A gestão de empresas toca a vida de quase todas as pessoas. Porque estas gerem ou porque sofrem os efeitos das decisões de quem gere. As ideias que damos por adquiridas na gestão afetam-nos quando trabalhamos numa organização, quando corremos o risco de ser despedidos por causa de misteriosos indicadores financeiros ou quando precisamos das empresas como consumidores dos seus produtos e serviços. Acreditamos que vale a pena explorar a forma como todos nós interagimos uns com os outros quando trabalhamos numa organização. Dessa forma, poderemos chegar mais perto da realidade da gestão, levando a sério as nossas próprias experiências profissionais e refletindo sobre essas experiências.
Gerir provoca ansiedade, confronta-nos com as nossas responsabilidades, as nossas dúvidas e as nossas incertezas. Ser competente ou incompetente não é indolor, é algo extremamente importante para a nossa auto-estima e até para a nossa identidade enquanto pessoas. Gerir faz-nos depender dos outros, de todas as pessoas com quem trabalhamos, e isso, muitas vezes, assusta. Talvez seja por isso que tendemos a simplificar o que é complexo, procurando receitas simples e modelos a seguir. Mas conseguiremos gerir melhor se não nos questionarmos sobre o que fazemos e porque o fazemos? Pensamos que não.
É para isso que serve este livro. Para questionar a ideologia de que os fins justificam os meios. Para mostrar que confiar excessivamente nos números pode produzir precisamente o oposto do que se pretende. Para demonstrar que nada substitui a criatividade humana. E para lembrar a todos os gestores que, acima de tudo, são pessoas e que o seu trabalho é fazer sobressair o que há de melhor em outras pessoas. É verdade que a intimidação, o medo ou as ameaças produzem resultados, pelo menos durante algum tempo. Como o João Vieira da Cunha escreveu numa destas crónicas, o terror é tão eficaz nas organizações como fora delas. Mas será que a sua eficácia pode alguma vez justificar a sua utilização?
Docente universitário em Portugal e na Suécia, com diversos livros publicados na área da Teoria da Complexidade, é consultor internacional nos domínios da Inovação e da Comunicação.
Trabalhou como consultor e administrador de empresas em alguns países europeus e diversos sectores da indústria e dos serviços, esteve ligado ao projeto do The Lisbon MBA e actualmente dirige cursos de executivos na Universidade Europeia da Laureate International Universities.
É doutorado em Gestão pela Universidade de Hertfordshire.
João Vieira da Cunha
Professor na Universidade Europeia em Lisboa e professor visitante na Universidade de Aahrus, na Dinamarca. É doutorado em Gestão pela Sloan School of Management do MIT e Mestre em Comportamento Organizacional pelo ISPA. A sua investigação procura descobrir como é que as empresas podem tirar partido da desobediência dos gestores e dos colaboradores. Tem publicado nas principais revistas científicas internacionais na área da gestão e colabora regularmente na imprensa. A sua investigação tem ganho vários prémios internacionais de organizações como a Academy of Management e a System Dynamics Society. Os seus clientes de consultoria e formação de executivos incluem o Banco de Portugal, o Ministério da Saúde, a Novabase e o Barclays Bank.
Rui Grilo
Gestor, doutorado em mudança organizacional pela Universidade de Hertfordshire, no Reino Unido, tem dividido a sua carreira entre o sector público e o privado. Foi coordenador adjunto do Plano Tecnológico, director do portal SAPO.pt e coordenador de projectos web do Grupo PT, onde também pertenceu à direção de estratégia e desenvolvimento de negócios. Anteriormente, chefiou o gabinete do Ministro da Presidência e das Finanças e pertenceu aos gabinetes do Primeiro-Ministro e do Secretário de Estado da Juventude. Atualmente, exerce as funções de diretor para a educação na Microsoft em Portugal.
As teorias financeiras ortodoxas ignoram as características pessoais dos gestores na tomada de decisões na empresa.
Mas, quem já contactou com a realidade empresarial sabe que a personalidade dos gestores é fundamental nas escolhas realizadas. Na verdade, não são as empresas que tomam decisões; quem decide são os gestores que nelas trabalham.
Neste livro mostra-se como o perfil psicológico e as experiências de vida dos gestores influenciam as suas decisões:
- porque cometem erros de gestão?
- porque se endividam?
- porque distribuem dividendos?
- porque adquirem outras empresas?
- porque manipulam a informação e cometem fraudes?
Conhecer a psicologia do gestor é essencial para compreender as suas escolhas e também para prever as decisões tomadas nas empresas concorrentes.
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Um roteiro para navegar em situações desconfortáveis.
Interesses competitivos, personalidades conflituosas e recursos limitados significam que as divergências no trabalho são inevitáveis. Mas elas não são necessariamente uma fonte de tensão prejudicial. A forma como aborda o conflito pode fazer a diferença entre um resultado negativo e um produtivo.
Neste guia, a redatora da HBR Amy Gallo explica como os conflitos acontecem e identifica um processo direto para a sua resolução. Com base nos conselhos de mais de trinta especialistas, este livro irá ajudá-lo a transformar a ansiedade em ação com as orientações práticas necessárias para se preparar para gerir e resolver um conflito.
Vai aprender a:
- Identificar as causas mais comuns de conflito
- Explorar as suas opções de gestão de um desacordo
- Preparar-se para uma conversa difícil
- Gerir as suas emoções e as dos seus adversários
- Desenvolver uma resolução e reconstruir a confiança
- Saber quando se deve retirar
Num mundo ideal, a nossa vida profissional seria completamente gratificante e intrinsecamente motivadora. Mas e se estiver preso a um emprego onde o seu coração já não está? Ou se a missão da sua empresa não parece relacionar-se com o seu trabalho diário?
Este livro mostra o poder da paixão - e como você e a sua equipa a podem encontrar no trabalho.
Com a autoridade formal vem o poder. Mas poucas pessoas percebem que o poder informal - do tipo que não vem com um título - pode ter o mesmo impacto. Como usar o seu poder para obter maior influência?
Este livro explica como o poder afeta as nossas emoções e o nosso comportamento e como trabalhamos com os outros. Aprenderá a usar a autoconsciência para manter o seu poder sob controle, estabelecer contactos com as pessoas certas para criar mais valor, responder a abusos de poder e deixar uma impressão duradoura.
Toda a gente merece sentir-se respeitada e incluída. E todos nós queremos que os nossos colegas se sintam seguros, ouvidos e livres para serem autênticos no trabalho. Mas ser um colega inclusivo nem sempre é algo natural.Este livro ensina-o a adotar uma atitude mais empática e de aceitação, começando por si próprio.