais não Aduaneiras RJIFNA). Participou no Anteprojecto de um Decreto-Lei sobre a identificação e circulação do gado, carne e produtos cárneos. Teve intervenção no Anteprojecto ( várias versões) do Código de Processo Tributário que revogou o Código de Processo das Contribuições e Impostos. Por incumbência do Procurador Geral da República, elaborou relatório e apresentou proposta que resultou na Portaria 116/92, de 22/2, atinente à criação e implementação da estrutura do Ministério Público nos Tribunais Tributários de 1ª Instância. Em 1994 foi nomeado juiz auxiliar da Secção do Contencioso Tributário do Supremo Tribunal Administrativo. Em 1995 nomeado, em comissão permanente de serviço e, posteriormente, a título definitivo, Juiz Conselheiro do Supremo Tribunal Administrativo. Coincidindo com a entrada em funcionamento do Tribunal Central Administrativo ( Setembro de 1997), iniciou, com a colaboração do Exmo. Colega , Juiz Conselheiro do Supremo Tribunal Administrativo, Francisco Rodrigues Pardal (infelizmente já falecido) o Projecto materializado na colectânea de Jurisprudência designada ANTOLOGIA DE ACÓRDÃOS DO SUPREMO TRIBUNAL ADMINISTRATIVO E TRIBUNAL CENTRAL ADMINISTRATIVO cuja publicação está a cargo da LIVRARIA ALMEDINA. Em 1999 foi nomeado pelo Ministro das Finanças membro da Comissão das Infracções Fiscais com competência que a lei lhe deferir para aplicar sanções principais e acessórias previstas na lei para as infracções fiscais e contribuir para a uniformização dos critérios utilizados pela Administração Tributária, nos termos do disposto no art.º 118º da Lei Geral Tributária.
-
Citypack Rio de JaneiroDescubra a cidade do Rio de Janeiro com a ajuda do guia CityPack: - Top 25 do que não pode perder - Propostas de passeios que lhe mostram o melhor da cidade - Os melhores lugares para fazer compras, comer, divertir-se e dormir, para todas as carteiras - Mapa de bolso desdobrável com todos os sítios de interesse Tudo o que precisa para uma viagem de sonho. -
A Chave de BlackthornNa cidade de Londres, em 1665, um boticário afamado de nome Benedict Blackthorn, decide resgatar da vida de um orfanato, Christopher Rowe, e transformá-lo em seu aprendiz. Christopher adora o trabalho de inventar medicamentos e de decifrar códigos. Mas, quando a tranquilidade da sua vida é abalada por uma série de assassínios, Christopher tem de usar os seus novos conhecimentos para encontrar uma perigosa seita chamada o Culto do Arcanjo. Exceto o seu amigo Tom, é difícil dizer quem é o aliado e quem é o inimigo. E, enquanto Christopher procura descobrir passagens secretas, criptas escondidas, e resolver quebra-cabeças intricados, o futuro de Inglaterra está em perigo - assim como a sua própria vida. -
Aspectos da Música Medieval no Ocidente Peninsular- Volume IEste primeiro volume trata de uma abordagem sobre Música Palaciana. Oferece-se neste volume uma selecção de textos sobre música medieval ibérica, escritos ao longo de mais de duas décadas. A primeira parte do livro, sobre a música palaciana, é organizada tematicamente em três secções (visões de conjunto sobre a cantiga medieval; lírica profana; Cantigas de Santa Maria). Dentro de cada secção, os capítulos aparecem por ordem cronológica de redacção. -
Música e História - Estudos de Homenagem a Manuel Carlos BritoEste volume pretende assinalar o lugar de destaque que Manuel Carlos de Brito tem ocupado no campo da História da Música, não só em Portugal, a cujo passado musical dedicou a maioria dos seus estudos, como além-fronteiras. Enquanto musicólogo, Manuel Carlos de Brito adoptou como princípios orientadores a actualização científica, a perspectiva cosmopolita da investigação e a defesa de «um campo unificado da musicologia onde os seus diversos ramos possam colaborar, orientados por uma perspectiva por assim dizer antropológica dos fenómenos musicais». O seu principal campo de investigação abrange a música dos séculos XVII a XIX, particularmente o estudo da ópera em Portugal no século XVIII. À distância, esta abordagem à vida musical em Portugal que põe de parte os preconceitos dogmáticos e procura perspectivas inovadoras solidamente escoradas na documentação constitui um dos maiores contributos de Manuel Carlos de Brito para a disciplina. A Tabula gratulatoria deste volume testemunha o seu largo horizonte e o relacionamento privilegiado com o mundo latino europeu, reflectido também nas contribuições reunidas neste livro e assinadas por musicólogos de três gerações sucessivas, oriundos de Portugal, Brasil, Espanha, Inglaterra, França e Itália. -
Isto de Ser Autor: 90 Anos da SPAEm termos de balanço sobre o que foram os 90 anos de vida da Sociedade Portuguesa de Autores, este é o livro que dá voz e rosto a muitos daqueles que tão bem a representam. Assim, nasceu a ideia de construir este livro. -
O Livro Vermelho das Mulheres EmpreendedorasEscrito em plena crise económica e social, este livro dá resposta às mulheres que encontram no autoemprego a sua opção de vida ou a solução para os seus problemas financeiros. No fim do processo, as leitoras terão sido capazes de identificar muito do que não se ensina nas escolas de gestão acerca de negócios e empresas. -
Ganhar na Bolsa Com Análise TécnicaNOVA EDIÇÃO DE UMA OBRA QUE VEM DESMISTIFICAR A ANÁLISE TÉCNICA, TORNANDO-A ACESSÍVEL A UM PÚBLICO ABRANGENTE E MENOS EXPERIENTE. De uma forma simples e acessível, os autores explicam como é possível adotar estratégias vencedoras com recurso à análise gráfica, compreender de que forma os preços se poderão comportar no futuro e qual a grande previsibilidade para essas tendências de comportamento. -
Dez Compositores PortuguesesUm esforço colectivo para dar a conhecer os compositores portugueses que marcaram o horizonte estético. Panorâmica da escrita musical em Portugal no século XX escrita por alguns dos mais reputados musicólogos nacionais do momento. A vida e a obra dos dez compositores portugueses mais relevantes do século passado: Emmanuel Nunes, Joly Braga Santos, Jorge Peixinho, Luís de Freitas Branco, entre outros.
-
A Psicologia do DinheiroSer bem-sucedido com o dinheiro não tem necessariamente que ver com o que sabemos. E mudar hábitos é difícil, mesmo para pessoas muito inteligentes.O dinheiro - seja no investimento, nas finanças pessoais ou nas decisões de negócios - é normalmente explicado com base na matemática, em que fórmulas e dados nos dizem exatamente o que fazer. Mas na vida real as pessoas não tomam decisões financeiras a partir de uma folha de Excel. Fazem-no à mesa de jantar, numa sala de reuniões, e em tantas outras situações nas quais história pessoal - a nossa visão única do mundo -, ego, orgulho, marketing e incentivos estranhos se misturam.Em A Psicologia do Dinheiro, o multipremiado autor Morgan Housel partilha 19 histórias que exploram a estranha forma como as pessoas pensam sobre dinheiro e ensina-nos a compreender verdadeiramente um dos temas mais importantes das nossas vidas. -
Segredos da Mente Milionária - Aprenda a vencer transformando os seus conceitos sobre o dinheiro e adotando os hábitos das pessoas bem-sucedidas.Segredos da Mente Milionáriafoi escrito para todos aqueles que se questionam acerca do motivo pelo qual, certas pessoas trabalham arduamente durante anos para ganhar dinheiro e outras parecem enriquecer tão facilmente. Para o autor, tal não se deve a diferenças na educação, à inteligência,ao talento, a oportunidades, a métodos de trabalho, a contactos ou à sorte. A resposta está no modelo pessoal de dinheiro quetodos nós trazemos gravado no subconsciente.Para Eker, mesmo quando uma pessoa domina a área na qual se move profissionalmente, se o modelo de dinheiro que segue não estiver programado para um alto nível de sucesso, ele jamais enriquecerá.Neste livro, T. Harv Eker apresenta os princípios que regem uma mente milionária e um método infalível de administração do dinheiro. -
Bons HábitosMelhore como trabalha e se sente, criando bons hábitos.Todos temos hábitos. Alguns foram cuidadosamente construídos; outros simplesmente caímos neles. Alguns deles podem ajudar-nos a fazer o nosso trabalho ou a equilibrar os diversos aspetos das nossas vidas. Outros, contudo, podem atrasar-nos.Este livro explora como avaliar o seu comportamento para ver onde pode melhorar o seu humor e produtividade a um nível granular. Com recurso às mais recentes investigações psicológicas e conselhos práticos de especialistas em liderança, aprenderá a estabelecer hábitos saudáveis, a largar comportamentos tóxicos que o esgotam e a superar quaisquer bloqueios mentais que estejam a impedir a mudança. -
O Factor Humano na Decisão EmpresarialAs teorias financeiras ortodoxas ignoram as características pessoais dos gestores na tomada de decisões na empresa.Mas, quem já contactou com a realidade empresarial sabe que a personalidade dos gestores é fundamental nas escolhas realizadas. Na verdade, não são as empresas que tomam decisões; quem decide são os gestores que nelas trabalham.Neste livro mostra-se como o perfil psicológico e as experiências de vida dos gestores influenciam as suas decisões:- porque cometem erros de gestão?- porque se endividam?- porque distribuem dividendos?- porque adquirem outras empresas?- porque manipulam a informação e cometem fraudes?Conhecer a psicologia do gestor é essencial para compreender as suas escolhas e também para prever as decisões tomadas nas empresas concorrentes. -
As 48 Leis do PoderPara aqueles que querem ter poder, são espectadores do poder, ou querem escudar-se contra o poder…Há quem brinque com o poder e perca tudo num erro fatal. Há quem vá longe demais e quem não vá suficientemente longe. Há, no entanto, quem dê exactamente todos os passos certos e seja capaz de atrair a si o poder com uma perícia quase sobre-humana.Ao longo dos tempos, escritores e filósofos colocaram-se a seguinte pergunta: Quais as lições a aprender com os sucessos e fracassos dos nossos predecessores?Apesar de os vários escritos sobre poder a que hoje temos acesso se estenderem por um período de mais de três mil anos, constatamos que se repetem tendências e temas comuns - aqueles que apontam para uma essência de poder e que sugerem a existência de características capazes de regular o seu aumento. As 48 leis são intemporais e absolutas. -
Desistir - O Poder de Saber Quando Ir EmboraO sucesso não reside em insistir nas coisas. Reside em escolher a coisa certa na qual insistir, desistindo das restantes.Lancemos mãos à obra. Está na altura de reabilitar a desistência.Ao ler este livro, ficamos a saber porque é que a desistência deve ser celebrada e como é que esta pode transformar-se numa capacidade para desenvolver e enriquecer a nossa vida. -
Cálculo FinanceiroEsta obra tem por objectivo apresentar a lógica do raciocínio matemático na análise das operações financeiras de curto, médio ou longo prazo. As diversas matérias abordadas no livro são tratadas com a adequada profundidade teórica exigida à leccionação destas matérias no ensino superior, sem no entanto descuidar a vertente prática, tendo em atenção a sua utilização por um público menos exigente no desenvolvimento dos aspectos teóricos da matéria.Trata-se de uma obra didáctica que cobre as matérias fundamentais da disciplina de Cálculo Financeiro, o que a torna útil para a aprendizagem ou aprofundamento de conhecimentos dos responsáveis pela gestão financeira das organizações.Em todos os capítulos são apresentados exemplos retirados da realidade empresarial, por forma a facilitar uma melhor compreensão dos assuntos abordados.Inclui ainda dois formulários de consulta rápida, um para o cálculo financeiro e outro para o cálculo actuarial, a que se juntam as correspondentes tabelas, ainda muito úteis, apesar do desenvolvimento e fácil acesso aos meios computacionais. -
Gestão das OrganizaçõesAs organizações, em particular as empresas, defrontam-se actualmente com um ambiente global em permanente mudança, cada vez mais complexo, instável e imprevisível. Inovação, gestão do conhecimento, novas competências, descentralização, autonomia e colaboração são alguns dos vocábulos associadas às características da nova gestão que, em complexidade crescente, se traduz em novos desafios para os novos gestores, mas também para os docentes, alunos e candidatos a funções de gestão. Procurando ir ao encontro da nova realidade, nesta nova edição, além da actualização ou sistematização de alguns dos temas tratados em edições anteriores (com destaque para o planeamento, a motivação e as estruturas organizacionais) introduziu-se um novo capítulo sobre as tendências em gestão no século XXI e as competências exigidas aos novos gestores. Fundamentalmente pretende-se contribuir, ainda que modestamente, para uma melhor preparação dos interessados em atingir os melhores resultados nos crescentes, mas aliciantes, desafios colocados pela nova gestão. Edição totalmente a cores.