O Anfitrião - 2ª Edição
Edições 70
2023
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O tema do marido enganado, a comicidade resultante dos encontros e desencontros cénicos provocados por dois pares de simillimi ou duplos, mas sobretudo o seu carácter singular de paródia mitológica, continuam a merecer o interesse do grande público e a fazer-nos rir de nós mesmos, da mesma forma que o autor pretendia que os Romanos se rissem das suas próprias divindades.
| Editora | Edições 70 |
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| Categorias | |
| Editora | Edições 70 |
| Negar Chronopost e Cobrança | Não |
| Autores | Plauto |
Plauto
PLAUTO, o maior dos comediógrafos da antiga Roma, nasceu cerca de 254 a.C. em Sarsina e morreu em Roma em 184 a.C. O início da sua carreira literária terá começado em 224 a.C.. Desde aí, até falecer, escreveu inúmeras comédias, das quais no entanto só 20 chegaram até nós.
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A Comédia da MarmitaO pobre Euclião encontra uma marmita cheia de ouro, esconde-a e aferra-se a ela; passa a desconfiar de tudo e de todos. Entretanto, não se apercebe que Fedra, a sua filha, está grávida de Licónides. Megadoro, vizinho rico, apaixonado, pede a mão de Fedra em casamento, e prontifica-se a pagar a boda, já que a moça não tem dote. Euclião aceita e prepara-se o casamento. Ora acontece que Megadouro é tio de Licónides. É assim que começa esta popular peça de Plauto, cheia de peripécias e de mal-entendidos, onde se destaca a personagem de Euclião com a sua desconfiança, e que prende o leitor até ao fim. «O dinheiro não dá felicidade mas uma marmita de ouro, ao canto da lareira, ajuda muito à festa» - poderá ser a espécie de moralidade desta comédia a Aulularia cujo modelo influenciou escritores famosos (Shakespeare e Molière, por exemplo) e que, a seguir ao Anfitrião, se situa entre as peças mais divulgadas de Plauto. -
EpídicoEstratípocles vai para a guerra e encomenda ao seu escravo Epídico a aquisição da amante, Acropolístis. Para conseguir tal objectivo, Epídico tem de recorrer a um expediente porque o seu amo não lhe deixa nem meia moeda para a transacção. Convence então Perífanes, o pai do rapaz, a acolher em sua casa a jovem, dizendo-lhe que se trata da filha de um antigo amor dele... Entretanto, em Tebas, Estratípocles apaixona-se por uma cativa e endivida-se para a adquirir... Acropolístis já não lhe interessa. É esta a situação com que Epídico se defronta no próprio dia do regresso do jovem. Começa assim esta deliciosa peça, de uma elegante e elaborada comicidade, que não recorre a processos de riso farsesco, antes assinala um momento de calculada sobriedade. O Epídico é uma comédia que o próprio Plauto habituado a extrair do riso do público o sustento e a razão de ser da sua glória amava tanto como a si mesmo. -
A Comédia dos BurrosA “Asinaria” é, no conjunto, uma comédia de enganos equilibrada e com cenas particularmente divertidas, bem ao estilo de Plauto. A intriga - na qual encontramos alguns dos tipos e situações características do teatro plautino (o jovem apaixonado desprovido de dinheiro; o pai rival do filho nos seus amores; a esposa colérica odiada pelo marido; a cínica, esperta e calculadora alcoviteira; e os escravos astutos, hábeis e mentirosos) - desenrola-se em dois tons - emoção e farsa - que, ao combinarem-se, comandam a intriga através de uma paródia crescente até ao triunfo decisivo do tom cómico. -
CásinaEsta comédia, cujo enredo gira em torno da rivalidade entre o velho Lisidamo e o seu filho Eutinico, apaixonados, ambos, por uma jovem criada, Cásina, é uma peça de acção contínua, plena de fantasia burlesca, e marcada por uma exuberante explosão de humor incontido, apresentado num evidente crescendo cómico. O êxito da primeira representação de Cásina, a mais licenciosa e ousada das comédias plautinas, foi tal que deu lugar a uma reposição alguns anos mais tarde. -
O MercadorEsta publicação inclui a tradução do Mercator de Plauto, acompanhada de um estudo introdutório e de notas ao texto. No estudo introdutório são analisados os elementos mais relevantes da peça para a sua contextualização teórica: a questão da estrutura; a rivalidade pai/filho, enquanto tema central da comédia; as personagens; a língua e o estilo; o cómico, e ainda a problemática da cronologia da peça. O estudo vem acompanhado de uma bibliografia atualizada.Introdução de Aires Pereira do Couto. -
AnfitriãoO tema do marido enganado, a comicidade resultante dos encontros e desencontros cénicos provocados por dois pares de simillimi ou duplos, mas sobretudo o seu carácter singular de paródia mitológica, continuam a merecer o interesse do grande público e a fazer-nos rir de nós mesmos, da mesma forma que o autor pretendia que os Romanos se rissem das suas próprias divindades.