O Design Gráfico Como Prática de Clarificação
Ao colocar como pergunta de investigação a prática de clarificação no percurso da FBA. não persigo um estilo, ou uma definição de um modo de alcançar esse objectivo. O que me interessa é perceber se uma prática de abertura e flexibilidade, necessárias para abranger a diversidade, pode conduzir a resultados claros na suas intenções. A ambiguidade e a ambivalência são qualidades que incorporam esses valores e são críticas para a problematização e a imaginação (Antonelli 2011), fundamentais para a compreensão dos problemas.
Quando falo de clarificar, falo de tornar efectiva a comunicação, sem que isso condicione os métodos ou as ferramentas usadas para a atingir. O que procuro é testar a efectividade de uma intenção, que foi sempre a da FBA.: que as mensagens, mais ou menos complexas, sejam transmitidas de forma clara. Não simples, nem reduzidas a qualquer mínimo, mas capazes de ser entendidas.
| Editora | Almedina |
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| Coleção | Fora de Coleção |
| Categorias | |
| Editora | Almedina |
| Negar Chronopost e Cobrança | Não |
| Autores | João Manuel Bicker |
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Manual Tipográfico de Giambattista BodoniGiambattista Bodoni, tipógrafo e impressor Italiano, nasceu a 26 de Fevereiro de 1740, em Saluzzo, no Norte de Itália. Considerado o mais importante, tipógrafo do século XVIII publicou em 1788 um manual que antecede aquele que seria o testemunho de toda a sua vida criativa: o Manuale Tipografico de l8l8, publicado cinco anos depois da sua morte. Para Bodoni, a beleza dos textos residia na letra e assentava em quatro virtudes fundamentais: Regularidade, Nitidez, Bom Gosto e Graça. Nota prévia A publicação do texto introdutório do Manual Tipográfico de Giambatista Bodoni em português corresponde, mais do que a uma intenção técnica ou didáctica, à satisfação de um desejo pessoal, determinado por uma admiração antiga pelo trabalho do grande tipógrafo e do que é um dos manifestos mais marcantes da história da tipografia. A oportunidade desta edição resulta de uma confluência de circunstâncias e de interesses que começam na criação da FBA., onde o trabalho de design gráfico sempre foi acompanhado pela cultura de um interesse particular pela tipografia e o design de livros. Esta vertente do trabalho da FBA., foi desde cedo potenciada pela afinidade com os editores da Fenda e da Almedina, que nos permitiram pôr em prática o que julgávamos saber acerca dos livros, mas também partilhar com eles a responsabilidade de procurar fazer sempre melhor. É neste espaço de interesse pelas letras e pêlos livros, espaço de estudo, de investigação, espaço de paixão, que nasce a possibilidade da edição do texto de Bodoni.
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Erasable Pen - UnicornSay goodbye to crossing out mistakes or reaching for the correction tape: with the Legami Unicorn Erasable Gel Pen you can rub out your errors and keep writing. Thanks to the heat-sensitive pink ink and eraser tip, you can make mistakes vanish without wearing down the surface. And with 'Believe in Magic' written across the body, the possibilities are endless.Vários -
Cartoons - 1969-1992O REGRESSO DOS ICÓNICOS CARTOONS DE JOÃO ABEL MANTA Ao fim de 48 anos, esta é a primeira reedição do álbum Cartoons 1969‑1975, publicado em Dezembro de 1975, o que significa que levou quase tanto tempo a que estes desenhos regressassem ao convívio dos leitores portugueses como o que durou o regime derrubado pela Revolução de Abril de 1974.Mantém‑se a fidelidade do original aos cartoons, desenhos mais ou menos humorísticos de carácter essencialmente político, com possíveis derivações socioculturais, feitos para a imprensa generalista. Mas a nova edição, com alguns ajustes, acrescenta «todos os desenhos relevantes posteriores a essa data e todos os que, por razões que se desconhece (mas sobre as quais se poderá especular), foram omitidos dessa primeira edição», como explica o organizador, Pedro Piedade Marques, além de um aparato de notas explicativas e contextualizadoras. -
Yang Liu. Today Meets YesterdayIn this third installment in her pictogram series for TASCHEN, leading graphic designer Yang Liu brings the way we were face to face with the way we are. Hot on the heels of its best-selling predecessors, Today meets Yesterday deploys the same vivid pictogram pairings to explore the transformations, and the challenges, of our ever-evolving world. Liu has made her name with a combination of graphic precision and incisive observation of behavior patterns. In Today meets Yesterday, her eye for tastes and trends takes ambitious scope, juxtaposing past with present to explore fundamental shifts in society. Along the way, we encounter the tussle between competing ideologies, historic and current global dangers, our interaction with the environment, and the wholesale impact of technology on our ways of living, learning, and loving, from online retail to the rise of the “smombie.” With an eye on everything from geopolitics to concentration spans, Liu’s panorama incorporates the details of daily experience as much as the momentous happenings in history. Through Facebook, food waste, collectivism, and much more, Today meets Yesterday casts the familiar situation in a crisp and discerning light, bringing fresh awareness, as well as some ironies, to who we are and where we came from. -
Design IndustrialUm exame rigoroso que procura extirpar as ambiguidades relativas à definição de design industrial e que – não pretendendo apenas fazer história – amplia o espaço de intervenção que situa o design industrial no campo das realizações estéticas. -
Siza DesignUma extensa e pormenorizada abordagem à obra de design do arquiteto Álvaro Siza Vieira, desde as peças de mobiliário, de cerâmica, de tapeçaria ou de ourivesaria, até às luminárias, ferragens e acessórios para equipamentos, apresentando para cada uma das cerca de 150 peças selecionadas uma detalhada ficha técnica com identificação, descrição, materiais, empresa distribuidora e fotografias, e integrando ainda um conjunto de esquissos originais nunca publicados e uma entrevista exclusiva ao arquiteto.CoediçãoArteBooks DesignCoordenação Científica + EntrevistaJosé Manuel PedreirinhoDesign GráficoJoão Machado, Marta Machado -
Design e Risco de MudançaDesign e Risco de Mudança lança-nos interrogações múltiplas que se prendem, desde logo, com o próprio título: qual o risco a que se refere Victor Margolin? O Design, enquanto disciplina charneira entre um número crescente de áreas do saber, pode assumir-se como polo agregador e diversificador, acrescendo e aprofundando as redes de comunicação, gerando sinapses de qualidade. Estas dependem das interrogações e das escolhas que o Design opera. Assim, deveremos interrogar-nos sobre quem faz as escolhas e com que pressupostos são feitas, já que cada caminho é consonante com uma visão do mundo que, segundo a especificidade de cada designer, se manifesta na sua vida e se espelha no trabalho.CoediçãoVerso da HistóriaCoordenação EditorialRosa Alice BrancoPrefácioEduardo Corte-Real

