Porque é que as dores de cabeça persistem depois de tomar uma aspirina barata, mas passam quando tomamos uma aspirina cara?
Porque comemos o sushi todo quando estamos sozinhos, mas deixamos sempre um pedaço quando comemos acompanhados?
Dan Ariely, provavelmente o mais brilhante cientista do mundo a trabalhar em Economia Comportamental, demonstra neste livro, por A + B, duas verdades surpreendentes. Primeiro, a maior parte das pessoas é absolutamente irracional a tomar decisões; segundo, é Previsivelmente Irracional. Por outras palavras, qualquer pessoa ou empresa que identifique os nossos comportamentos tipicamente irracionais consegue manipular-nos (e pior, nem damos por ela).
Neste edição revista e aumentada (inclui dois capítulos novos), Dan Ariely usa uma série de experiências científicas para provar até que ponto nos enganamos (ou nos deixamos enganar), pelas forças de mercado. Mas não só. Como veremos, o ser humano comete erros crassos de avaliação em coisas tão diversas como a compra de um carro ou a escolha de um parceiro amoroso.
E não o faz por acaso, nem por ser desprovido e inteligência. Erra porque está programado para errar. E comete os mesmos erros de forma sistemática e previsível. Por isso, antes de tomar qualquer decisão importante, leia este premiadíssimo livro.
Já algum dia montou uma peça de mobiliário comprado no IKEA? Se o
fez, sabe que às vezes a montagem é um exasperante quebra-cabeças.Na verdade, porém, o facto de montá-la muda-lhe
completamente a percepção da peça que tem em frente. Em vez de
ver (por exemplo) um armário baratucho, acha que está a olhar para
uma obra de arte do design. Porquê? O "efeito IKEA" desafia toda a
lógica, e ainda bem. O consumidor entretem-se, usa os neurónios
(onde é que encaixa o raio do parafuso!?), compra barato, e ainda por
cima fica contente com o resultado. É aquilo a que o cientista social
Dan Ariely chama de O Lado Bom da Irracionalidade. No seu novo
livro - que sucede ao bestseller internacional Previsivelmente Irracional - o autor retoma alguns temas do primeiro livro, para a partir
daí rumar para novas e fascinantes experiências no campo da
economia comportamental. Na obra anterior o autor focava-se nas
consequências nefastas de agir irracionalmente (sobretudo ao tomar
decisões). Nesta observa como alguns comportamentos ilógicos são
na verdade benéficos para nós - a nível profissional e pessoal. Ao
explorar a falibilidade da natureza humana, O Lado bom da
Irracionalidade oferece-nos uma surpreendente ferramenta para a
auto-transformação - pois as "falhas" do nosso sistema, quando
entendidas, podem jogar a nosso favor.
Porque é que as dores de cabeça persistem depois de tomar uma aspirina barata, mas passam quando tomamos uma aspirina cara?Porque comemos o sushi todo quando estamos sozinhos, mas deixamos sempre um pedaço quando comemos acompanhados?Dan Ariely, provavelmente o mais brilhante cientista do mundo a trabalhar em Economia Comportamental, demonstra neste livro, por A + B, duas verdades surpreendentes. Primeiro, a maior parte das pessoas é absolutamente irracional a tomar decisões; segundo, é Previsivelmente Irracional. Por outras palavras, qualquer pessoa ou empresa que identifique os nossos comportamentos tipicamente irracionais consegue manipular-nos (e pior, nem damos por ela). Neste edição revista e aumentada (inclui dois capítulos novos), Dan Ariely usa uma série de experiências científicas para provar até que ponto nos enganamos (ou nos deixamos enganar), pelas forças de mercado. Mas não só. Como veremos, o ser humano comete erros crassos de avaliação em coisas tão diversas como a compra de um carro ou a escolha de um parceiro amoroso.E não o faz por acaso, nem por ser desprovido de inteligência. Erra porque está “programado” para errar. E comete os mesmos erros de forma sistemática e previsível. Por isso, antes de tomar qualquer decisão importante, leia este premiadíssimo livro.