O Lugar dos Ricos e dos Pobres no Cinema e na Arquitectura em Portugal

29,00 €
Envio previsto até

Desde sempre no cinema, como no mundo - nos quartos, nas casas e nas cidades -, os ricos e os pobres tiveram os seus lugares, mais ou menos nítidos: da fábrica de onde saem os operários dos irmãos Lumiére a Xanadu de Citizen Kane, dos "lugares de miséria atrás de magníficos edifícios" dos olvidados de Buñuel à Paris dos seus burgueses discretamente encantadores, da vila dos pescadores de La Terra Trema às villas das condessas, reis e príncipes de Visconti, dos albergues dos pobres de Preston Sturges aos hoteis de luxo de Lubitsch, dos borgate dos sub-proletários de Pasolini aos subúrbios das famílias remediadas de Ozu, das ruas da vergonha de Mizoguchi aos becos e ruelas do Anjo Azul, da casa da mãe siciliana de Huillet e Straub à Versalhes do Rei Sol de Rosselini, das roulottes dos lusty men de Nicholas Ray à Fat City de John Huston, do quarto alugado da rapariga da mala de Zurlini ao palácio dos seus amantes, os lugares dos criados e dos senhores de Jean Renoir, todos os lugares de Chaplin...

Qual tem sido, em Portugal, o lugar dos ricos e dos pobres no Cinema? Qual vai sendo o lugar dos ricos e dos pobres na Arquitectura? Como é que o Cinema pensa e olha essa Arquitectura? Pode a Arquitectura pensar e construir-se também a partir desse Cinema? Foram estas questões que levaram à realização de um ciclo de doze filmes promovido pelo Núcleo de Cinema da Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa com a coordenação de José Neves.

À sua projecção, que aconteceu durante seis meses na Cinemateca Portuguesa, entre Outubro de 2007 e Março de 2008, seguiu-se uma conversa, na maior parte dos casos entre o realizador do filme e um arquitecto convidado. Os 12 fascículos desta colecção transcrevem essas conversas. Em Maio de 2014 será publicado o livro O Lugar dos Ricos e dos Pobres no Cinema e na Arquitectura em Portugal, que reúne os 12 fascículos sob forma impressa em formato livro.

Detalhes
Editora Dafne Editora
Categorias
Editora Dafne Editora
Negar Chronopost e Cobrança Não
Autores José Neves
José Neves

José Neves, 1932, natural de Barão de São João, concelho de Lagos. Como funcionário público viveu os reveses de não apoiar o regime da ditadura salazarista e exilou-se em Londres a partir de 1965, regressando a Portugal aquando da Revolução dos Militares de Abril de 1974. Aderiu à Acção Socialista Portuguesa (ASP) em 1970, e participou no Congresso clandestino da ASP na Alemanha, em 1973, no qual se fundou o Partido Socialista (PS). Foi eleito membro da Comissão Nacional do Partido Socialista e exerceu vários cargos de acentuado cunho político como funcionário do PS. No Grupo Parlamentar da Assembleia da República executou funções como técnico de apoio parlamentar, aposentando-se como secretário do Presidente da Assembleia da República, Almeida Santos. Em Junho de 2010 recebeu a Medalha de Mérito Municipal, na categoria de Medalha de Solidariedade do Município de Cascais. É cofundador do Movimento pelos Direitos do Povo Palestino e pela Paz no Médio Oriente (MPPM).


Partilhar
Book Search
Livros dos mesmos Autores Ver Todos
Top Vendas da categoria Ver Todos