Edições ASA orgulha-se de contar com Luísa Dacosta entre os seus autores, dedicando-lhe uma colecção própria que vem reunindo todas as suas obras no domínio da literatura infantil. A colecção - intitulada «Obras Completas de Luísa Dacosta para a Infância» - é agora enriquecida com a reedição de mais dois títulos clássicos da autora, ambos com ilustração assinada por Jorge Pinheiro.
Reedição de um pequeno conto de Luísa Dacosta, publicado originalmente em 1986 e há muito esgotado, e que agora, com esta 1ª edição na ASA em novo formato e com novas ilustrações da autoria de Cristina Valadas, passa a integrar a colecção de «Obras Completas de Luísa Dacosta para a Infância».
A narrativa estrutura-se em torno de uma bruxinha que decide fugir do reino das bruxas (um «mundo de trevas, árvores mortas e aves agoirentas») para o mundo dos homens (onde havia «tantos brilhos, tantas cores e tantos perfumes»), numa tentativa de encontrar um local onde pudesse «dar largas à sua alegria e ao seu humor benfazejo». Mas, para seu espanto, também o mundo dos homens, apesar da sua beleza exterior, se revelou um mundo de trevas pelo obscurantismo dos seus preconceitos!
"[...] estamos perante motivos esparsamente presentes em todo este diário: o olhar como mediador da consciência; o tempo volvido líquido, "água" e "limos", matéria em dissolução [...], ou "poeira"; o sentimento de abandono, de exílio nas "profundezas", acarretando o dúplice movimento de desistência e de pulsão vital [...]; a ténue esperança de que a memória possa restituir à "Luz" o sujeito descrente, através de uma narrativa estruturante, que o faça aceder a um renascimento simbólico. [...] O autoconhecimento vai-se tornando objectivo fulcral do escrever (diarístico ou não), religando-se à terra e aos mitos para ordenar o caos das lembranças e restituir à luz vibrante da consciência uma pacificação sem cessar procurada [...]. Fim e princípio sobrepõem-se em palimpsesto, e a aguda consciência de si, ser gerado e criado "na água do tempo" e no húmus da memória, prescreve um destino de escrita em abissal busca de si. A esta luz que o diário vai formulando podemos melhor entender que, como em muitos outros textos da diarística universal, a questão central no diário de Luísa Dacosta é a da infindável resposta à pergunta da Esfinge - quem é o Homem? Ela reverbera e modula-se, multímoda, por entre os meandros do tempo, no seu obscuro esplendor."Ver por dentro:
A história é sempre a mesma. A personagem principal é uma criança entre os cinco e os quinze anos, só e orgulhosa, só e inconformada com a sua solidão, sempre sozinha. (...) À sua volta, há outras crianças e alguns adultos com defeitos e feitios às vezes cómicos, às vezes tão tristes que dão vontade de rir. O tempo é curto e o espaço limitado (...). A criança faz as coisas banais de uma vida infantil e banal: não faz nada. No fim da história, nada parece ter mudado, mas arrastaram-se móveis pesados, limparam-se os cantos à história de sempre (...). É preciso abrir a janela, arejar esta casa.Ver por dentro:
O João subiu para a bicicleta, que rangeu aflitivamente. Às primeiras pedaladas, ela respondeu com estalidos, como os ossos de um velho que se levanta de uma cadeira, mas pouco depois já rolava pela estrada abaixo. Ele pedalou com mais força e atravessou o ar morno da manhã. Sentia não sabia o quê que o empurrava para diante. Cheirava-lhe não sabia a quê, sabia-lhe não sabia a quê. E esse "não sei quê" era a liberdade. Estava dentro dele e à volta dele, por todo o lado. Também ele era um rapaz numa bicicleta azul e também ele levava a flor da liberdade numa manhã de Abril. Com ela, podia ir até onde quisesse. Por isso, pedalou ainda com mais força e avançou a sorrir na direcção do Sol.Ver por dentro: