Ocean of Sound
The classic account of ambient music, with a new foreword by Michel Faber.
David Toop's extraordinary work of sonic history travels from the rainforests of Amazonas to the megalopolis of Tokyo via the work of artists as diverse as Brian Eno, Sun Ra, Erik Satie, Kate Bush, Kraftwerk and Brian Wilson.
Beginning in 1889 at the Paris exposition when Debussy first heard Javanese music performed, Ocean of Sound channels the competing instincts of 20th century music into an exhilarating, path-breaking account of ambient sound.
'A meditation on the development of modern music, there's no single term that is adequate to describe what Toop has accomplished here ... mixing interviews, criticism, history, and memory, Toop moves seamlessly between sounds, styles, genres, and eras' Pitchfork's '60 Favourite Music Books'.
| Editora | Profile Books |
|---|---|
| Categorias | |
| Editora | Profile Books |
| Negar Chronopost e Cobrança | Não |
| Autores | David Toop, Michel Faber |
-
Evangelho de FogoTheo Griepenkerl é um modesto académico com um ego olímpico. Quando visita um museu saqueado, no Iraque, em busca de peças valiosas que possa embarcar para o Canadá, encontra nove rolos de papiro que tinham estado escondidos durante dois mil anos. Uma vez traduzidos do aramaico, estes revelam-se um quinto Evangelho, escrito por uma testemunha ocular dos últimos dias de Jesus Cristo. Mas quando Theo resolve partilhar com o mundo esta sensacional descoberta, é incapaz de calcular o impacto que o Novo Evangelho irá ter em cristãos, em árabes, em maníacos homicidas e em clientes da Amazon. Como a dádiva do fogo de Prometeu, ela teve consequências incendiárias. O Evangelho de Fogo é um romance fascinante acerca do poder que têm as palavras para ressoar através dos séculos. É inspirador e perturbante, em igual medida. Malevolamente provocador, hilariante e chocante é uma obra que expõe a narração de histórias por um escritor que está no auge das suas capacidades. -
O Livro das Estranhas Coisas NovasO Livro das Estranhas Coisas Nova s é uma narrativa profundamente original sobre aventura, fé e os laços que mantêm duas pessoas unidas, mesmo quando se encontram em mundos separados. -
Into the MaelstromIn this first installment of acclaimed music writer David Toop's interdisciplinary and sweeping overview of free improvisation, Into the Maelstrom: Music, Improvisation and the Dream of Freedom: Before 1970 introduces the philosophy and practice of improvisation (both musical and otherwise) within the historical context of the post-World War II era. Neither strictly chronological, or exclusively a history, Into the Maelstrom investigates a wide range of improvisational tendencies: from surrealist automatism to stream-of-consciousness in literature and vocalization; from the free music of Percy Grainger to the free improvising groups emerging out of the early 1960s (Group Ongaku, Nuova Consonanza, MEV, AMM, the Spontaneous Music Ensemble); and from free jazz to the strands of free improvisation that sought to distance itself from jazz. In exploring the diverse ways in which spontaneity became a core value in the early twentieth century as well as free improvisation's connection to both 1960s rock (The Beatles, Cream, Pink Floyd) and the era of post-Cagean indeterminacy in composition, Toop provides a definitive and all-encompassing exploration of free improvisation up to 1970, ending with the late 1960s international developments of free music from Roscoe Mitchell in Chicago, Peter Brötzmann in Berlin and Han Bennink and Misha Mengelberg in Amsterdam.
-
Luís Villas-Boas - O Pai do Jazz em PortugalLuís Villas Boas é unanimemente considerado o «pai» do jazz em Portugal. Nascido em Lisboa, a 26 de Março de 1924, numa família com fortes tradições musicais e ligada à cultura em geral.A ele se devem a criação do programa de rádio mais influente na divulgação do jazz, Hot Club, transmitido ininterruptamente entre 1945 e 1969, a organização das primeiras jam sessions, a autoria dos primeiros artigos de imprensa informados, a fundação das primeiras instituições jazzísticas nacionais - Hot Clube de Portugal, 1948; Discostudio, 1958; Luisiana Jazz Club, 1965 -, e a produção dos primeiros grandes concertos: Sidney Bechet, 1955; Count Basie, 1956; Bill Coleman, 1959.No final dos anos de 1970 teve um papel decisivo na promoção do ensino, fundando as escolas do Hot Clube de Portugal - onde se têm formado nos últimos cerca de 50 anos as sucessivas gerações de músicos que mantêm o jazz como um género musical vivo -, e do Luisiana Na década de 1980, juntamente com Duarte Mendonça, viria a ter os seus próprios programas de jazz - Aqui Jazz (1978-1979), Jazz Magazine (1978-1979), Club de Jazz (1982-1985) e Jazz para Todos (1986).Para celebrar o 100 º aniversário do nascimento de Luís Villas Boas este livro reúne uma primeira narrativa biográfica e, através de 70 entrevistas à imprensa, rádio e televisão, dá-lhe a palavra, acompanhando a evolução do seu pensamento e acção ao longo de quase 50 anos, bem como o percurso do jazz no Portugal do século XX. -
A Linguagem MusicalCompositor e escritor, Boucourechliev evoca algumas das grandes etapas da linguagem musical, mas também esclarece o fenómeno da música, os mecanismos íntimos da composição e da audição. -
Olhares Sobre a Música em Portugal no Século XIX Ópera, virtuosismo e música doméstica[Olhares sobre a música em Portugal no século XIX] é um volume repleto de informação inédita e profundamente estimulante para todos os que se dedicam aos estudos artísticos e culturais em Portugal, cuja leitura vem demonstrar a riqueza e complexidade de uma época à qual começamos enfim a prestar justiça. Com este livro, ficamos a dever à autora a confirmação inequívoca de que a história da música em Portugal no século XIX merecia, de facto, ser contada. [Paulo Ferreira de Castro]. -
Rock in Rio - Eu FuiUm livro que o pode ajudar e aconselhar a mudar a sua vida neste tempos difíceis.Vários