Os Números Não Mentem
«O meu autor preferido mais uma vez conseguiu. Os Números Não Mentem é de longe o seu livro mais acessível até agora, e recomendo-o vivamente a qualquer pessoa curiosa sobre o mundo. Recomendo este livro, sem hesitações, a qualquer pessoa que goste de aprender.»
BILL GATES
É perigoso voar? O que é pior para o meio ambiente, um carro ou um telemóvel? Quanto pesam todas as vacas do mundo e por que é que isso importa? Porque é que os franceses estão a beber cada vez menos vinho? É possível medir a felicidade?
Vaclav Smil, um mestre em dados e estatísticas, oferece-nos neste livro uma visão do mundo tão surpreendente quanto esclarecedora. Cientista ambiental, analista de políticas públicas e autor prolífico, ele é a referência de Bill Gates quando se trata de compreender o mundo. Em Os Números Não Mentem embarcamos numa fascinante aventura para descobrir factos, feita de exemplos divertidos, estatísticas e gráficos incríveis, que desafiam os mais preguiçosos dos cérebros. Das nações e seus habitantes, dos combustíveis aos alimentos, dos transportes às invenções do nosso mundo moderno, ficamos a saber quantas pessoas foram necessárias para construir a Grande Pirâmide, que a vacinação significa sempre o melhor retorno sobre o investimento feito e que os carros elétricos (ainda) não são assim tão bons como pensamos. Urgente e essencial, com um pouco de ciência, história e humor, Os Números Não Mentem faz-nos questionar sobre verdades que sempre demos como garantidas. A missão de Smil é convencer-nos de que os factos importam, porque os números podem não mentir, mas, afinal, que verdade revelam?
| Editora | Crítica |
|---|---|
| Categorias | |
| Editora | Crítica |
| Negar Chronopost e Cobrança | Não |
| Autores | Vaclav Smil |
Vaclav Smil nasceu em plena Segunda Guerra Mundial, em Plzen (então um protectorado alemão, hoje República Checa), no seio de uma família pobre que vivia na região montanhosa em torno da cidade. Desde muito jovem, Vaclav Smil estava encarregado de cortar e recolher lenha para manter a casa aquecida. Esta tarefa levou-o a pensar em duas grandes questões que se prendiam, por um lado, com a eficácia energética, e, por outro, com a densidade.
Voraz acumulador de saber, Smil concluiu os seus estudos na Universidade D. Carlos, em Praga, onde se inscreveu em 35 cadeiras com aulas semanais durante os cinco anos em que durou a sua licenciatura. Por iniciativa própria fez todas as cadeiras relacionadas com a natureza («aprendi toda a natureza: da geologia às nuvens»).
Depois da licenciatura, recusou-se a integrar o Partido Comunista, o que lhe limitou as saídas profissionais, conseguindo apenas um cargo menor na administração local. Na sequência da invasão soviética da Checoslováquia, pouco depois do seu casamento, Smil e a mulher conseguem sair do país uma semana antes do bloqueio das fronteiras. Emigram para os Estados Unidos da América, onde Smil conclui um doutoramento em Geografia. Pouco tempo depois, passa a viver no Canadá, onde lecciona na Universidade de Manitoba até se reformar.
Durante décadas foi pioneiro de diversos cursos de Gestão Ambiental, Geografia Industrial e Social, Problemas Populacionais, Desenvolvimento Económico, entre outros que cruzavam muitas destas áreas.
Tem largas dezenas de livros publicados em torno dos temas que leccionou e tornou-se o pensador mais importante sobre questões de energia e da sua gestão na actualidade.
Ficaram famosas as suas palavras quando disse: «Quase nunca me enganei neste tipo de questões e nas previsões que faço pelo simples facto de, ao contrário das empresas e dos políticos, não ter nada para vender.»
-
Energia & Civilização - Uma HistóriaUma obra fundamental para a compreensão da evolução das sociedades humanas. Vaclav Smil é o maior especialista contemporâneo em questões de energia. Ao longo dos anos, os muitos livros que escreveu têm abordado o modo como os cientistas, os estrategas económicos e os governos vêem as questões ambientais. Energia e Civilização – Uma História é, como o nome indica, uma obra muito abrangente, que demonstra como as fontes de energia determinaram a evolução das sociedades humanas – desde a Antiguidade até aos nossos dias – e, dessa forma, permitem extrapolar a nossa futura evolução. Desde as civilizações pré-agrícolas até à actualidade dependente dos combustíveis fosseis, Smil traça a explicação dos ciclos de evolução e dos seus ritmos, demonstrando precisamente que estes estão inerentemente interligados com as evoluções e o acesso a novas tecnologias que permitem explorar as mais diversas fontes de energia. «Aguardo por novos livros de Smil como algumas pessoas anseiam por novos filmes da "Guerra das Estrelas". No seu mais recente livro, Energia e Civilização – Uma História, explica de um modo profundo e abrangente de que forma as inovações da capacidade humana de transformar energia em luz, calor em movimento, têm sido as principais motivações por detrás do nosso progresso cultural e económico nos últimos 10 000 anos.» — Bill Gates, Gates Notes, Best Books of the Year «Tudo o que nós, humanos, alguma vez fizemos tem dependido sempre da nossa capacidade de obter energia e Vaclav Smil é o mais importante pensador mundial sobre este processo. De certeza que Energia e Civilização será o guia do século xxi mais importante para esta questão fulcral.» — Ian Morris «A análise magistral de Smil explica de que forma a energia tem sido central para criar e manter a civilização. Fundada na ciência, sensível às diferenças culturais, e riquíssima em todos os pormenores, esta é a obra definitiva sobre um assunto vital.» — David E. Nye «Devia ser leitura obrigatória para todos os seres humanos.» — NatureEste livro contém inúmeras ilustrações, quadros e gráficos.A edição portuguesa conta com o apoio da empresa Iberdrola. -
Como O Mundo Realmente FuncionaNunca tivemos tanta informação ao nosso alcance e ainda assim a maioria de nós não sabe como o mundo realmente funciona. Este livro explica sete das realidades fundamentais que regem a nossa sobrevivência e a prosperidade. Da produção de energia e alimentos até ao nosso mundo material e à sua globalização, passando pelos riscos que corre o nosso meio ambiente e o seu futuro, Como o Mundo Realmente Funciona lembra que, antes de podermos resolver os problemas, devemos entender os factos. Neste livro ambicioso e provocador vemos, por exemplo, que a globalização não é inevitável - o perigo de permitir que 70% das luvas de borracha do mundo fossem feitos em apenas uma fábrica tornou-se evidente em 2020 - e que as nossas sociedades têm aumentado constantemente a sua dependência de combustíveis fósseis, tornando improvável a sua eliminação completa e rápida. Por exemplo, cada tomate cultivado em estufas, e que compramos num supermercado, requer para a sua produção o equivalente a 5 colheres de sopa de diesel; e não temos formas comercialmente viáveis de produzir aço, cimento ou plástico, nas escalas necessárias, sem grandes emissões de carbono. Vaclav Smil não é pessimista nem otimista, é um cientista, especialista mundial em energia e um polímata surpreendente. Esta é uma continuação da sua busca para tornar os factos importantes. Com base na ciência mais recente, Smil responde à pergunta mais profunda da nossa época: estamos irrevogavelmente condenados ou haverá uma utopia mais brilhante pela frente? Esta obra interdisciplinar e ampla encontra falhas em ambos os extremos. Olhar o mundo através dessa lente quantitativa revela verdades ocultas que mudam a maneira como vemos o nosso passado, o presente e o futuro incerto. -
Numbers Don't LieFrom earth's nations and inhabitants, through the fuels and foods that energize them, to the transportation and inventions of our modern world - and how all of this affects the planet itself - in Numbers Don't Lie, Professor Vaclav Smil takes us on a fact-finding adventure, using surprising statistics and illuminating graphs to challenge lazy thinking.
-
Estatística Descritiva e Probabilidades - Problemas Resolvidos e Propostos com Aplicações em REstatística Descritiva e Probabilidades - Problemas resolvidos e propostos com Aplicações em R destina-se a contribuir para uma componente prática e aplicada da formação em Estatística, servindo em primeiro lugar para o apoio ao ensino desta disciplina a nível introdutório em áreas como Economia, Gestão, Engenharia, Matemática, Biologia, Psicologia, Sociologia, Medicina, Enfermagem, etc.O seu cariz marcadamente aplicado confere-lhe também grande utilidade para utilizadores como, por exemplo, técnicos de institutos e gabinetes de estatística ou da Administração Pública, empresas de consultadoria e de sondagens, empresas com departamentos de investigação e desenvolvimento ou empresas farmacêuticas.Este livro trata os tópicos de Estatística Descritiva e Análise Exploratória de Dados, Probabilidades, Variáveis Aleatórias Unidimensionais e Bidimensionais (discretas e contínuas) e Distribuições de Probabilidade mais Importantes. Todos os capítulos incluem um resumo dos conceitos e resultados mais importantes, seguindo-se um conjunto de problemas resolvidos e um outro conjunto de problemas propostos e acompanhados da solução. Uma vez que o recurso a software apropriado é actualmente indispensável no tratamento de dados, é feita uma intensa utilização da linguagem R."Vários -
Álgebra Linear - Teoria, Exercícios Resolvidos e Exercícios Propostos com SoluçõesOs autores deste livro são professores universitários com doutoramento em Matemática, especialidade de Álgebra.Tendo uma experiência de leccionação de Álgebra Linear a milhares de alunos de diversas licenciaturas, este livro constitui o fruto dessa experiência.Neste livro a Álgebra Linear é apresentada, ao nível de um primeiro curso, num texto autocontido, com início pelo estudo das Matrizes, tema que a experiência de leccionação dos autores ditou ser de compreensão privilegiada. Consequentemente os restantes capítulos têm uma abordagem que explora esse tema.Este livro visa conciliar rigor científico com uma apresentação da matéria de uma forma motivadora, ilustrada por mais de 150 exemplos/exercícios resolvidos estrategicamente intercalados ao longo do texto e por mais de 1000 exercícios propostos com as respectivas soluções. -
Probabilidades e Estatística para Ciências e TecnologiaEsta obra cobre o programa de uma disciplina semestral do primeiro ciclo universitário, dedicada à introdução das Probabilidades e Estatística, em que as palavras-chave são Probabilidades, Estatística, Estimação, Testes de hipóteses e Regressão linear. Dirige-se a estudantes de Ciências da Engenharia, Biociências, Economia e Gestão, e visa contribuir para uma formação académica capaz de descrever situações reais através de modelos matemáticos não deterministas. Apoiado em variados exemplos, cremos que o leitor ficará apto a aplicar a matéria exposta a problemas que envolvam a estimação de parâmetros de um modelo, testar a sua adequação e interpretar, prever e decidir sobre a situação em estudo. O último capítulo inclui a resolução de provas de avaliação que permitem ao estudante testar o seu desempenho. -
Estatística DescritivaNuma linguagem simples e acessível os primeiros passos no estudo da Estatística Descritiva. A apresentação teórica é permanentemente ilustrada com exemplos e casos práticos de modo a estimular e a facilitar a aquisição/consolidação dos conhecimentos adquiridos. -
Álgebra Linear: Matrizes e Determinantes - Exercícios Vol. 1Dirigido a estudantes dos vários ciclos do ensino superior que tenham necessidade de consolidar e praticar os princípios teóricos aprendidos. -
Electra Nº 15Numa época numérica e digital em que a quantificação se tornou o principal instrumento de governação e de avaliação generalizada como modo de gestão dos recursos materiais e humanos, a Electra dedica o dossier da edição 15, aos Números. Aqui encontramos artigos sobre o conhecimento e a filosofia do número, a moderna governação através dos números, a história do algoritmo desde a idade média ao seu funcionamento nas redes digitais, da autoria de Dario Gentili, António Guerreiro, Keith Hossack, Matteo Pasquinelli, Alain Supiot. As imagens do dossier são da autoria de António Sena, criador de uma obra de grande coerência formal e de valiosa singularidade na arte contemporânea.Na secção “Primeira Pessoa” são publicadas duas entrevistas: de Alice Rawsthorn (pela curadora Vera Sacchetti), uma das vozes mais escutadas mundialmente no campo do design, crítica e colunista dos mais importantes jornais e revistas, com uma grande intervenção e influência nos fóruns de debate e nas redes sociais; e do fotógrafo Paulo Nozolino (pelo jornalista João Pacheco), artista de vocação nómada, atravessador de fronteiras, e avesso aos lugares serenos e às imagens tranquilas que lhes correspondem.Ângela Ferreira é a autora do portfolio deste número. Ocupando-se, há mais de três décadas, das questões do passado colonial, do presente pós-colonial e do futuro que agora começa a desenhar-se, a artista apresenta aqui um conjunto de pinturas realizadas a partir de murais. Este trabalho é acompanhado por um ensaio da curadora e historiadora Nomusa Makhubu.O consagrado fotógrafo norte-americano John Divola preparou, para a secção “Furo”, um conjunto de trabalhos inéditos, que pertencem a uma série, ainda em curso de realização, no interior duma base aérea militar, no deserto da Califórnia. Afonso Dias Ramos apresenta o artista e a sua obra.Na décima quinta edição da Electra, é ainda publicado um diário da cantora e compositora Lula Pena; Gonçalo Vilas-Boas traça um retrato da escritora, jornalista e fotógrafa Annemarie Schwarzenbach, uma das figuras mais fascinantes da primeira metade do século XX; Antonio Montefusco lança um olhar crítico sobre o aproveitamento ideológico e político a que as comemorações oficiais dos centenários de Dante Alighieri foram submetidas desde o século XIX; a investigadora de comunicação política Susana Salgado comenta uma afirmação de Noel Gallagher, antigo vocalista dos Oasis; António Guerreiro escreve sobre a poesia de António Franco Alexandre; e Fátima Rolo Duarte fala-nos da expressão “Novo Normal”.Vários -
A Matemática e a sua HistóriaA matemática subjaz a toda a realidade humana. O seu desenvolvimento acompanha a evolução do ser humano e do mundo em que este se movimenta. Em A Matemática e a sua História, John Stillwell adota uma abordagem essencialmente cronológica, que inclui as biografias dos mais importantes matemáticos no final de cada capítulo. Numa linguagem simples e acessível ao público menos familiarizado com a disciplina, Stillwell descreve o nascimento dos principais ramos da matemática moderna, e as suas ligações, traçando o seu desenvolvimento ao longo dos séculos até ao momento presente.
