Antologia da Poesia Portuguesa - Poetas anteriores ao século XX e Poetas do século XX
Antologia da Poesia Portuguesa propõe-se constituir um ponto de partida para uma viagem pelo universo da poesia portuguesa. Na primeira parte os poemas foram selecionados com base em temas que possam ter relevância para os leitores do 3º ciclo do Ensino Básico e encontram-se acompanhados de atividades que permitem compreendê-los nas suas diversas dimensões. Na segunda parte são apresentados poemas de escritores fundamentais da nossa história, de Camões a Fernando Pessoa, de Cesário Verde a Sophia de Mello Breyner, entre muitos outros.
| Editora | Presença |
|---|---|
| Coleção | Biblioteca do Aluno |
| Categorias | |
| Editora | Presença |
| Negar Chronopost e Cobrança | Não |
| Autores | Regina Duarte, Carlos Reis |
CARLOS REIS é professor catedrático da Universidade de Coimbra, sendo especialista em Estudos Narrativos e em Literatura Portuguesa dos séculos XIX e XX, sobretudo no domínio dos estudos queirosianos. Autor de mais de vinte livros (último em data de publicação: Dicionário de Estudos Narrativos, 2018), ensinou em diversas universidades da Europa, dos Estados Unidos e do Brasil. Dirige a Edição Crítica das Obras de Eça de Queirós (17 volumes publicados) e coordenou a História Crítica da Literatura Portuguesa (9 volumes). Foi diretor da Biblioteca Nacional, reitor da Universidade Aberta e presidente da European Associations of Distance Teaching Universities. É membro da Real Academia Española e da Academia das Ciências de Lisboa. Foi distinguido com os prémios Jacinto do Prado Coelho (1996), Eduardo Lourenço (2019) e Vergílio Ferreira (2020). Presentemente é coordenador científico do Centro de Literatura Portuguesa.
-
Introdução à Leitura de «Uma Abelha na Chuva»Nota Prévia A reedição deste pequeno trabalho, a mais de quinze anos de distância da sua primeira edição, pode parecer (mesmo ao seu autor...) um tanto estranha e algo deslocada, em relação ao estado actual dos estudos literários. Concebida no quadro de um projecto de investigação mais amplo e subordinada a uma orientação metodológica particular, esta análise do romance Uma Abelha na Chuva aparece agora como um trabalho inevitavelmente datado:-a narratologia evoluiu muito desde os anos 70, dilatou-se a bibliografia sobre Carlos de Oliveira e o conhecimento que hoje possuímos do Neo-Realismo é mais minucioso e circunstanciado do que então era. Como quer que seja e uma vez que parece ainda existir um público a quem esta monografia pode ser útil reedita-se agora a Introdução ao Estudo de Uma Abelha na Chuva, sem que no seu texto tenham sido introduzidas quaisquer alterações. Para o fazermos, necessitaríamos de condições (que não são só de tempo) para repensarmos a orgânica interna desta análise; o que talvez levasse levaria certamente a uma reescrita tão profunda que se perderia nela a marca do tempo em que este livro foi concebido. Carlos Reis Índice Introdução Neo-realismo e empenhamento literário Características pragmáticas Carlos de Oliveira e o discurso neo-realista Semiótica do Discurso Comunicação narrativa Códigos e mensagem Domínios semióticos Código Temporal Signos Relações sintácticas Código Representativo Signos Representação subjectiva Acção Economia da acção Níveis da acção Temática e Ideologia Expressão temática Relações sintácticas Relações semânticas Expressão ideológica Representação Simbólica Símbolo e prática semiótica Repertório simbólico -
Introdução à Leitura d' Os MaiasINTRODUÇÃO: Evolução literária • A crise do Naturalismo - PERSONAGEM: Centralidade • Caracterização • Educação • Representatividade social • Síntese - ESPAÇO: Características fundamentais • Espaço físico • Espaço social • Espaço psicológico • Síntese - ACÇÃO: Níveis e relevo da acção • Estrutura da intriga • Acção trágica • Síntese • PONTO DE VISTA: Modos de representação • Focalização omnisciente • Focalização interna • Síntese - TEMPO: Tempo da história • Tempo do discurso • Tempo psicológico • Síntese - IDEOLOGIA: Processos conotativos de expressão ideológica • Ideologia do narrador e da personagem central • Ideologia do trágico • Síntese -
Introdução à Leitura das «Viagens na Minha Terra»Propõe-se aqui fundamentalmente (e apenas) um percurso de leitura possível: aquele que procura adoptar o posicionamento que é próprio, em contexto escolar, da chamada leitura integral; a partir daí e pelo recurso aos instrumentos conceptuais que a narratologia faculta, privilegia-se uma exposição de teor marcadamente didáctico, numa linguagem tanto quanto possível clara, sem deixar de ser precisa do ponto de vista terminológico. E também, naturalmente, procurando-se atingir os sentidos fundamentais que dominam a obra, sem o que fracassará qualquer análise, por mais rigorosa que se pretenda. Índice INTRODUÇÃO: Formação cultural Garrett e o Romantismo A novelística garrettiana - ESTRUTURA DA NARRATIVA: Níveis narrativos Comunicação narrativa - VIAGENS: Géneros Temas - NOVELA: Personagens Conflitos - IDEOLOGIA: Discurso ideológico Novela Conclusão -
O Conhecimento da LiteraturaA LITERATURA COMO INSTITUIÇÃO: O campo literário e as fronteiras da literatura · A dimensão sociocultural da literatura · A obra literária como cosmovisão e signo ideoló-gico A LINGUAGEM LITERÁRIA: A dimensão estética da literatura · a linguagem literária · A semiose literária TEXTO LITERÁRIO E OBRA LITERÁRIA: O texto literário· Texto, contexto e macrotexto · Texto literário e obra literária: relações de integração TEXTO LITERÁRIO E ARQUITEXTUALIDADE: O conceito de arquitextualidade · Modos do discurso e géneros literários · O drama e o espectáculo teatral · crise e relativismo dos géneros literários A POESIA LÍRICA: A criação poética e a poesia lírica · FACTORES E ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DA POESIA LÍRICA · VERSO LIVRE E POESIA EXPERIMENTAL A NARRATIVA LITERÁRIA: Narrativa e narratividade · narrador e narratário · Níveis e categorias da narrativa A EVOLUÇÃO LITERÁRIA: A evolução literária · Factores de constituição periodológica OS PERÍODOS LITERÁRIOS:Períodos e subperíodos literários · Classicismo e Romantismo · Pré-Romantismo e Romantismo · Realismo e Naturalismo · Modernismo e Futurismo · Relativismo e actualidade dos períodos literários Apêndice: Textos doutrinários.O livro que agora se publica é, desde o seu título e subtítulo, um livro de introdução a um certo conhecimento: o da literatura, na medida em que ela constitui um campo de formas e de representação de sentidos que, até certo ponto, é possível conhecer, exactamente porque nele surpreendemos elementos susceptíveis de descrição e de apreensão. Mais ainda: antes da manifestação desses elementos, revelam-se-nos também circunstâncias e factores de condicionamento que, à sua maneira e na proporção que lhes cabe, permitem entender a emergência e a institucionalização disso a que chamamos literatura. -
Dicionário de Estudos Narrativos - Versão cartonadaNa origem do Dicionário de Estudos Narrativos está o Dicionário de Narratologia, publicado pela primeira vez, em coautoria com Ana Cristina Macário Lopes, há cerca de trinta anos. As entradas que dele restam na presente obra foram profundamente revistas e refundidas, enquanto muitas outras foram acrescentadas, correspondendo-se assim à considerável evolução e aprofundamento que os Estudos Narrativos conheceram nas últimas décadas. -
Dicionário de Estudos NarrativosNa origem do Dicionário de Estudos Narrativos está o Dicionário de Narratologia, publicado pela primeira vez, em coautoria com Ana Cristina Macário Lopes, há cerca de trinta anos. As entradas que dele restam na presente obra foram profundamente revistas e refundidas, enquanto muitas outras foram acrescentadas, correspondendo-se assim à considerável evolução e aprofundamento que os Estudos Narrativos conheceram nas últimas décadas. -
Eça de QueirósA obra de Eça de Queirós é canónica também porque nela revemos temas e ideias que ajudam a identificar uma cultura, uma literatura e mesmo uma língua. Não por acaso, Eça foi confirmado nessa sua condição canónica por um dos mais famosos ensaístas da actualidade, Harold Bloom, justamente aquele que de forma mais expressiva e às vezes provocatória sublinhou a relevância e a legitimidade do cânone ocidental. Sendo assim, a leitura de Eça pode ser (e é quase sempre) um pretexto de reencontro com valores e com formas que, a mais do que um título, continuam a fazer sentido para nós. O volume que agora se publica e a colecção em que ele se integra pretendem cumprir vários objectivos: revalorizar o escritor, promover a sua difusão, facultar elementos de trabalho precisos para utilização escolar, estimular a leitura ou a releitura, ajudar a relação crítica do leitor com os textos. Sem propósito de aprofundada exegese, este livro quer ser antes de tudo um simples e claro instrumento de trabalho para quantos ainda crêem que a leitura e o estudo dos nossos autores canónicos são pertinentes e oportunos. Carlos Reis -
Diálogos com José SaramagoJosé Saramago entrevistado por Carlos Reis. Um registo de testemunhos realizado durante cerca de sete horas em que o professor universitário questiona o criador de Blimunda sobre a formação, a aprendizagem, a profissão e a condição de escritor. Sobre a História como experiência. José Saramago fala-nos sobre a linguagem da literatura, os géneros literários, a narrativa e o romance, sem omitir os temas e valores, os sentidos e destinos comuns. Uma obra disponibilizada para «leitores de diversa motivação: do leitor corrente dos romances de Saramago ao estudioso da sua obra, passando pelo professor que trabalha com os seus textos e pelo estudante que (supostamente) os lê». -
Poesia TrovadorescaOs livros desta coleção propõem a análise de textos que constam do Programa e Metas Curriculares de Português do Ensino Secundário. Enquanto auxiliares indispensáveis para o sucesso escolar, os títulos desta série destinam-se, antes de mais, ao aluno que deseje colher orientações de leitura inspiradas nos tópicos de conteúdo que se encontram no Programa, em particular os que se referem ao domínio da Educação Literária. Esta abordagem da Poesia Trovadoresca não só cumpre os objetivos referidos, como inclui diversas pistas para revisão e consolidação de conhecimentos. -
Farsa de Inês Pereira, Gil VicenteOs livros desta coleção propõem a análise de textos que constam do Programa e Metas Curriculares de Português do Ensino Secundário. Enquanto auxiliares indispensáveis para o sucesso escolar, os títulos desta série destinam-se, antes de mais, ao aluno que deseje colher orientações de leitura inspiradas nos tópicos de conteúdo que se encontram no Programa, em particular os que se referem ao domínio da Educação Literária. Esta abordagem da Farsa de Inês Pereira não só cumpre os objetivos referidos, como inclui diversas pistas para revisão e consolidação de conhecimentos.
-
Gramática de Português - Ensino SecundárioEsta Gramática de Português - Ensino Secundário foi elaborada de acordo com as Aprendizagens Essenciais e o Programa e Metas Curriculares. e constitui um instrumento de trabalho completo e de fácil consulta. Organiza-se em duas partes: uma parte teórica com a apresentação clara e objetiva dos conteúdos, sempre acompanhada de exemplos. uma parte prática com inúmeros exercícios com níveis de complexidade crescente que permitem uma consolidação eficaz dos conhecimentos gramaticais. Inclui ainda um apêndice final de conjugações verbais e soluções para todos os exercícios. -
Pais à Maneira DinamarquesaUM GUIA INDISPENSÁVEL PARA EDUCAR PARA A FELICIDADE O livro oferece conselhos sobre como: - Incentivar jogos livres. - Potenciar a autenticidade e a confiança. - Fomentar a empatia. - Enfatizar o trabalho em equipa sobre as lutas de poder. - Celebrar a união. -
Passaporte para Português 1 - Pack (Livro do Aluno + Caderno de Exercícios)Passaporte para Português 1 é um Curso Inicial e Elementar de Português Língua Estrangeira concebido para cerca de 180 horas de aprendizagem.Ensina a comunicar rapidamente, com eficácia, confiança e competência a alunos principiantes absolutos, falsos principiantes e também àqueles que estudam português para lidar de forma flexível com a comunicação. Tem cerca de 1400 palavras e expressões indispensáveis para que o aluno possa comunicar de forma autónoma. Inclui vocabulário prático e relevante, de interesse a um aluno principiante, tal como todos os materiais necessários ao sucesso do professor e do aluno.Esta edição atualizada incorpora sugestões apresentadas por aprendentes e ensinantes, bem como atualizações de imagens e textos, mantendo as duas facetas cruciais do método: o carácter lúdico e o rigor na construção da competência de comunicação.Componentes de Passaporte para Português 1:Livro do Aluno: Inclui 40 unidades que podem ser usadas pelo professor como aulas pronto-a-ensinar; tarefas comunicativas e estruturais para uma aprendizagem progressiva e abrangente; temas e textos motivadores, estimulantes, diversificados, divertidos e práticos; progressão gramatical e lexical adequada às necessidades de comunicação; vocabulário controlado e coerente com as descrições do QECR para os níveis A1 e A2; cerca de 140 exercícios de gramática e 180 exercícios de pronúncia; 10 unidades para a compreensão e interação orais e 10 unidades de revisão; ficheiros áudio com as gravações dos textos disponíveis em www.lidel.pt/pt/download-conteudos/: para usar na sala de aula e apoiar o aluno fora da sala de aula.Caderno de Exercícios: Visa consolidar o material do Livro do Aluno, devendo ser utilizado pelo aluno, de preferência, fora da sala de aula e sem a ajuda do professor. Inclui as listas de vocabulário que o aluno deve adquirir em cada unidade, tal como as soluções para todos os exercícios. Contém ainda um glossário em alemão, chinês, espanhol, hindi, inglês, francês e russo. A versão em árabe está disponível em www.lidel.pt/pt/download-conteudos/.Livro do Professor: Ensina a ensinar através da descrição detalhada de como e o que fazer passo a passo em cada unidade. Ajuda a resolver os problemas de aprendizagem típicos dos nativos de várias línguas e apresenta estratégias para usar apenas o português na sala de aula. Inclui soluções para todas as tarefas do Livro do Aluno. -
Compreensão Oral em Ação B1/B2 - Mais de 100 Exercícios com ÁudioCompreensão Oral em Ação B1/B2 – Mais de 100 Exercícios com Áudio é o segundo volume de um conjunto de três livros dirigidos a adolescentes e adultos aprendentes de português como língua estrangeira, podendo ser usado também em outros contextos, e está dividido em 12 unidades, tendo como principal objetivo o trabalho sistemático da compreensão oral.Foi concebido numa perspetiva de evolução na aquisição da língua, tendo em conta o momento de aprendizagem em que se encontra o utilizador e pressupõe que este tenha adquirido já um conjunto de conhecimentos prévios. Assim, o grau de complexidade dos conteúdos expostos vai evoluindo, estando os exemplos, exercícios e textos áudio de acordo com o momento específico de proficiência do aprendente.Os textos áudio foram produzidos e orientados de acordo com as exigências da pronúncia e prosódia necessárias para os níveis B1/B2. Ao longo das 12 unidades, apresentam-se textos de acordo com as temáticas previstas para os níveis B1/B2, sendo que cada uma delas permitirá que o aprendente desenvolva as competências relacionadas com a compreensão oral, quer através do trabalho com o texto áudio (onde as situações de comunicação são evidentes) quer através da explicitação dos atos de fala envolvidos nas tarefas orais propostas.Os atos de fala apresentados no livro estão de acordo com os atos de fala previstos para os níveis B1/B2, indicados pelo Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas.Compreensão Oral em Ação B1/B2 – Mais de 100 Exercícios com Áudio tem:• Exercícios de preparação antes de cada texto áudio;• Audição de textos com exercícios lacunares;• Audição de textos com exercícios de verdadeiro e falso;• Audição de textos com frases para completar sentidos;• Audição de textos com perguntas de interpretação;• Soluções para todos os exercícios, o que permite quer um estudo em aula quer um estudoautónomo, e transcrição de todos os textos áudio;• Ficheiros áudio disponíveis em www.lidel.pt/pt/download-conteudos/. -
Passaporte para Português 2 - Pack Livro do Aluno + Caderno de ExercíciosPassaporte para Português 2 é um Curso Intermédio de Português Língua Estrangeira concebido para cerca de 130 horas de aprendizagem. Destina-se a alunos com o nível elementar e que pretendem chegar ao nível B2. As cerca de 1000 atividades comunicativas e estruturais permitem que o aluno comece a tornar-se independente em português rapidamente, com eficácia, confiança e competência. Destaca-se o rigor conceptual, bem como os temas e textos que o método oferece – originais, diversificados e de interesse para um vasto espectro de alunos com origens e perfis variados.Inclui vocabulário prático e relevante, de interesse para os alunos no nível B1, tal como todos os materiais necessários ao sucesso do professor e do aluno. É apropriado como material complementar para autoaprendizagem e como material de preparação para o exame DEPLE e outros exames do nível B1.Esta edição atualizada incorpora sugestões apresentadas por aprendentes e ensinantes, bem como atualizações de imagens e textos, mantendo as duas facetas cruciais do método: o carácter lúdico e o rigor na construção da competência de comunicação.Componentes de Passaporte para Português 2:Livro do Aluno: Inclui 28 unidades que podem ser usadas pelo professor como aulas pronto-a-ensinar; tarefas comunicativas e estruturais para uma aprendizagem progressiva e abrangente; temas e textos motivadores, estimulantes, diversificados, divertidos e práticos; progressão gramatical e lexical adequada às necessidades de comunicação; vocabulário controlado e coerente com as descrições do QECR para o nível B1; secções dedicadas à gramática, pronúncia e formação de palavras, com mais de uma centena de exercícios; 7 unidades dedicadas à compreensão e interação orais, 7 unidades dedicadas à produção escrita e 7 unidades de revisão, com soluções; ficheiros áudio com as gravações dos textos disponíveis em www.lidel.pt/pt/download-conteudos/, para usar na sala de aula e apoiar o aluno fora da sala de aula.Caderno de Exercícios: Visa consolidar o material do Livro do Aluno, devendo ser utilizado pelo aluno de forma autónoma e em articulação com o mesmo. Inclui as listas de vocabulário que o aluno deve adquirir em cada unidade, tal como as soluções para todos os exercícios. Contém ainda um glossário em alemão, chinês, espanhol, hindi, inglês, francês e russo. A versão em árabe está disponível em www.lidel.pt/pt/download-conteudos/.Livro do Professor: Ensina a ensinar através da descrição detalhada de como e o que fazer passo a passo em cada unidade. Ajuda a resolver os problemas de aprendizagem típicos dos nativos de várias línguas. Inclui soluções para todas as tarefas do Livro do Aluno. -
Gramática da Fantasia: introdução à arte de contar histórias«Inventar histórias para crianças e ajudá-las a inventar histórias sozinhas (...) não para que todos se tornem artistas, mas para que ninguém seja escravo.» Foi esta a intenção de Gianni Rodari quando escreveu a "Gramática da Fantasia" (1973): uma obra de referência obrigatória para educadores; uma abordagem sem precedentes à pedagogia contemporânea; o legado, em suma, com o qual transmite a sua ideia revolucionária e libertadora sobre literatura. Com este livro, que teve origem num encontro de professores em que Rodari participou em 1972, o autor propõe a conversão da palavra em jogo, ao mesmo tempo que revela o processo de escrever histórias para crianças, ajudando-as a inventar novos mundos. A "Gramática da Fantasia" dá assim ao leitor a possibilidade de descobrir que todos «podemos entrar no mundo real pela porta principal ou - o que é mais divertido - infiltrarmo-nos por um janelo»; e está vocacionada não só para docentes e educadores, mas também para todos aqueles que acreditam que a imaginação deve ocupar um papel importante na educação das crianças! -
Português em Foco 2 - Pack Económico (Livro do Aluno+ Caderno de Exercícios)"Português em Foco 2 é o segundo de um conjunto de manuais que abrangem os níveis A1 a C2, dirigidos a adolescentes e adultos aprendentes de Português como Língua Estrangeira. Está dividido em áreas temáticas que pretendem cobrir as necessidades comunicativas dos aprendentes, correspondendo ao nível B1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR). Deste modo, o aprendente irá adquirir uma competência comunicativa que lhe permitirá não só formar frases gramaticalmente corretas, mas, principalmente, interagir com outros falantes, utilizando atos de fala apropriados para cada situação de comunicação do quotidiano. Português em Foco 2 apresenta também um Livro do Professor que está organizado conforme as unidades do Livro do Aluno.O Português em Foco 2 - Caderno de Exercícios apresenta um conjunto diversificado de exercícios que fazem a ligação com o Livro do Aluno, consolidando os conteúdos desenvolvidos em cada unidade. Este caderno pode ser utilizado na aula ou como trabalho a realizar extra aula. Contém exercícios variados de vocabulário, diálogos e textos para trabalhar os conteúdos de cada unidade, exercícios de gramática e as respetivas soluções.O ÚNICO MÉTODO COMPLETO DE A1 A C2!· Textos que cobrem as áreas temáticas de modo a abranger as situações de comunicação previstas para os nível B1 do QECR;· Trabalho com atos de fala e vocabulário contextualizados;· Conteúdos gramaticais expostos com rigor e clareza;· Textos áudio diversificados para desenvolver a compreensão do oral;· Exercícios de expressão oral e escrita de acordo com a temática estudada na unidade;· Soluções dos testes de revisão;· Glossário em alemão, espanhol, francês e inglês;· Gravações áudio dos textos disponíveis em www.lidel.pt/pt/download-conteudos/. -
Português em Foco 3 - Pack Económico (Livro do Aluno+ Caderno de Exercícios)Português em Foco 3 é o terceiro de um conjunto de manuais que abrangem os níveis A1 a C2, dirigidos a adolescentes e adultos aprendentes de Português como Língua Estrangeira. Está dividido em áreas temáticas que pretendem cobrir as necessidades comunicativas dos aprendentes, correspondendo ao nível B2 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR). Deste modo, o aprendente irá atingir um grau de independência que lhe permitirá interagir num conjunto variado de situações de comunicação, desenvolvendo mecanismos linguístico-comunicativos, nomeadamente de reconhecimento e uso das principais estruturas léxico-sintáticas e sintático-semânticas da língua. Estas estruturas permitirão uma maior flexibilidade e capacidade para usar a língua em situações menos previsíveis. Português em Foco 3 apresenta também um Livro do Professor que está organizado conforme as unidades do Livro do Aluno.O Português em Foco 3 - Caderno de Exercícios apresenta um conjunto diversificado de exercícios que fazem a ligação com o Livro do Aluno, consolidando os conteúdos desenvolvidos em cada unidade. Este caderno pode ser utilizado na aula ou como trabalho a realizar extra-aula. Contém exercícios variados de vocabulário, diálogos e textos para trabalhar os conteúdos de cada unidade, exercícios de gramática e as respetivas soluções.O ÚNICO MÉTODO COMPLETO DE A1 A C2!· Textos que cobrem as áreas temáticas de modo a abranger as situações de comunicação previstas para os nível B1 do QECR;· Trabalho com atos de fala e vocabulário contextualizados;· Conteúdos gramaticais expostos com rigor e clareza;· Textos áudio diversificados para desenvolver a compreensão do oral;· Exercícios de expressão oral e escrita de acordo com a temática estudada na unidade;· Soluções dos testes de revisão;· Glossário em alemão, espanhol, francês e inglês;· Gravações áudio dos textos disponíveis em www.lidel.pt/pt/download-conteudos/.