George Steiner, das Cinzas do Silêncio à Palavra de Fogo

14,90 €
Envio previsto até

O presente livro constitui uma tentativa conjunta de compulsar a obra de um dos mais singulares pensadores da nossa contemporaneidade - George Steiner (Extraordinary Fellow do Churchill College, University of Cambridge).
Figura de referência das Humanidades e da cultura em geral, não só pela excelência da sua produção ensaística, mas também pelo modo elevado como entendeu o seu magistério, George Steiner foi agraciado em 2009 com o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Lisboa.
No Acto de Outorga das Insígnias, G. Steiner foi apadrinhado por José Pedro Serra, que proferiu o elogio, a que se seguiu uma breve intervenção do homenageado.
No sentido de promover a divulgação da obra steineriana em Portugal, o presente volume inclui o Elogio Académico, seguido do discurso de agradecimento proferido por G. Steiner.
Contempla, ainda, três textos ensaísticos em torno da sua obra, a entrevista “A Arte da Crítica”, bem como uma extensa lista bibliográfica que contempla os trabalhos mais relevantes de Steiner e a exegese crítica que, durante as últimas décadas, tem sido produzida em torno do seu pensamento.

Detalhes
Editora Editora Exclamação
Categorias
Editora Editora Exclamação
Negar Chronopost e Cobrança Não
Autores José Pedro Serra, Ricardo Gil Soeiro
José Pedro Serra
Ricardo Gil Soeiro

Poeta e ensaísta, Ricardo Gil Soeiro (n. 1981) aproxima-se da escrita como se de um alfabeto luminoso se tratasse, plasmado numa obra em que se entrelaçam, em mútua ressonância, poesia e ensaio. No domínio ensaístico tem vários livros publicados, entre os quais Gramática da Esperança (2009), Poéticas da Incompletude (2017) e Volúpia do Desastre (2019). Organizou o volume As Artes do Sentido (Relógio D’Água, 2017) e co-editou Paul Celan: Da Ética do Silêncio à Poética do Encontro (2014), Das Cinzas do Silêncio à Palavra do Fogo (2018) e O Nada virado do Avesso (2019). No domínio da poesia tem revelado um percurso singular que integra obras como Caligraphia do Espanto (2010), Labor Inquieto (2011) ou Da Vida das Marionetas (2012). Em 2012 veio a lume L’apprendista di enigmi, uma antologia poética traduzida para o italiano. Com Iminência do Encontro foi galardoado com o Prémio PEN Clube Português – Primeira Obra 2010. Com o livro A Sabedoria da Incerteza foi finalista do Prémio PEN de Ensaio 2016. Com A rosa de Paracelso foi finalista do Grande Prémio de Literatura DST 2018.

Partilhar
Book Search
Livros dos mesmos Autores Ver Todos
Top Vendas da categoria Ver Todos