O seu aspecto era semelhante ao duma salsicha azul-clara.
Todos os que o viam achavam estranho e diziam: é metafísico.
Ninguém reparava que era azul.»
Ana Hatherly, «Tisana 138», 463 Tisanas, Quimera Editores, 2006
Este livro foi publicado por ocasião da exposição «Ana Hatherly: Território Anagramático», realizada na Fundação Carmona e Costa, com curadoria de João Silvério, entre 17 de Novembro de 2017 e 13 de Janeiro de 2018.
A exposição Ana Hatherly: Território Anagramático toma a obra escrita pela autora sob o título Tisanas como uma grelha estrutural para dar a ver o seu trabalho artístico e os cruzamentos que esse mesmo trabalho revela ao nível do pensamento, da escrita, da performance e das preocupações da artista, que se manifestam sobre contextos diversos e em diferentes meios de expressão escrita e plástica.
Ana Hatherly nasceu a 8 de maio de 1929, no Porto. Licenciou-se em Filologia Germânica pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e doutorou-se em Estudos Hispânicos pela Universidade da Califórnia, em Berkeley. A sua vasta obra inclui poesia, ficção, ensaio, tradução, performance, cinema e artes plásticas. Uma poeta de vanguarda, foi membro destacado e teorizadora do grupo da Poesia Experimental Portuguesa. Destacam-se as suas obras Eros Frenético (1968), Rilkeana (1999), ou o conjunto de textos reunidos em Tisanas, um trabalho que a acompanhou até ao final da vida. Faleceu a 5 de agosto de 2015.
ECO IIObstinadamenteos anjosenchem nosso anseio veementeSereias do arsão quimeras da menteActivo sonhode nós independentesda nossa invençãosão reféns ardentese da ambiçãoque a todos seduzdesafio extremovertigem de luzSobre os despojos das almas escassaspairam caladoscom suas bocas lassas
“O Pavão Negro foi inicialmente o tema de uma exposição de trabalhos meus, apresentada no Porto, em 1999, na Galeria Presença, inserindo-se no caminho que tenho percorrido desde os anos 60, em que o tema da escrita, na sua dupla vertente de representação oral e visual, tem dominado o meu trabalho de escritora/pintora, caracterizado por uma incessante pesquisa do acto de criar. […] O que neste volume se oferece ao leitor é uma colectânea de poemas inéditos […] escritos entre 2001 e 2002, em que se prolonga a fulcral atitude de inquirição emotivamente reflexiva que subjaz a toda a minha produção poética e pictórica.”Ana Hatherly“As Palavras AproximamAs palavras aproximam:prendem-soltamsão montanhas de espumaque se faz-desfazna areia da falaSoltam freiosabrem clareiras no medofazem pausa na afliçãoOu então não:matamafogamseparam definitivamenteAmando muito muitoficamos sem palavras”
A temática abordada neste volume corresponde a um contínuo trabalho de pesquisa iniciado há décadas pela autora, sobretudo no domínio dos estudos sobre o Barroco.Publicada com o apoio do Programa de Língua e Cultura Portuguesas da Fundação Calouste Gulbenkian, a presente obra foi organizada pela poeta e ensaísta Ana Marques Gastão.
"A Mão Inteligente" é o álbum há muito esperado sobre a produção visual de Ana Hatherly, um nome fundamental da cultura portuguesa da segunda metade do século XX.Investigadora, professora universitária, mas sobretudo escritora e artista plástica, Ana Hatherly destaca-se no panorama cultural português por um trabalho singular, fruto de um estudo muito pessoal e coerente, desenvolvido desde o final da década de 1950 até aos nossos dias.A actividade de Ana Hatherly como artista aparece indissociavelmente ligada à sua actividade como poeta experimental. A sua obra visual é, por isso, marcada por um caminho muito próprio, onde escrita, escritor, artista e objecto visual se encontram, se fundem ou se desconstroem, re(inventando) e (re)criando universos, códigos e linguagens. O resultado é uma vasta produção escrita, visual e gráfica de reconhecido valor, que hoje se encontra dispersa em livros, catálogos e revistas.De entre a pluralidade criativa de Ana Hatherly, este projecto privilegia a sua faceta de artista plástica, pretendendo-se reunir neste álbum os mais significativos trabalhos da sua obra visual, assumindo-se como «o grande livro» sobre a autora.A Mão Inteligente reúne cerca de 200 trabalhos de Ana Hatherly, produzidos entre a década de 1960 e 2002, cobrindo as principais técnicas utilizadas pela autora: o desenho, a colagem, a pintura e a gravura, procurando deste modo veicular uma perspectiva globalizante da obra de uma das mais singulares figuras do panorama artístico português.Esta edição inclui 2 textos de apresentação, da autoria de Raquel Henriques da Silva e João Pinharanda (textos em português e inglês).Juntamente com a comercialização (distribuição a nível nacional) do livro, a Quimera publicou uma edição especial de 150 exemplares, formada por um exemplar da obra (numerado e autografado) e uma serigrafia de Ana Hatherly (numerada e assinada).