O Mundo Ordenado e Acessível
Considere-se a existência de uma ideia comum ¿ a tradição clássica que permitindo explicar o que une determinadas arquitecturas (não necessariamente próximas no tempo e no espaço) possibilita identificar um universo de autores que partilham uma mesma ideia de arquitectura. Demo-nos conta que essa ideia de arquitectura ¿ que a tradição clássica pressupõe e significa ¿ circunscreve um conjunto de obras que a ela se ligam e que constitui o que Giorgio Grassi descreveu como o mundo ordenado e acessível das formas da arquitectura. Assim entendida enquanto ideia viva e actuante, a tradição clássica encontrava-se disponível e naturalmente aberta a novos contributos e inscrições. Procurou-se, por isso, a inscrição no interior da tradição clássica de dois arquitectos portugueses: Fernando Távora e Eduardo Souto de Moura.
Por fim esta tese ¿ que se poderia também intitular a aurora do movimento moderno ¿ procura compreender de que modo o fim do mundo formal clássico não impediu no passado recente, nem impede hoje, a continuação e o ressurgimento da ideia de tradição clássica.
| Editora | Afrontamento |
|---|---|
| Categorias | |
| Editora | Afrontamento |
| Negar Chronopost e Cobrança | Não |
| Autores | José Miguel Rodrigues |
-
SNC Sistema de Normalização ContabilísticaÍndice Parte I - Legislação DECRETO-LEI N-°158/2009, DE 13 DE JULHO-APROVAÇÃO SNC ANEXO AO DECRETO-LEI N-°158/2009, DE 13 DE JULHO PORTARIA N.° 986/2009 DE 7 DE SETEMBRO - MODELOS DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS PORTARIA N.° 1011/2009 DE 9 DE SETEMBRO - CÓDIGO DE CONTAS AVISO N.° 15652/2009 - ESTRUTURA CONCEPTUAL AVISO N.° 15655/2009 - NCRF AVISO N.° 15654/2009 -NCRF- PE AVISO N.° 15653/2009-NORMAS INTERPRETATIVAS - Estrutura Conceptual - Código das Contas Parte II - Entidades cujos valores mobiliários estão admitidos à negociação num mercado regulamentado - Generalidade das Entidade - Pequenas entidades - Código das contas -
Palladio e o ModernoPalladio e o Moderno reúne dois ensaios numa única lição: a aula pública com o mesmo título, apresentada no âmbito de uma prova de agregação em História da Arquitectura Moderna, e a sua sequela, a propósito do pensamento arquitectónico de Eduardo Souto de Moura. Uma e outra, isto é, lição e ilação, constituem as duas faces da mesma moeda: o que significa hoje ser moderno, no século XVI como na contemporaneidade, com Palladio ou com Souto de Moura?
-
Direito de Cidade - Da «cidade-mundo» à «cidade de 15 minutos»Criador do conceito mundialmente conhecido de «cidade de 15 minutos», Carlos Moreno propõe soluções para responder ao triplo desafio ecológico, económico e social da cidade de amanhã.Em Direito de Cidade, Moreno questiona a nossa relação com os nossos espaços de convivência e com o tempo útil. Na sua visão de uma cidade policêntrica, as seis funções sociais essenciais — habitação, trabalho, compras, cuidados de saúde, educação e desenvolvimento pessoal — devem estar acessíveis num raio de 15 minutos a pé.O autor lançou um debate mundial ao analisar o complexo e vibrante laboratório ao ar livre que é a cidade, onde se exprimem as nossas contradições e se testam as mudanças nos nossos estilos de vida. Concentrando a maior parte da população mundial, mas também as grandes questões do desenvolvimento humano — culturais, ambientais, tecnológicas ou económicas —, os territórios urbanos estão hoje presos aos desafios do século e devem reinventar-se urgentemente.Ao propor uma descodificação sistémica da cidade, Carlos Moreno avalia os meios e os campos de ação do bem-viver e define as implicações das mudanças aceleradas pela urbanização e pela metropolização. -
Alegoria do PatrimónioNeste livro, a autora trata a noção de monumento e de património histórico na sua relação com a história, a memória e o tempo, analisa os excessos deste novo «culto» e descobre as suas ligações profundas com a crise da arquitectura e das cidades. -
Neutra: Complete WorksOriginally from Vienna, Richard Neutra came to America early in his career, settling in California. His influence on postwar architecture is undisputed, the sunny climate and rich landscape being particularly suited to his cool, sleek modern style.Neutra had a keen appreciation for the relationship between people and nature; his trademark plate glass walls and ceilings which turn into deep overhangs have the effect of connecting the indoors with the outdoors. His ability to incorporate technology, aesthetics, science, and nature into his designs brought him to the forefront of Modernist architecture.In this volume, all of Neutra’s works (nearly 300 private homes, schools, and public buildings) are gathered together, illustrated by over 1,000 photographs, including those of Julius Shulman and other prominent photographers. -
Eiffel TowerCommanding by day, twinkling by night, the latticework wonder of the Eiffel Tower has mesmerized Francophiles and lovers, artists and dreamers for over 125 years. Based on an original, limited-edition folio by Gustave Eiffel himself, this book presents design drawings, on-site photographs, and historical documents to explore the making of a..Vários -
As Origens da ArquitecturaA arquitectura é o conjunto dos cenários artificiais, construídos pela família humana durante a sua presença na Terra, desde a pré-história. Hoje, precisamos de toda essa experiência para enfrentar as tarefas actuais. Esta obra é um relato dos primórdios da Arquitectura, desde a Pré-História. É uma interpretação nova, que alarga as fronteiras da disciplina e propõe uma ideia unitária da tradição de que descendemos. -
Popular Architecture in the Communities of the Alentejo“This is a most impressive dissertation on a subject of enormous importance for future developments in architecture and ways of living, especially at this time of recession and of a new and increasing concern with the environment and sustainability, problems of global warming and of reliance on fossil fuels, destruction of natural biodiversity, corals, rainforests, and a range of species. In such a context, this dissertation makes a remarkable contribution to the task of recreating a better way of life and of building. José Baganha has create, l what must be one of the most complete records of regional architecture and urban planning, methods of construction, use of local materials, relation of vernacular buildings to landscape and to ways of life and work. Among the numerous superb illustrations are sketches and photographs, plans and sections, by the author, ranging from distant views of towns such as Monsaraz and Mértola to decorative details like the sgraffito ornament at Évora. His beautiful photograph of the Praça do Giraldo at Évora with its low arcade and great fountain shows more than any words what we need to preserve and recreate. Considering in his dissertation the damage done to these towns and villages from the 1960s, José Baganha modestly expresses the 'hope that it can be an operating manual for all those intending to intervene in the villages, towns, and cities of the Alentejo. In fact, with his numerous wise recommendations ranging from planning and building to the importance of kitchen gardens and orchards, his dissertation will be a source of inspiration far beyond this region of Portugal. DAVID WATKIN Ph.D, Litt.D, Hon. FRIBA, FSAEmeritus Professor of the History of Architecture -
Siza DesignUma extensa e pormenorizada abordagem à obra de design do arquiteto Álvaro Siza Vieira, desde as peças de mobiliário, de cerâmica, de tapeçaria ou de ourivesaria, até às luminárias, ferragens e acessórios para equipamentos, apresentando para cada uma das cerca de 150 peças selecionadas uma detalhada ficha técnica com identificação, descrição, materiais, empresa distribuidora e fotografias, e integrando ainda um conjunto de esquissos originais nunca publicados e uma entrevista exclusiva ao arquiteto.CoediçãoArteBooks DesignCoordenação Científica + EntrevistaJosé Manuel PedreirinhoDesign GráficoJoão Machado, Marta Machado -
A Monumentalidade Crítica de Álvaro SizaEste livro, publicado pela editora Circo de Ideias, com edição de Paulo Tormenta Pinto e Ana Tostões elege o tema da “monumentalidade” na obra de Álvaro Siza como base de um discurso crítico sobre a arquitectura e o papel dos arquictetos em relação à cidade contemporânea. O Pavilhão de Portugal, projectado para a Expo'98, é o ponto de partida desta pesquisa, apresentando-se na sua singularidade como momento central de um processo de renovação urbana, com repercussões na consciência política do final do século XX. Em Portugal, os ecos dessa política prolongaram-se após a exposição de Lisboa, consolidando uma ideia urbanística que vinha sendo teorizada desde o final da década de 1980. A leitura dos territórios num tempo longo e a imersão na cultura arquitectónica são pressupostos invariáveis na abordagem de Siza e alicerces discursivos sobre a “monumentalidade”.