Anúncios à Lupa
5,00 €
Envio previsto até
| Editora | Bizâncio |
|---|---|
| Categorias | |
| Editora | Bizâncio |
| Negar Chronopost e Cobrança | Não |
| Autores | Eduardo Cintra Torres |
Eduardo Cintra Torres
Livros dos mesmos Autores
Ver Todos
-
A Greve Geral de 1903 no Porto: um estudo de história, comunicação e sociologiaA greve começou numa fábrica na Rua do Bonjardim. Espalhou-se a outras fábricas de tecelões e, depois, a dezenas de milhares de operários de todos os sectores. Polícia e tropa reprimiram grevistas junto das fábricas, nas ruas, nas ilhas. Eles responderam à pedrada e coagiram os recalcitrantes.Seria, até aqui, uma greve normal, mas o movimento social grevista, com esplêndida organização e adaptada à situação, mudou o rumo dos acontecimentos. Garantiu o apoio da imprensa diária do Porto; ocupou o espaço público central da cidade, com multidões que espectacularizaram a miséria; adoptou a não-violência, que paralisou a repressão; negociou com os industriais de igual para igual; mobilizou a solidariedade dos cidadãos do Porto e do país; abalou a vida quotidiana da cidade; e conseguiu a vitória nas principais reivindicações.Foi a maior greve até então em Portugal, uma greve geral como nunca se tinha vivido, mas a sua memória perdeu-se, porque os vencedores de então, os anarquistas, foram depois vencidos, e os novos donos do sindicalismo esconderam este magnífico e inovador movimento social.Este livro conta a história, contextualiza, analisa e ilustra a greve que abalou o Porto e o país em 1903. -
A Multidão e a Televisão"A televisão mostra constantemente multidões políticas, religiosas, festivas e muitas da sua própria criação em programas de entretenimento e espectáculo. Todavia, esta relação entre o meio de massas televisão e as massas nela presentes não recebeu até hoje atenção quanto ao seu significado sociológico e mediático. Facto estranho, sendo a multidão uma das mais tenazes formas sociais, necessária à vida colectiva, não só na sua expressão integrada e consensual, como na sua expressão apocalíptica e de dissensão. Considerada na sua repetição e diversidade, a multidão adquire um carácter estrutural. Ao ocupar o espaço público e mediático, a multidão tem intenção de representação. É para ser vista. É uma forma de comunicação. Este livro propõe uma viagem ao centro da teoria da multidão, que ocupou desde sempre um lugar no pensamento político-social do Ocidente, mas não originou paradigmas consistentes, devido à diversidade de representações teóricas e ao seu carácter efémero. É um tema habitualmente à margem do núcleo de reflexão político-sociológica. Propondo-se colmatar esse vazio, o livro faz o levantamento crítico e fundamentado historicamente das teorias da multidão e analisa depois em detalhe representações multitudinárias na televisão, como os colectivos encenados nos estúdios de TV e, no espaço público, manifestações globais contra a globalização, Marchas Brancas em Bruxelas e Portugal, um ataque a um milheiral transgénico em Silves, as manifestações de professores em 2008, uma missa campal do papa na Alemanha, o último dos concertos Promenade na BBC, os MTV European Music Awards em Lisboa e o Euro 2004. " -
Televisão do Século XXIMuitos dizem “eu não vejo televisão”, mas consomem conteúdos de tipo televisivo pela Internet, no telemóvel ou no computador. Esta disparidade entre a prática e o conceito convida a definir a TV a partir do que ela é hoje e não de ideias feitas que o passado nos impôs. A TV enquanto linguagem está em todo o lado e mais viva do que nunca. É a velha definição de televisão que está morta. -
A Televisão e o Serviço PúblicoEm apenas 50 anos, a televisão tornou-se o meio de comunicação mais presente na vida da população mundial. Criou uma linguagem própria e venceu pela versatilidade, em modos de expressão e géneros. As evoluções dos últimos anos ameaçam o modelo histórico da TV generalista. O próprio paradigma de televisão tende a mudar, perdendo os canais e seu fluxo em importância para os conteúdos concretos. No novo mundo da comunicação, informação e entretenimento, urge um debate nacional sobre o serviço público de TV e como concretizá-lo: deverá continuar a cargo de uma empresa que custa um milhão de euros por dia a contribuintes exaustos? Este ensaio faz um ponto de situação sobre a TV hoje, a TV em Portugal e o caminho a seguir pelo serviço público. -
A Televisão e o Serviço Público (Cartonado)Em apenas 50 anos, a televisão tornou-se o meio de comunicação mais presente na vida da população mundial. Criou uma linguagem própria e venceu pela versatilidade, em modos de expressão e géneros. As evoluções dos últimos anos ameaçam o modelo histórico da TV generalista. O próprio paradigma de televisão tende a mudar, perdendo os canais e seu fluxo em importância para os conteúdos concretos. No novo mundo da comunicação, informação e entretenimento, urge um debate nacional sobre o serviço público de TV e como concretizá-lo: deverá continuar a cargo de uma empresa que custa um milhão de euros por dia a contribuintes exaustos? Este ensaio faz um ponto de situação sobre a TV hoje, a TV em Portugal e o caminho a seguir pelo serviço público. -
Telenovela, Indústria & Cultura LdaA telenovela é o género de ficção preferido dos espectadores portugueses e o principal suporte da indústria audiovisual portuguesa. Durante seis meses, o autor acompanhou todas as fases de criação de uma telenovela de sucesso, Mar Salgado . Este livro pretende dar a conhecer como se constrói a telenovela portuguesa e, em especial, como se vive, em todos os seus passos, a tensão entre a dimensão cultural e a dimensão industrial. -
Mais Anúncio à Lupa«O livro de Cintra Torres tem um pouco o mesmo efeito que sentíamos ao lermos, noutro âmbito, as Mitologias de Roland Barthes (citado aliás a propósito do seu texto famoso "Réthorique de l’image"): sentimo-nos mais inteligentes na inteligência do mundo. Resta-me recomendar a leitura. Ela produz o inevitável prazer de vermos por dentro uma inteligência a funcionar. E ao mesmo tempo de repararmos em pormenores que sempre lá estiveram, mas que nós deixávamos de lado.» Eduardo Prado Coelho, acerca do anterior volume, Anúncios à Lupa -
História Ilustrada da Publicidade em PortugalDesafiado pela Fundação Amélia de Mello a escrever a história da publicidade da CUF, a publicar no âmbito do 150.º aniversário do nascimento do seu fundador, Alfredo da Silva, Eduardo Cintra Torres propôs-se realizar um trabalho mais completo e de maior fôlego que se impunha no contexto português: uma histó-ria da publicidade em Portugal. A fundação aceitou e o resultado desse traba-lho foram os dois volumes que ora se publicam daquela que é a primeira História da Publicida-de em Portugal, uma verdadeira história global da publicidade no País desde a Idade Média até ao final do primeiro quartel do século XXI. Um dos volumes da obra apresenta o texto da his-tória da publicidade em Portugal e o outro as imprescindíveis ilustrações desse mesmo texto. -
História da Publicidade em PortugalDesafiado pela Fundação Amélia de Mello a escrever a história da publicidade da CUF, a publicar no âmbito do 150.º aniversário do nascimento do seu fundador, Alfredo da Silva, Eduardo Cintra Torres propôs-se realizar um trabalho mais completo e de maior fôlego que se impunha no contexto português: uma história da publicidade em Portugal.A fundação aceitou e o resultado desse trabalho foram os dois volumes que ora se publicam daquela que é a primeira História da Publicidade em Portugal, uma verdadeira história global da publicidade no País desde a Idade Média até ao final do primeiro quartel do século XXI. Um dos volumes da obra apresenta o texto da história da pu-blicidade em Portugal e o outro as imprescindíveis ilustrações desse mesmo texto.
Top Vendas da categoria
Ver Todos
-
As 48 Leis do PoderPara aqueles que querem ter poder, são espectadores do poder, ou querem escudar-se contra o poder…Há quem brinque com o poder e perca tudo num erro fatal. Há quem vá longe demais e quem não vá suficientemente longe. Há, no entanto, quem dê exactamente todos os passos certos e seja capaz de atrair a si o poder com uma perícia quase sobre-humana.Ao longo dos tempos, escritores e filósofos colocaram-se a seguinte pergunta: Quais as lições a aprender com os sucessos e fracassos dos nossos predecessores?Apesar de os vários escritos sobre poder a que hoje temos acesso se estenderem por um período de mais de três mil anos, constatamos que se repetem tendências e temas comuns - aqueles que apontam para uma essência de poder e que sugerem a existência de características capazes de regular o seu aumento. As 48 leis são intemporais e absolutas. -
Cálculo e Processamento SalarialEm Portugal não existe uma estabilização laboral e fiscal, obrigando os técnicos de processamento salarial a manter uma atualização constante de conhecimentos. Esta edição integra as mais significativas alterações ocorridas recentemente, como as que se referem ao Código do Trabalho, à Agenda do Trabalho Digno, em vigor desde 01 de maio de 2023, e ao OE 2024. Acompanhamos com especial atenção as regras e os cálculos das pensões para 2023 e 2024, o reforço de modalidades de trabalho (teletrabalho) com a introdução de meios digitais e toda a legislação de suporte na aplicação e contabilização de custos que as empresas podem ter a liquidar mensalmente com os trabalhadores, isentas de IRS e TSU.Esta 6.ª edição atualizada realça a relação das empresas com a entrada em vigor da Lei n.º 13/2023 de 03 de abril, entre outros diplomas. Foram criados mais casos práticos que possibilitassem a orientação prática na aplicação da lei. Contém as principais novidades fiscais com impacto no processamento salarial das empresas, nomeadamente o IRS jovem, o Programa Regressar, aumentos salariais com incentivos fiscais para os trabalhadores e empresas, novos limites de tributação para as ajudas de custo e pagamento ao quilómetro, subsidiação de rendas, pagamento de passes sociais e bilhética com majoração de IRC, entre outras. Aborda também as alterações ao Fundo de Compensação do Trabalho e ao Fundo de Garantia de Compensação do Trabalho.· Noções de Processamento Salarial· Contrato Individual de Trabalho e Desvinculação Laboral· Horários de Trabalho. Regime de Adaptabilidade. Banco de Horas. Trabalho Suplementar· Faltas Justificadas Com e Sem Remuneração versus Injustificadas/Férias/Feriados· Proteção Social no Âmbito da Segurança Social· Flexissegurança e as Alterações ao Código do Trabalho" -
Fundamentos de MarketingO marketing é uma técnica de gestão utilizada atualmente pela maior parte das empresas. Aquelas que se alheiam e não dominam esta prática correm o risco de se verem desfasadas das necessidades e interesses do mercado onde atuam, estagnado e perdendo a corrida no competitivo jogo empresarial. O que é exatamente o marketing, qual o seu domínio de ação, quais as suas principais variáveis, os seus objetivos, as suas estratégias e quais os meios e técnicas a que recorre são alguns dos temas que, em linguagem simples, clara e objetiva, este livro expõe. Aqui, os interessados poderão adquirir os conceitos e técnicas fundamentais, esclarecer as suas dúvidas e encontrar elementos de investigação que permitirão tomadas de decisão criteriosas nos desafios com que as empresas se confrontam no seu quotidiano na gestão de marketing. Este livro não se destina a especialistas na matéria, mas sim a todos aqueles que pretendam dar os primeiros passos no conhecimento e aprendizagem do marketing, em especial, alunos de gestão e de comunicação social, bem como dirigentes de pequenas e médias organizações que pretendam desenvolver as suas próprias iniciativas, controlando-as, medindo-as e quantificando os seus resultados.Vários -
Marketing de ServiçosA evolução das sociedades tem sido acompanhada pela diversificação das necessidades e dos comportamentos dos vários agentes económicos. Recentemente, os avanços estão essencialmente correlacionados com os impactos resultantes da globalização e da inovação tecnológica. Diferentes hábitos de consumo e novos modelos de gestão contribuem para que um número crescente de funções, originariamente desempenhadas pelos próprios indivíduos e organizações, sejam efetuadas por terceiros. Surgem, assim, outros agentes económicos que, ao desempenharem essas tarefas, as transformam em oportunidades de negócio, contribuindo deste modo para a proliferação de empresas de serviços e para a expansão e importância deste setor nas economias das sociedades modernas. Com efeito, os serviços apresentam atualmente um peso relevante no PIB destas economias, encontrando-se direta ou indiretamente presente na maioria das atividades económicas e relações de troca, mesmo quando o objeto destas relações não seja diretamente o serviço. Como objeto específico da transação, ou até mesmo como mero complemento diferenciador de um produto, os serviços e o marketing a estes associados têm sido alvo de estudo e atenção particular. De facto, dada a natureza e as características intrínsecas dos serviços, o marketing assumiu neste âmbito um estatuto de prática e de disciplina de estudo autónoma. Ao serem reconhecidas as características que distinguem os serviços dos bens de consumo, o Marketing de Serviços emerge por forma a proporcionar uma visão distinta e própria da gestão de marketing neste setor de atividade, através de um conjunto de princípios e de abordagens específicas e essenciais. Partindo dessa realidade observada, o presente livro pretende abordar de forma objetiva e rigorosa, os diversos aspetos relacionados com o Marketing de Serviços, constituindo um elemento de consulta para todos aqueles que se interessam pelo Marketing, particularmente pela problemática desta vertente específica cada vez mais relevante. -
Tudo O Que Pensar, Pense Ao ContrárioTudo o que pensar, pense o contrário é uma audaciosa abordagem ao modo como habitualmente encaramos o trabalho e o nosso mundo. Paul Arden apresenta neste livro observações espirituosas, aforismos e paradoxos ousados, deixando de lado qualquer concelho enfadonho, tudo isto com o objetivo de questionar o que se considera o «senso comum». -
Dar a Volta ao TextoEm Dar a volta ao texto, Martim Mariano reúne tudo o que aprendeu ao longo de 15 anos de experiência como copywriter e criador de conteúdos, e que ensina regularmente nos seus workshops: escrever bem, de modo eficaz e de forma persuasiva. -
O Controlo de Gestão- Ao Serviço da Estratégia e dos GestoresO sistema de controlo de gestão deve ser entendido como fator de desenvolvimento da empresa, na medida em que, afetando o comportamento dos gestores, os alinha no sentido da implementação da estratégia. Neste sentido, deve envolver todos os membros da organização por forma a melhorar os desempenhos individuais e organizacionais. Um adequado sistema de controlo de gestão ajuda a empresa a ter sucesso, pelo que urge divulgar os seus objetivos e as suas técnicas. É isso que nos propomos fazer com a publicação das ideias expressas neste livro. Consideramo-las como um contributo importante para o desenvolvimento da gestão e, que por isso, não poderíamos mantê-las num círculo restrito.