O inverno chegou e os alunos da professora Tita vestem agasalhos quentinhos de l?, para n?o passarem frio durante as aulas. Mas como e que a l? retirada das ovelhas que pastam nos campos se transforma nos fios com que se tricotam os agasalhos que usamos para aquecer o corpo? Junta-te a turma de professora Tita e vem saber como se faz a tosquia das ovelhas e que processos atravessa o pelo desses animais ate chegar as nossas m?os sob a forma de camisolas, gorros, cachecois e luvas. No final do livro, diverte-te com a lengalenga, a canc?o e a peca de teatro.
Livro recomendado PNL2027 dos 3-8 anos - Pré-leitura e leitura inicialNaquela manhã, a professora Tita começou a ouvir um burburinho na sala. O Mário e o Jorge discutiam animadamente sobre quem nascera primeiro: o ovo ou a galinha? "Mas que excelente motivo para fazer uma visita de estudo sobre o Ciclo dos Ovos", pensou a professora. E no dia seguinte, lá partiram rumo a um aviário... A turma nunca tinha visto tantos galináceos juntos. Milhares e milhares de galinhas que punham diariamente milhares e milhares de ovos! Estavam todos muito entusiasmados. Os veterinários explicaram-lhes tudo sobre o processo, desde a recolha e transporte dos ovos em tapetes rolantes até à selecção por tamanhos e à ca-rimbagem. E também lhes disseram como era importante vigiar constantemente a saúde das galinhas e o estado dos ovos - tudo para que a nossa alimentação seja feita à base de produtos da melhor qualidade. Não percas esta oportunidade! Junta-te já à turma da professora Tita e aprende tudo sobre o Ciclo dos Ovos. E depois de acabada a história, diverte-te ainda com as lengalengas, a canção e a peça de teatro que vêm no final do livro.
A história é sempre a mesma. A personagem principal é uma criança entre os cinco e os quinze anos, só e orgulhosa, só e inconformada com a sua solidão, sempre sozinha. (...) À sua volta, há outras crianças e alguns adultos com defeitos e feitios às vezes cómicos, às vezes tão tristes que dão vontade de rir. O tempo é curto e o espaço limitado (...). A criança faz as coisas banais de uma vida infantil e banal: não faz nada. No fim da história, nada parece ter mudado, mas arrastaram-se móveis pesados, limparam-se os cantos à história de sempre (...). É preciso abrir a janela, arejar esta casa.Ver por dentro:
O João subiu para a bicicleta, que rangeu aflitivamente. Às primeiras pedaladas, ela respondeu com estalidos, como os ossos de um velho que se levanta de uma cadeira, mas pouco depois já rolava pela estrada abaixo. Ele pedalou com mais força e atravessou o ar morno da manhã. Sentia não sabia o quê que o empurrava para diante. Cheirava-lhe não sabia a quê, sabia-lhe não sabia a quê. E esse "não sei quê" era a liberdade. Estava dentro dele e à volta dele, por todo o lado. Também ele era um rapaz numa bicicleta azul e também ele levava a flor da liberdade numa manhã de Abril. Com ela, podia ir até onde quisesse. Por isso, pedalou ainda com mais força e avançou a sorrir na direcção do Sol.Ver por dentro: