Ao evidenciar processos de racionalização, frequentemente, em contraponto com o seu duplo mimesis, e tendo como referencial o pensamento de Theodor Adorno e Mário Vieira de Carvalho, procura-se identificar na composição, interpretação, e receção musical, elementos centrais de teoria cultural mais ampla, radicando nessa assimilação a possibilidade crítica da música.
Não se circunscrevendo à música concreta e eletrónica,
a exploração do timbre redefiniu no século XX a recebida conceção romântica dos instrumentos, bem como do intérprete, e da relação intérprete-compositor, procurando-se com os ensaios reunidos contribuir, sob o signo de Boécio, para o conhecimento e investigação em torno da música dos instrumentos.
Do que é a Musica Humana, diz-nos Boécio, “cada um pode descobrir por si, perscrutando o seu interior”, numa inquirição de que não poderá estar ausente “um ajustamento entre a vivacidade incorpórea da razão e o corpo”, ou a conjugação das “partes da alma” que, segundo Aristóteles, é “composta do racional e do irracional”. É essa inquirição que retomamos, reunindo reflexão que, da teorização social e antropológica à musicologia, contribua para a compreensão do modo como, na música, se processa a interação, a criação de sentido e a comunicação humanas.
Nataniel Ngomane: «Um trabalho pioneiro e, desde logo, importantíssima ferramenta referencial para trabalhos futuros não somente na área musical e sonora…»
O que nos é apresentado neste livro de Marco Roque de Freitas é, efetivamente, uma abordagem teórica sistematizada da experiência musical de Moçambique, abordagem assente na base sólida que cobre o período de transição, sobretudo política — de 1974 a 1994 —, e «identificando os principais processos que levaram à sua relação com a construção social». Essa experiência musical é acrescida da experiência sonora, no sentido já descrito, como elemento com função central na construção da nação moçambicana. Desse ponto de vista, mesmo considerando a existência de alguns trabalhos de natureza similar em Moçambique, não temos nenhuma dificuldade em considerar este, na sua profundidade e intensidade, como um trabalho pioneiro e, desde logo, importantíssima ferramenta referencial para trabalhos futuros não somente na área musical e sonora, mas também noutras áreas das artes e outras, como da história de Moçambique, da antropologia, ciências políticas, entre muitas outras.
[Nataniel Ngomane]
Nesta obra é robusta a evidência da importância dos media para a análise etnomusicológica. Os processos da radiodifusão e da produção discográfica fazem parte de uma narrativa que sublinha o papel da tecnologia e dos procedimentos industriais e comerciais na configuração da música — e não apenas na sua reprodução, bem como a sua relação com os territórios e as populações de Moçambique. De facto, a extensão e diversidade cultural e territorial de Moçambique coloca à investigação desafios de enorme dimensão. O presente trabalho, fruto de uma investigação etnomusicológica extensa, aprofundada e centrada em Maputo e na sua área de influência mais próxima, constitui um importante testemunho daquilo que falta compreender, e das limitações com que ainda nos deparamos no projeto de conhecer a música em Moçambique.
[João Soeiro de Carvalho]
"Jazz - Escute e Olhe" ou 150 fotografias de 12 profissionais
portugueses reunidas num livro de referência. Henrique
Calvet, Nuno Calvet, Elsa Úria Duarte, João Freire, Eduardo
Gageiro, Carlos Gil, Jorge Jacinto, José Manuel, José Paulo
Barrilaro Ruas, Rosa Reis, Guilherme Silva e Anabela Trindade
registaram os melhores momentos do jazz tocado em Portugal,
entre 1971 e 2001. A selecção é do "mestre" JOSÉ DUARTE, a
edição ALMEDINA. O "jazz não se ensina, aprende-se, como se
aprende a falar. Depois é soltar a língua, tentar a
originalidade, perseguir o Belo. Jazz é música que nunca está
pronta, que nunca acaba enquanto jazz, que admite citações,
que não esquece disciplina. À solta!", explica José Duarte no
prefácio que intitula "É impossível fotografar jazz". A
edição é bilingue.
Um… dois … um, dois, três, quatro, Cinco Minutos de Jazz...
Emitido de segunda a sexta desde 21 de fevereiro de 1966, Cinco Minutos de Jazz é o programa de rádio há mais tempo no ar em Portugal — e não só, pois até já se fala, para breve, de um Guinness World Record. Ao longo de mais de meio século, José Duarte tem divulgado incansavelmente um género musical que, apesar dos passos seguros que foi dando, tem demorado a fazer o seu caminho entre nós. Por ondas hertzianas, em papel, no ciberespaço ou de viva voz em qualquer tribuna onde o chamem a intervir, Jazzé continua, militante, a espalhar a palavra jazz. Neste livro coligem-se textos das últimas três décadas de divulgação.