Os Monólogos da Vagina
Os Monólogos da Vagina dispensam apresentações. Representada em palcos de todo o mundo por actrizes tão famosas como Jane Fonda e Meryl Streep, a obra-prima de Eve Ensler é uma viagem hilariante e tocante pelos indecifráveis confins da mente e do corpo femininos.
Dá voz aos mais profundos temores e fantasias de mulheres reais, à sua irreverência e espirituosidade.
Tidos como a bíblia de uma nova geração de mulheres, estes monólogos de intimidades e vulnerabilidades comoverão e divertirão o leitor. Esta edição comemorativa que celebra os dez anos do Dia-V, inclui cinco monólogos inéditos, uma nova introdução da autora e uma fascinante história dos dez anos deste fenómeno teatral.
| Editora | Publicações Europa-América |
|---|---|
| Coleção | Contemporânea |
| Categorias | |
| Editora | Publicações Europa-América |
| Negar Chronopost e Cobrança | Não |
| Autores | Eve Ensler |
Eve Ensler é dramaturga e intérprete, premiada com um Tony, escritora e ativista. É autora do fenómeno internacional, Os Monólogos da Vagina, galardoado com um Obie , publicado em 48 idiomas e apresentado em mais de 140 países. É fundadora do V-Day, o movimento global para acabar com a violência contra mulheres e meninas.
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DesculpaEve Ensler esperou demasiado tempo por um pedido de desculpas. Abusada sexual e fisicamente pelo pai, Eve Ensler debateu-se deveras com essa traição, desejando um acerto de contas com um homem, morto há muito. Depois de anos de trabalho como ativista anti-violência, ela que não esperaria mais; um pedido de desculpas poderia ser imaginado por ela, para ela. O Pedido de Desculpa, escrito por Eve do ponto de vista do pai, nas palavras que ela desejava ouvir, tenta transformar o abuso que sofreu, com veracidade inabalável, em compaixão e numa visão expansiva para o futuro.Através de O Pedido de Desculpa, Eve Ensler propõe-se oferecer um novo caminho para si e um possível caminho para os outros, para que os sobreviventes de abuso possam finalmente encontrar um modo de se libertar. E levanta as questões para as quais procura resposta desde que percebeu o impacto que o abuso por parte do pai teve na sua vida: como oferecer uma porta em vez de uma cela trancada? Como passamos da humilhação para a revelação, de restringir o comportamento para mudá-lo, de condenar os perpetradores para chamá-los para o acerto de contas? O que será necessário para os agressores se desculparem genuinamente?Notável e original, O Pedido de Desculpa é um olhar agudo e acutilante, sobre como, a partir das feridas do abuso, podemos ressurgir e curar. É um texto revolucionário, que pede tudo de cada um de nós: coragem, honestidade e perdão. -
DesculpaEve Ensler esperou demasiado tempo por um pedido de desculpas. Abusada sexual e fisicamente pelo pai, Eve Ensler debateu-se deveras com essa traição, desejando um acerto de contas com um homem, morto há muito. Depois de anos de trabalho como ativista anti-violência, ela que não esperaria mais; um pedido de desculpas poderia ser imaginado por ela, para ela. O Pedido de Desculpa, escrito por Eve do ponto de vista do pai, nas palavras que ela desejava ouvir, tenta transformar o abuso que sofreu, com veracidade inabalável, em compaixão e numa visão expansiva para o futuro.Através de O Pedido de Desculpa, Eve Ensler propõe-se oferecer um novo caminho para si e um possível caminho para os outros, para que os sobreviventes de abuso possam finalmente encontrar um modo de se libertar. E levanta as questões para as quais procura resposta desde que percebeu o impacto que o abuso por parte do pai teve na sua vida: como oferecer uma porta em vez de uma cela trancada? Como passamos da humilhação para a revelação, de restringir o comportamento para mudá-lo, de condenar os perpetradores para chamá-los para o acerto de contas? O que será necessário para os agressores se desculparem genuinamente?Notável e original, O Pedido de Desculpa é um olhar agudo e acutilante, sobre como, a partir das feridas do abuso, podemos ressurgir e curar. É um texto revolucionário, que pede tudo de cada um de nós: coragem, honestidade e perdão. -
O Bom CorpoBotox, Bulimia, Implantes Mamários: Eve Ensler, autora da famosa peça Os Monólogos da Vagina, está de volta, desta vez para perguntar a nossa opinião sobre o que significa ter um bom corpo. «Nos anos 50», escreve Eve, «as raparigas eram bonitas, desenvoltas. Faziam permanentes louras Clairol. Usavam cintas, cintos apertados... Em anos recentes, raparigas bem-comportadas alistam-se no Exército. Sobem a lugares de topo nas empresas. Frequentam ginásios... Calçam sapatos pontiagudos que lhes fazem doer os pés... Não comem muito. Não comem absolutamente nada. Mantêm-se perfeitas. Mantêm-se magras. Eu nunca poderia ser bem-comportada.» O Bom Corpo começa com a relação atormentada de Eve com o seu estômago de mulher de mais de 40 anos e com os seus recontros com tudo, desde Ab Rollers a dietas e instrutores fascistas, numa tentativa de fazer desaparecer a malvadez flácida. Enquanto ela tenta ansiosamente aceitar-se a si própria, juntam-se a Eve as vozes de outras mulheres, de Los Angeles a Cabul, cujas obsessões são também postas a nu! Uma jovem latina fala das suas humilhantes banhas, uma persistente camada de gordura a que chama um segundo par de coxas. A mulher de um cirurgião plástico relata que é sistematicamente reconstruída - centímetro a centímetro - pelo seu marido perfeccionista. A idosa directora de uma revista, atormentada ainda pelas críticas da sua mãe, descreve a desesperada busca da juventude enquanto faz abdominais. Ao longo do livro, Eve apresenta-nos também mulheres que conseguiram fazer as pazes com os seus corpos: uma mãe africana que celebra cada corpo individual com um sinal da diversidade da natureza, e uma mulher indiana que ultrapassa a obsessão da passadeira e se deleita com as suas bochechas gordas e as suas curvas opulentas. Há ainda a mulher afegã coberta pelo véu que está disposta a arriscar-se a ser presa por comer gelados. Estas são apenas algumas das histórias inspiradoras tecidas ao longo da viagem global de Eve, da obsessão ao esclarecimento. Em última análise, estes monólogos tornam-se um alerta pessoal de Eve para que amemos o bom corpo que habitamos.
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O Essencial Sobre José Saramago«Aquilo que neste livro se entende como essencial em José Saramago corresponde à sua específica identidade como escritor, com a singularidade e com as propriedades que o diferenciam, nos seus fundamentos e manifestações. Mas isso não é tudo. No autor de Memorial do Convento afirma-se também uma condição de cidadão e de homem político, pensando o seu tempo e os fenómenos sociais e culturais que o conformam. Para o que aqui importa, isso é igualmente essencial em Saramago, até porque aquela condição de cidadão não é estranha às obras literárias com as quais ela interage, em termos muito expressivos.» in Contracapa -
Confissões de um Jovem EscritorUmberto Eco publicou seu primeiro romance, O Nome da Rosa, em 1980, quando tinha quase 50 anos. Nestas suas Confissões, escritas cerca de trinta anos depois da sua estreia na ficção, o brilhante intelectual italiano percorre a sua longa carreira como ensaísta dedicando especial atenção ao labor criativo que consagrou aos romances que o aclamaram. De forma simultaneamente divertida e séria, com o brilhantismo de sempre, Umberto Eco explora temas como a fronteira entre a ficção e a não-ficção, a ambiguidade que o escritor mantém para que seus leitores se sintam livres para seguir o seu próprio caminho interpre tativo, bem como a capacidade de gerar neles emoções. Composto por quatro conferências integradas no âmbito das palestras Richard Ellmann sobre Literatura Moderna que Eco proferiu na Universidade Emory, em Atlanta, nos Estados Unidos, Confissões de um jovem escritor é uma viagem irresistível aos mundos imaginários do autor e ao modo como os transformou em histórias inesquecíveis para todos os leitores. O “jovem escritor” revela-se, afinal, um grande mestre e aqui partilha a sua sabedoria sobre a arte da imaginação e o poder das palavras. -
Sobre as MulheresSobre as Mulheres é uma amostra substancial da escrita de Susan Sontag em torno da questão da mulher. Ao longo dos sete ensaios e entrevistas (e de uma troca pública de argumentos), são abordados relevantes temas, como os desafios e a humilhação que as mulheres enfrentam à medida que envelhecem, a relação entre a luta pela libertação das mulheres e a luta de classes, a beleza, o feminismo, o fascismo, o cinema. Ao fim de cinquenta anos – datam dos primeiros anos da década de 1970 –, estes textos não envelheceram nem perderam pertinência. E, no seu conjunto, revelam a curiosidade incansável, a precisão histórica, a solidez política e o repúdio por categorizações fáceis – em suma, a inimitável inteligência de Sontag em pleno exercício.«É um deleite observar a agilidade da mente seccionando através da flacidez do pensamento preguiçoso.» The Washington Post«Uma nova compilação de primeiros textos de Sontag sobre género, sexualidade e feminismo.» Kirkus Reviews -
Para Tão Curtos Amores, Tão Longa VidaNuma época e num país como o nosso, em que se regista um número muito elevado de divórcios, e em que muitos casais preferem «viver juntos» a casar-se, dando origem nas estatísticas a muitas crianças nascidas «fora do casamento», nesta época e neste país a pergunta mais próxima da realidade não é por que duram tão pouco tantos casamentos, mas antes: Por que é que há casamentos que duram até à morte dos cônjuges? Qual é o segredo? Há um segredo nisso? Este novo livro de Daniel Sampaio, que traz o título tão evocativo: Para Tão Curtos Amores, Tão Longa Vida, discute as relações afetivas breves e as prolongadas, a monogamia e a infidelidade, a importância da relação precoce com os pais e as vicissitudes do amor. Combinando dois estilos, o ficcional e o ensaístico, que domina na perfeição, o autor traz perante os nossos olhos, de modo muito transparente e sem preconceitos, tão abundantes nestas matérias, os problemas e dificuldades dos casais no mundo de hoje, as suas vitórias e derrotas na luta permanente para manterem viva a sua união.Um livro para todos nós porque (quase) todos nós, mais tarde ou mais cedo, passamos por isso. -
A Vida na SelvaHá quem nasça para o romance ou para a poesia e se torne conhecido pelo seu trabalho literário; e quem chegue a esse ponto depois de percorrer um longo caminho de vida, atravessando os escolhos e a complexidade de uma profissão, ou de uma passagem pela política, ou de um reconhecimento público que não está ligado à literatura. Foi o caso de Álvaro Laborinho Lúcio, que publicou o seu primeiro e inesperado romance (O Chamador) em 2014.Desde então, em leituras públicas, festivais, conferências e textos com destinos vários, tem feito uma viagem de que guarda memórias, opiniões, interesses, perguntas e respostas, perplexidades e reconhecimentos. Estes textos são o primeiro resumo de uma vida com a literatura – e o testemunho de um homem comprometido com as suas paixões e o diálogo com os outros. O resultado é comovente e tão inesperado como foi a publicação do primeiro romance. -
Almoço de DomingoUm romance, uma biografia, uma leitura de Portugal e das várias gerações portuguesas entre 1931 e 2021. Tudo olhado a partir de uma geografia e de uma família.Com este novo romance de José Luís Peixoto acompanhamos, entre 1931 e 2021, a biografia de um homem famoso que o leitor há de identificar — em paralelo com história do país durante esses anos. No Alentejo da raia, o contrabando é a resistência perante a pobreza, tal como é a metáfora das múltiplas e imprecisas fronteiras que rodeiam a existência e a literatura. Através dessa entrada, chega-se muito longe, sem nunca esquecer as origens. Num percurso de várias gerações, tocado pela Guerra Civil de Espanha, pelo 25 de abril, por figuras como Marcelo Caetano ou Mário Soares e Felipe González, este é também um romance sobre a idade, sobre a vida contra a morte, sobre o amor profundo e ancestral de uma família reunida, em torno do patriarca, no seu almoço de domingo.«O passado tem de provar constantemente que existiu. Aquilo que foi esquecido e o que não existiu ocupam o mesmo lugar. Há muita realidade a passear-se por aí, frágil, transportada apenas por uma única pessoa. Se esse indivíduo desaparecer, toda essa realidade desaparece sem apelo, não existe meio de recuperá-la, é como se não tivesse existido.» «Os motoristas estão à espera, o brado da multidão mistura-se com o rugido dos motores. Antes de entrarmos, o Mário Soares aproxima-se de mim, correu tudo tão bem, e abraça-me com um par estrondosas palmadas no centro das costas. A coluna de carros avança devagar pelas ruas da vila. Tenho a garganta apertada, não consigo falar. Como me orgulha que Campo Maior seja a capital da península durante este momento.»«Autobiografia é um romance que desafia o leitor ao diluir fronteiras entre o real e o ficcional, entre espaços e tempos, entre duas personagens de nome José, um jovem escritor e José Saramago. Este é o melhor romance de José Luís Peixoto.»José Riço Direitinho, Público «O principal risco de Autobiografia era esgotar-se no plano da mera homenagem engenhosa, mas Peixoto evitou essa armadilha, ao construir uma narrativa que se expande em várias direções, acumulando camadas de complexidade.»José Mário Silva, Expresso -
Diário SelvagemEste «Diário Selvagem», «até aqui quase integralmente inédito, é um livro mítico, listado e discutido em inúmeras cartas e cronologias do autor, a que só alguns biógrafos e estudiosos foram tendo acesso». -
O Último Diabo a MorrerO QUARTO ROMANCE DA SÉRIE O CLUBE DO CRIME DAS QUINTAS-FEIRAS, QUE VENDEU MAIS DE 10,5 MILHÕES DE EXEMPLARES EM TODO O MUNDONotícias chocantes chegam ao Clube do Crime das Quintas-Feiras. Um velho amigo que trabalhava no ramo das antiguidades foi assassinado e um perigoso pacote que ele guardava desapareceu.Quando o quarteto de detetives entra em ação para resolver o mistério, depara-se com falsificadores de arte, burlões da Internet e traficantes de droga, bem como com um desgosto que lhes é muito próximo. Com o tempo a passar, a contagem de mortes a aumentar, o pacote ainda desaparecido e os problemas no seu encalce, será que a sorte de Elizabeth, Joyce, Ron e Ibrahim finalmente se esgotou? E quem será o último diabo a morrer?«Profundamente comovente...uma das suas melhores obras de sempre.»Telegraph"