Que Os Teus Cães Mortos Não Te Encontrem No Paraíso

10,00 €
Envio previsto até

Jim Harrison (1937-2016) nasceu em Grayling, no Michigan, EUA, onde o seu pai, Winfield Sprague Harrison, era engenheiro agrónomo e um apaixonado por livros e pela natureza, uma paixão partilhada também com a sua mãe, Norma Olivia Harrison. Com sete anos, Jim Harrison perdeu o olho esquerdo quando uma rapariga lhe atirou uma garrafa partida durante uma discussão. Harrison decidiu começar a escrever, «absorvendo a poesia das estrelas».

Poeta e romancista, passou grande parte da sua vida numa quinta no Michigan, muito perto do local onde nasceu, passando também longas temporadas em Montana e no Arizona.

A sua íntima relação com as paisagens rurais e com a natureza é evidente em toda a sua obra poética, explorando os impulsos humanos contra o mundo natural, simultaneamente belo e tenebroso.

Depois de terminar o ensino secundário foi para Boston e Nova Iorque, regressando mais tarde para o Michigan, onde se matriculou na Michigan State University e conheceu Thomas McGuane, que se tornou seu amigo próximo. Obteve um bacharelato e um mestrado na Michigan State University e leccionou, ainda que por um curto período de tempo, na SUNY Stony Brook.

Em 1959 casou com Linda King, com quem teve duas filhas.

No Verão de 1962, o seu pai e sua irmã mais nova foram caçar e acabaram mortos por um motorista bêbado num acidente de carro. Harrison, que tinha adiado a partida deles, hesitando em acompanhá-los, culpou-se pela sua morte.

Após a publicação da sua primeira colecção de poesia, intitulada Plain Song (1965), retornou ao Michigan, onde trabalhou como jornalista freelancer e operário até dedicar todo o seu tempo à escrita.

Harrison publicou inúmeros romances e vários livros de poesia, incluindo Livingston Suite (2005), Saving Daylight (2006), In Search of Small Gods (2009), Songs of Unreason (2011) e Dead Man’s Float (2016).

Foi editor de poesia do The Nation e co-editor do Sumac.

Que Os Teus Cães Mortos Não te Encontrem No Paraíso é o primeiro livro de poesia do autor publicado em Portugal.

Jim Harrison morreu na sua secretária, enquanto escrevia, no dia 26 de Março de 2016, em Patagonia, no Arizona.



Detalhes
Editora Cutelo
Categorias
Editora Cutelo
Negar Chronopost e Cobrança Não
Autores Jim Harrison
Jim Harrison
Partilhar
Book Search
Top Vendas da categoria Ver Todos