
Poderá gostar
Detalhes do Produto
- Editora: Lidel
- Categorias:
- Ano: 2011
- ISBN: 9789727577583
- Número de páginas: 312
- Capa: Brochada
Sinopse
A inovação é um imperativo estratégico para as
organizações e os países, pela sua influência na
competitividade, o que é reconhecido pela
generalidade dos agentes económicos, sociais e
políticos. Infelizmente, o conhecimento de um
facto não permite, por si só, obter quaisquer
resultados. É imprescindível meter mãos à obra,
agir, ou seja, inovar.
Embora se tenha vindo a assistir a um
envolvimento crescente do tecido empresarial
português nas actividades de inovação, a
maioria das nossas Micro, Pequenas e Médias
Empresas têm ainda um longo caminho a
percorrer, precisando incorporar no seu léxico
alguns temas decisivos que são abordados na presente obra,
nomeadamente, a vigilância tecnológica, o desenvolvimento de novos
produtos, a inovação de serviços, a inovação aberta, a geração de ideias, a
avaliação de projectos, o marketing e a propriedade intelectual.
Claramente, impõe-se potenciar a nossa criatividade e as nossas
competências visando uma competitividade sustentável. Cada uma das
nossas organizações, independentemente da sua dimensão, de ser privada
ou pública, de actuar na indústria ou nos serviços, tem de se constituir, de
facto, como um parceiro de valor acrescentado nos seus mercados, o que
implica inovar constantemente, nas distintas vertentes.
Vocacionado para os gestores das nossas organizações principais
responsáveis pelo nosso bem-estar colectivo e para os estudantes do
ensino superior a quem cabe constituir-se como efectivos agentes de
mudança este livro aborda, de forma prática, as principais etapas do
processo de inovação, particularmente nos contextos industrial e de
serviços, constituindo-se como uma ferramenta relevante para potenciar a
competitividade das nossas organizações, através da adopção de
metodologias simples, mas inequivocamente eficazes e eficientes.
Conteúdos
Inovação Conceitos e Desafios
Geração de Ideias
Desenvolvimento e Avaliação de Projectos de Inovação
Novas Perspectivas Tecnológicas nos Processos de Concepção e
Desenvolvimento
O Papel do Marketing no Processo de Inovação
O Desenvolvimento de Novos Serviços
Propriedade Intelectual