Portugal segundo a Suíça

15,00 €
Envio previsto até

Suíça e Portugal, dois pequenos estados europeus que, à primeira vista, poucas ligações estabeleceram. Houve contactos anteriores ao século XX e alguma cooperação entre os dois países no período entre as guerras e até 1945. Portugal prestou serviços à Suíça durante a Segunda Guerra Mundial, autorizando, por exemplo, a utilização de portos, caminhos de ferro e estradas para transporte de produtos provenientes de fora da Europa. Mais tarde, os dois países foram parceiros no âmbito da Associação Europeia de Livre Comércio (EFTA). Mas, numa abordagem superficial, são sobretudo os clichés que dominam o olhar mútuo: em Portugal, a Suíça é conhecida como país de emigração, enquanto que, para a Suíça, Portugal se define por praias e turismo.

Contudo, o olhar recíproco é mais complexo e multifacetado. Concentrando-nos apenas no olhar suíço, tentaremos identificar essa complexidade. Abordaremos apenas alguns quadros, por forma a estabelecer um mosaico plural, mas não exaustivo, do olhar helvético para o país mais ocidental da Europa, voltado para o Atlântico, como é repetidamente descrito.

Detalhes
Editora Theya
Categorias
Editora Theya
Negar Chronopost e Cobrança Não
Autores Maria Ana Ramos, Marília Mendes
Marília Mendes

Marília Mendes tem mestrado em Literatura Comparada pela Universidade Nova de Lisboa. Foi leitora de Português e assistente de Literaturas em Língua Portuguesa na Universidade de Zurique. Trabalha atualmente na área da migração.


Maria Ana Ramos

Maria Ana Ramos é doutorada pela Universidade de Lisboa, onde ensinou principalmente História da Língua Portuguesa. Obteve a Habilitação em Filologia Românica na Universidade de Zurique, onde trabalha e dirige a Cátedra Carlos de Oliveira (Camões, I.P.). Investiga e publica sobre a produção lírica galego-portuguesa e os seus processos de transmissão e receção.

Partilhar
Book Search
Top Vendas da categoria Ver Todos