Os Principais Modelos de Gestão é uma ferramenta útil para que se consiga movimentar pela complexidade da moderna gestão empresarial. Com uma abordagem sucinta cada modelo é analisado em poucas páginas e decomposto nos seus elementos principais , a obra reúne 77 modelos, de variadíssimas áreas, permitindo-lhe escolher a abordagem que melhor se presta a cada caso. Nesse sentido, é uma obra útil tanto para profissionais como para estudantes.
Os Principais Modelos de Gestão inclui 77 ferramentas que lhe permitirão abordar com facilidade os diversos elementos da gestão moderna. Entre os vários modelos inclui:
Modelos de estratégia, incluindo a matriz de Ansoff
Modelos organizacionais, como, por exemplo, o balanced scorecard
Modelos financeiros, incluindo o de actividade baseadas nos custos
Modelos operacionais, incluindo o pensamento lean
Modelos de Recursos Humanos e de mudança, como as 8 Fases de Mudança de Kotler
Modelos de liderança
Consultor de topo na Berenschot, uma reputada empresa holandesa de consultoria de gestão. Nessa qualidade, van den Berg já prestou serviços de consultoria a um leque de indústrias na Europa, em especial nas áreas em que se especializou: desenvolvimento de estratégia, posicionamento face à concorrência, governança empresarial e a transformação complexa de organizações. Além disso, tem um especial interesse profissional em empresas de serviços. É autor de vários livros e artigos sobre gestão e estratégia.
As teorias financeiras ortodoxas ignoram as características pessoais dos gestores na tomada de decisões na empresa.
Mas, quem já contactou com a realidade empresarial sabe que a personalidade dos gestores é fundamental nas escolhas realizadas. Na verdade, não são as empresas que tomam decisões; quem decide são os gestores que nelas trabalham.
Neste livro mostra-se como o perfil psicológico e as experiências de vida dos gestores influenciam as suas decisões:
- porque cometem erros de gestão?
- porque se endividam?
- porque distribuem dividendos?
- porque adquirem outras empresas?
- porque manipulam a informação e cometem fraudes?
Conhecer a psicologia do gestor é essencial para compreender as suas escolhas e também para prever as decisões tomadas nas empresas concorrentes.
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Um roteiro para navegar em situações desconfortáveis.
Interesses competitivos, personalidades conflituosas e recursos limitados significam que as divergências no trabalho são inevitáveis. Mas elas não são necessariamente uma fonte de tensão prejudicial. A forma como aborda o conflito pode fazer a diferença entre um resultado negativo e um produtivo.
Neste guia, a redatora da HBR Amy Gallo explica como os conflitos acontecem e identifica um processo direto para a sua resolução. Com base nos conselhos de mais de trinta especialistas, este livro irá ajudá-lo a transformar a ansiedade em ação com as orientações práticas necessárias para se preparar para gerir e resolver um conflito.
Vai aprender a:
- Identificar as causas mais comuns de conflito
- Explorar as suas opções de gestão de um desacordo
- Preparar-se para uma conversa difícil
- Gerir as suas emoções e as dos seus adversários
- Desenvolver uma resolução e reconstruir a confiança
- Saber quando se deve retirar
Num mundo ideal, a nossa vida profissional seria completamente gratificante e intrinsecamente motivadora. Mas e se estiver preso a um emprego onde o seu coração já não está? Ou se a missão da sua empresa não parece relacionar-se com o seu trabalho diário?
Este livro mostra o poder da paixão - e como você e a sua equipa a podem encontrar no trabalho.
Com a autoridade formal vem o poder. Mas poucas pessoas percebem que o poder informal - do tipo que não vem com um título - pode ter o mesmo impacto. Como usar o seu poder para obter maior influência?
Este livro explica como o poder afeta as nossas emoções e o nosso comportamento e como trabalhamos com os outros. Aprenderá a usar a autoconsciência para manter o seu poder sob controle, estabelecer contactos com as pessoas certas para criar mais valor, responder a abusos de poder e deixar uma impressão duradoura.
Toda a gente merece sentir-se respeitada e incluída. E todos nós queremos que os nossos colegas se sintam seguros, ouvidos e livres para serem autênticos no trabalho. Mas ser um colega inclusivo nem sempre é algo natural.Este livro ensina-o a adotar uma atitude mais empática e de aceitação, começando por si próprio.